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Cannes Lions 2024 – Brasil fatura mais 1 Leão de Ouro e 2 Leões de Bronze em Industry Craft

Cannes Lions 2024 - Brasil fatura mais 1 Leão de Ouro e 2 Leões de Bronze em Industry Craft

O Festival Cannes Lions 2024 ainda está trazendo grandes emoções para o mercado publicitário brasileiro, com o país conquistando um Leão de Ouro e dois Leões de Bronze na categoria Industry Craft.

A Coca-Cola levou para casa o Leão de Ouro com sua campanha “Thanks for Coke-Creating”, desenvolvida em colaboração pela VML New York, VML Kansas City e VML São Paulo. O Salgueiro em parceria com a Urihi Associação Yanomami e a Hutukara Associação Yanomami, junto com a DM9, conquistaram o Leão de Bronze com “HUTUKARA”. “Black Lights”, uma iniciativa de Bradesco Seguros em parceria com o Projeto Goma e Museu Afro-UFBA, criada pela AlmapBBDO, também foi premiada com o Leão de Bronze.

Confira mais detalhes dos vencedores na categoria Industry Craft:

Coca-Cola: “Thanks for Coke-Creating”
A Coca-Cola foi premiada com o Leão de Ouro em Cannes na categoria Industry Craft pela sua campanha “Thanks for Coke-Creating”, que celebra interpretações não oficiais do seu logo encontradas em lojas locais ao redor do mundo. A iniciativa, desenvolvida em colaboração pela VML New York, VML Kansas City e VML São Paulo, também recebeu um Leão de Ouro em Print & Publishing e um Leão de Bronze em Outdoor.
Ao invés de reprimir essas versões não autorizadas, a Coca-Cola optou por abraçá-las, transformando em co-criações com a marca. Essa abordagem audaciosa não só fortaleceu os laços com as comunidades locais, mas também ressoou com um público mais amplo, destacando o compromisso da Coca-Cola com a diversidade, inclusão e apoio comunitário.
Cannes Lions 2024 - Brasil fatura mais 1 Leão de Ouro e 2 Leões de Bronze em Industry Craft
Além disso, a Coca-Cola redesenhou seus pontos de contato com o produto, desde latas até merchandising, integrando esses logos informais como uma prova do apreço da marca pela criatividade de base.
A iniciativa também conhecida como, “Obrigado por Criar com Coca-Cola”, não apenas impulsionou o sentimento positivo em relação à marca em 95%, mas também superou significativamente as médias de engajamento social da Coca-Cola, alcançando 3,78 bilhões de pessoas globalmente.
Bradesco: “Black Lights”

Conhecido como “Luzes Negras”, o projeto patrocinado pelo Grupo Bradesco Seguros foi premiado com o Leão de Bronze na categoria Industry Craft. O projeto, criado pela AlmapBBDO, destaca diversas histórias inspiradoras, como a de Nilo Peçanha, um homem negro que revolucionou sua época e cuja trajetória merece ser iluminada de forma especial. A campanha também levou Leão de Bronze em Print & Publishing.

A campanha apresentou uma obra singular: um livro cuja maior parte das páginas parecia estar em branco. Esse livro se tornou uma afirmação, desafiando narrativas dominantes e provocando o público a descobrir seu conteúdo oculto. Impresso com tinta invisível, que só é revelada sob uma luz especial – a luz negra – ele simboliza a resistência e a capacidade de iluminar um passado há muito suprimido. O livro foi enviado para figuras proeminentes de diversas áreas, como ciência, arte, literatura, engenharia, antropologia, física e medicina, e transformado em uma icônica exposição no Museu Afro em Salvador, a cidade com a maior população negra fora da África. Uma experiência imersiva em que visitantes testemunharam a transformação de uma exposição aparentemente vazia em uma explosão de beleza através da luz negra. Confira vídeo do projeto:

 

Desde o início, a campanha contou com uma equipe diversificada, incluindo parcerias com o Projeto Goma, organização dedicada ao avanço de profissionais negros, e o Museu Afro-Brasileiro em Salvador. Além do livro, foram desenvolvidos pôsteres que se tornaram uma exposição permanente no Museu em Salvador, ampliando ainda mais o alcance e impacto social do projeto.

Salgueiro – “Hutukara”
O samba “Hutukara” do Salgueiro, uma homenagem ao povo Yanomami, conquistou o Leão de Bronze na categoria Industry Craft. O projeto, desenvolvido em colaboração pelos Acadêmicos do Salgueiro de Andaraí, DM9 São Paulo, Hutukara Associação Yanomami de Boa Vista e URIHI Associação Yanomami de Boa Vista, destaca a profunda conexão cultural e o impacto social do enredo. Abordando temas críticos como aquecimento global, desmatamento e defesa da Amazônia, o samba ressoou como uma poderosa expressão artística e de conscientização.
A campanha também foi premiada com o Bronze na categoria Entertainment, como mencionado anteriormente nesta matéria. Para mais detalhes sobre o projeto e sua influência na conscientização social, você pode ler mais na cobertura anterior sobre a campanha ‘Hutukara’ na seção de Entertainment.
A iniciativa utilizou o Carnaval do Rio de Janeiro como um palco poderoso para destacar a luta dos Yanomami contra a mineração ilegal de ouro, alcançando milhões de pessoas e promovendo uma maior compreensão sobre a importância de proteger este grupo indígena.
O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.