O Brasil não teve peças entre os 49 cases premiados na categoria Film Craft do Cannes Lions 2025, cuja lista de vencedores foi anunciada nesta terça-feira, 17. A premiação reconhece o alto nível técnico e estético da produção audiovisual publicitária, valorizando direção, fotografia, edição, design de som, entre outros elementos. Este ano, o país também não teve nenhum trabalho finalista na categoria, ao contrário do que aconteceu em edições anteriores, quando produções brasileiras chegaram a conquistar Leões de Prata e Bronze.
O grande destaque da categoria foi a campanha “Better on a Better Mobile Network”, da operadora australiana Telstra, que recebeu o Grand Prix pelo trabalho primoroso e original. Criada pela agência Bear Meets Eagle On Fire, em parceria com a agência irmã +61 e com produção da Revolver e Biscuit Filmworks, a campanha é composta por 26 filmes em stop-motion.
Cada curta traz personagens que representam a rica fauna e flora australiana, de camarões e flores nativas a papagaios góticos, todos animados pelo premiado diretor Tobias Fouracre, conhecido por seu trabalho em Fantastic Mr. Fox e Isle of Dogs. A narrativa, simples e cativante, tem o tom de entrevistas vox-pop e traz vozes reais de australianos das regiões atendidas pela rede Telstra, o que confere autenticidade e humor à ação.
O diretor Jeff Low assina a direção com seu estilo característico de humor absurdo, conferindo à série um charme espontâneo e uma conexão cultural profunda, com filmes curtos de 15 segundos que foram veiculados durante a transmissão dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 pela emissora australiana Channel 9. Confira alguns deles abaixo:
A campanha da Telstra ganhou destaque não só pela qualidade técnica impecável, envolvendo animação, direção de arte e edição , mas também pelo roteiro inteligente, que elevou o projeto de uma simples ação publicitária a um marco de craft. Além disso, a estratégia de lançar 26 versões diferentes manteve a comunicação fresca e gerou repercussão cultural, inspirando homenagens e até paródias da concorrência.
“A campanha tem a escala do nosso alcance, mas entrega a mensagem com humildade e bom humor”, disse Brent Smart, CMO da Telstra. “São filmes que continuam surpreendendo, mesmo sendo veiculados em formatos curtos.”
A cobertura do Marcas pelo Mundo em Cannes tem o patrocínio de Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.
Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/