O Festival Cannes Lions 2024 ainda está trazendo grandes emoções para o mercado publicitário brasileiro, com o país conquistando um Leão de Ouro e dois Leões de Bronze na categoria Industry Craft.
A Coca-Cola levou para casa o Leão de Ouro com sua campanha “Thanks for Coke-Creating”, desenvolvida em colaboração pela VML New York, VML Kansas City e VML São Paulo. O Salgueiro em parceria com a Urihi Associação Yanomami e a Hutukara Associação Yanomami, junto com a DM9, conquistaram o Leão de Bronze com “HUTUKARA”. “Black Lights”, uma iniciativa de Bradesco Seguros em parceria com o Projeto Goma e Museu Afro-UFBA, criada pela AlmapBBDO, também foi premiada com o Leão de Bronze.
Confira mais detalhes dos vencedores na categoria Industry Craft:
Conhecido como “Luzes Negras”, o projeto patrocinado pelo Grupo Bradesco Seguros foi premiado com o Leão de Bronze na categoria Industry Craft. O projeto, criado pela AlmapBBDO, destaca diversas histórias inspiradoras, como a de Nilo Peçanha, um homem negro que revolucionou sua época e cuja trajetória merece ser iluminada de forma especial. A campanha também levou Leão de Bronze em Print & Publishing.
A campanha apresentou uma obra singular: um livro cuja maior parte das páginas parecia estar em branco. Esse livro se tornou uma afirmação, desafiando narrativas dominantes e provocando o público a descobrir seu conteúdo oculto. Impresso com tinta invisível, que só é revelada sob uma luz especial – a luz negra – ele simboliza a resistência e a capacidade de iluminar um passado há muito suprimido. O livro foi enviado para figuras proeminentes de diversas áreas, como ciência, arte, literatura, engenharia, antropologia, física e medicina, e transformado em uma icônica exposição no Museu Afro em Salvador, a cidade com a maior população negra fora da África. Uma experiência imersiva em que visitantes testemunharam a transformação de uma exposição aparentemente vazia em uma explosão de beleza através da luz negra. Confira vídeo do projeto:
Desde o início, a campanha contou com uma equipe diversificada, incluindo parcerias com o Projeto Goma, organização dedicada ao avanço de profissionais negros, e o Museu Afro-Brasileiro em Salvador. Além do livro, foram desenvolvidos pôsteres que se tornaram uma exposição permanente no Museu em Salvador, ampliando ainda mais o alcance e impacto social do projeto.
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