A campanha da Heineken “The Gaming Fridge” foi premiada com um Leão de Prata e um de Bronze na categoria Entertainment Lions for Gaming no Festival de Cannes Lions 2024, marcando uma conquista significativa para o Brasil. O inovador projeto combina uma geladeira para cerveja com uma CPU, proporcionando aos gamers a experiência única de resfriar suas bebidas enquanto jogam.
A peça foi desenvolvida para celebrar o Dia Internacional do Gamer, comemorado em 29 de agosto, a “The Gaming Fridge” se destaca por unir a funcionalidade de uma CPU e um frigobar, solucionando um problema comum entre os jogadores: o superaquecimento do computador. Além disso, a novidade melhora a experiência de consumo de bebidas durante as sessões de jogos.
A iniciativa faz parte da campanha global “Nem toda rodada é lá fora”, que busca desafiar os estereótipos de que jogos eletrônicos e vida social não se misturam. Desenvolvida em colaboração com as equipes criativas da Le Pub São Paulo e Le Pub Milão, a geladeira gamer foi produzida pela LeGarage e Monogrid.
Andrey Tyukavkin, diretor criativo e executivo da LeGarage e engenheiro-chefe do projeto, explicou a inspiração por trás do produto: “Vimos que vários criadores estavam tentando fazer uma geladeira de cerveja funcional que pudesse rodar um PC. Então, sabíamos que isso era algo que os gamers queriam, e que teria uma repercussão na comunidade e na cultura gamer.”
Heineken, uma marca internacionalmente conhecida, enfrenta desafios com a Geração Z, que é mais inclinada a jogos do que ao consumo de cerveja. Para se conectar com esse público, a Heineken entrou na cultura gamer para resolver um dos maiores problemas enfrentados por eles: o superaquecimento dos PCs. Utilizando sua expertise em resfriamento líquido, a Heineken criou um dispositivo que mantém tanto a cerveja quanto o PC em temperaturas ideais, promovendo a socialização entre os gamers.
Confira o vídeo:
“Os jogos cresceram para se tornar o maior espaço social para as pessoas se encontrarem e se divertirem, especialmente entre os jovens”, disse Tyukavkin. “Para a Geração Z, ser gamer vai além das horas de jogo. É um estilo de vida, uma identidade com formas únicas de se expressar, participar de fóruns de discussão, assistir a transmissões ao vivo e interagir com streamers.”
A Geração Z, que compõe cerca de um terço da população global, consome menos álcool e prefere bebidas como licores, spritz e maltadas com sabor, representando um desafio para a Heineken. No entanto, ao abordar a cultura de personalização de PCs, onde 66,8% dos gamers consideram a CPU o item mais crucial, a marca encontrou uma maneira de ser relevante.
A “The Gaming Fridge” não apenas atraiu a atenção da comunidade gamer, mas também impactou mais de 340 milhões de gamers em todo o mundo. Com um lançamento inovador, a campanha gerou mais de 25 milhões de dólares em mídia espontânea, alcançando o maior poder de marca da história da Heineken entre o público jovem, com uma taxa de crescimento média de 10%.
Antes do lançamento, o protótipo da geladeira foi divulgado em fóruns e transmissões ao vivo, com destaque no canal do Gaulês, o maior streamer do mundo, aumentando ainda mais a repercussão. A edição limitada de 50 unidades foi lançada em nove países, incluindo Brasil, Argentina, México, Itália, Espanha, Holanda, Singapura, Vietnã e Estados Unidos.
A Heineken encontrou uma forma de se tornar verdadeiramente relevante, associando-se ao mundo dos games de maneira autêntica. A “The Gaming Fridge” nasceu do pulsar da comunidade gamer, desde a cultura de modificação de computadores até a estratégia de comunicação por trás do lançamento, resolvendo um problema relevante para os gamers e se tornando o gadget mais desejado da internet.
O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.
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