O projeto Atacama RE-commerce, iniciativa que está transformando o desperdício da indústria da moda em oportunidade, permite que peças de marcas renomadas, algumas nunca antes usadas e em ótimo estado, ganhem uma nova chance. A ação provoca o olhar para o problema do descarte têxtil, possibilitando que consumidores tenham acesso a essas roupas de forma online e gratuita, arcando apenas com o custo do frete. Ou seja, a pessoa está pagando para tirar a peça de roupa do deserto.
O projeto, desenvolvido pela Artplan e assinado pela VTEX, em parceria institucional com Fashion Revolution Brasil e Desierto Vestido, chama atenção para o impacto ambiental da indústria da moda e incentiva a reflexão sobre os atuais modelos de superprodução e consumo. O descarte de roupas em grandes volumes se tornou um problema ambiental no Atacama. Estima-se que cerca de 39 mil toneladas de peças sejam despejadas na região anualmente, formando uma verdadeira montanha de lixo. O fenômeno é consequência do modelo de produção acelerado da indústria da moda, que gera descarte excessivo de itens novos ou pouco usados, em sua grande maioria, herdados do mercado ‘fast fashion’ dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia.
Mariano Gomide de Faria, CEO da VTEX, empresa responsável pela plataforma digital do projeto, afirma: “Acreditamos que cada peça tem uma história e um propósito. Nossa missão é resgatar esses itens e dar a eles uma nova chance, promovendo um processo de conscientização sobre o consumismo exacerbado promovido pela indústria da moda atualmente”.
A operação do Atacama RE-commerce envolve um processo cuidadoso de seleção e restauração das roupas. Uma equipe especializada realiza a curadoria dos itens, o que garante que estejam em boas condições para revenda. As peças são higienizadas, organizadas e disponibilizadas na plataforma digital. Os consumidores podem acessar o site, escolher os produtos e pagar apenas o valor do frete – as roupas em si são oferecidas gratuitamente. “Iniciativas como o Re-Commerce são essenciais para repensar a maneira como consumimos moda. O impacto ambiental da indústria têxtil é enorme, e fomentar alternativas sustentáveis é um caminho para reduzir o desperdício e preservar os recursos naturais e as comunidades locais, que são afetadas por esses problemas”, afirma Ángela Astudillo, cofundadora da Desierto Vestido, uma organização sem fins lucrativos dedicada a educar, conscientizar e incentivar a economia circular na indústria têxtil.
“Queremos ir além do e-commerce: nossa iniciativa convida à reflexão sobre os impactos do nosso atual modelo de produção, consumo e descarte desenfreado. Estamos vivendo uma Emergência Climática, e a indústria da moda precisa de compromissos mais robustos. Esta ação é uma forma de chamar atenção para o que está por trás das roupas e provocar novas formas de se relacionar com elas.” comenta Fernanda Simon, diretora executiva da Fashion Revolution Brasil, organização brasileira que faz parte do maior movimento ativista de moda do mundo.
Segundo Rodrigo Almeida, o Monte, CCO da Artplan, a criatividade vai além do design ou da estética. “Pegamos um problema real e transformamos em uma história que conecta, gera engajamento e consciência. O Atacama RE-commerce não é só um projeto de reutilização, mas uma forma de dar voz às peças descartadas, de contar a trajetória dessas roupas e, ao mesmo tempo, provocar um olhar mais crítico sobre o consumo. A campanha propõe um novo significado para o que é considerado resíduo, mostrando que cada peça carrega valor, memória e potencial para um recomeço” afirma Almeida.
Ficha Técnica:
Agência: Artplan
Anunciante: VTEX, Fashion Revolution e Desierto Vestido
Campanha: Atacama Re-commerce
CCOs Grupo Dreamers: Rodrigo Almeida, Rafael Gil
CCOs Artplan: Marcello Noronha, Rafael Gil, Rodrigo Almeida
Direção de Criação: Victor Emeka, Pedro Maneschy, Pedro Galdi, Pedro Rosas
Criação: Rodrigo Almeida, Rafael Gil, Marcello Noronha, Victor Emeka, Bruno Bacci, Thomás Davini
CEO Artplan SP: Gláucia Montanha
Head de Negócios: Anna Sant’anna
Negócios: Isabel Domingues
Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta
Head de Mídia: Joana Chulam
Diretora de Projetos: Aurora Blotta
Gerente de Projetos: Andrea Hedler
Diretora de Creative Data: Carolina Amorim
Diretora de Conteúdo: Mayara Sauer
Head de RTV: Felipe Cunha
Head de Produção: Bruno Werner
RP: Cláudia Nascimento e Luciana Thomaz
Equipe VTEX: Mariano Gomide de Faria, Marina Baltz, Felipe Soares e Sebastián Cervantes
Equipe Fashion Revolution: Fernanda Simon, Paula Leal, Isabella Luglio, Marina de Luca, Ana Fernanda Souza e Claudia Castanheira
Equipe Desierto Vestido: Ângela Astudillo, Bastián Barria Acevedo e Jean Karla Zambrana Aviles
Produção Plataforma E-Commerce: VTEX e Eitri
Produtora de Filme: Sugarcane
Produtora Áudio: Raw Audio
Produção Gráfica: Digital Printz
Leia mais notícias: