MarcasPeloMundo_branco

Pfizer estampa dermatite atópica em sobrecapa da Vogue

Pfizer estampa dermatite atópica em sobrecapa da Vogue

As marcas provocadas por uma doença de pele escondem, muitas vezes, dores que não são visíveis, sobretudo aquelas provocadas pelo preconceito, a discriminação e a indiferença. Essa é a realidade de muitas pessoas com dermatite atópica, uma enfermidade crônica e inflamatória que pode impactar fortemente a qualidade de vida dos pacientes.

Para aumentar o nível de conhecimento das pessoas e despertar o interesse sobre a dermatite atópica, pela primeira vez a sobrecapa da Vogue vai estampar uma pessoa com a pele marcada pela enfermidade.  A iniciativa, em parceria com uma das revistas de moda mais importantes do Brasil e do mundo, é parte da campanha A Realidade na Pele, realizada pela Pfizer com criação da agência DM9.

“É muito bonito ver o resultado dessa capa: uma pessoa com dermatite atópica empoderada e representando milhares de pacientes que, assim como ela, podem sofrer com o preconceito e incompreensão dessa condição”, afirma Nina Lucato, diretora executiva de criação da DM9. “É um trabalho que tem como função inspirar outros pacientes e revelar uma doença ainda escondida. A união dessas duas forças fez com que a escolha criativa de lançar uma campanha na capa da Vogue fosse quase natural”, complementa.

Além da imagem impactante, a sobrecapa da Vogue deste mês também conta com uma reportagem que traz informações sobre a dermatite atópica e relata a experiência de quem convive com ela.

“Estamos falando de lesões localizadas em partes do corpo que, muitas vezes, realmente ficam expostas no dia a dia. Quando falamos abertamente sobre o tema, desfazemos mitos e mostramos que a doença não é contagiosa, por exemplo, ajudamos a criar um ambiente social mais empático para os pacientes, combatendo o preconceito e os prejuízos emocionais que ele pode acarretar aos pacientes”, diz a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro.

A estratégia criada pela agência para esse trabalho de comunicação também envolveu a comunidade médica. Para sensibilizar os médicos na criação de uma conexão maior com seus atuais e futuros pacientes com dermatite atópica, a Pfizer criou uma exposição fotográfica inédita. A mostra contou com um ensaio realizado pelo fotógrafo Gustavo Lacerda e fez parte das atividades do Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado em São Paulo, no mês de agosto.

Além das fotos, a exposição também conta a história dos pacientes e sua relação com a enfermidade, por meio de relatos que foram capturados durante a campanha. “Entrar na intimidade dessas pessoas foi uma experiência maravilhosa. Ouvi-las, admirá-las e perceber que elas, pouco a pouco, foram ficando à vontade em simplesmente serem e se mostrarem como são. Espero que elas, como eu, tenham notado que a liberdade de nos respeitarmos como somos é uma das formas mais potentes de beleza”, declara o fotógrafo Gustavo Lacerda.

Vale destacar que a dermatite atópica é mais do que uma erupção cutânea. “Estamos falando de uma inflamação que pode e deve ser controlada, tanto para melhorar a qualidade de vida do paciente como para evitar complicações. As lesões também tornam a pele mais suscetível a infecções bacterianas secundárias, por exemplo”, comenta Adriana, reforçando a importância da busca por orientação médica para avaliar sintomas suspeitos.

Essa não é a primeira vez que Pfizer e DM9 recorrem ao poder da arte para fomentar reflexões importantes sobre dermatite atópica. Em 2021, a exposição A Realidade na Pele da Arte rodou o Brasil estampando as lesões causadas pela doença em obras de arte clássicas. No experimento, quatro artistas foram convidados a reproduzir lesões de pessoas reais na pele de pinturas emblemáticas, como Mona Lisa (Leonardo da Vinci), Moça com o Brinco de Pérola (Johannes Vermeer), O Nascimento de Vênus (Sandro Botticelli), Rosa e Azul (Pierre-Auguste Renoir), entre outras.

 

Ficha Técnica:

Agência: DM9

Campanha: A Realidade na Pele

Anunciante: Pfizer

 

CEO: Pipo Calazans

CCO: Ícaro Doria

COO: Thomas Tagliaferro

VP de Criação:  Daniel Ottoni

DIRETORA EXECUTIVA DE CRIAÇÃO: Nina Lucato

CRIAÇÃO: Marina Maia, Leonardo Marques, Paulo Costa, Elaine Maia, Lucas Martins, Lincoln Ureshino, Douglas Spernega e Thamara Brallion

ARTE FINAL:  Leandro Monea e Debora Viana

DIRETOR DESIGN: Nickolas Andreas

CBO: Michel Issa

DIRETORA DE NEGÓCIOS: Ana Claudia Benini

ATENDIMENTO: Camila Lopes, Adriana Tambellini e Victhória Azcuaga

PROJETOS: Evelma Silva, Gabriela Mesquita e Gabriela Guerreiro

DIRETORIA DE MÍDIA: Lucia Cucci

MÍDIA: Rita Oliveira, Celia Melo, Ricardo Mariano, Nathalli Nascimento

PLANEJAMENTO: Isabela Kachan e Raquel Vazquez

APROVAÇÃO NO CLIENTE: Luan Silva, Sergio Mendes, Alessandra Souza, Glaucia Souza e Miriane Lage.

 

VP EXPERIENCE: Breno Ferreira

GERENTE DE PRODUÇÃO:  Laura Moreira

PRÉ-PRODUÇÃO: Felipe Matos

PRODUÇÃO: Fernanda Gama

 

DIREÇÃO PRODUÇÃO CRIATIVA: Julia Schloenbach

COORDENADORA PRODUÇÃO CRIATIVA: Thaís Cesena Gutierrez

PRODUÇÃO CRIATIVA: Barbara Oliver e Jennifer Gomes

 

PRODUTORA: POLVO CONTENT
Direção de Cena: Gustavo Tissot
Produção Executiva: Ana Maitê Fröhlich
Coordenação De Produção: Pedro Metz
Atendimento e Coordenação De Pós-produção: Bruno Meira
Assistente De Direção: Hemily Mourão
Diretor De Fotografia: Gustavo Vargas
1 Ass. Câmera: Alexandre Serafini
2 Ass. Câmera: Paulo Del Angelo
3 Ass. Câmera: Felipe Kautz da Silva
Logger: Rodrigo Omar Ruiz Lopez
Técnico De Áudio: Cesar Augusto Antunha
Diretora de Arte: Jamaica Santarém Prates
Contrarregra: Nestor Cortes Palma
Motorista arte: Jefferson Azevedo Campos
Make: Ester Ganev
Ass. Make: Natália Pessoa
Figurino: Julia Gullane
Produtor: Lao Cabrera
Produtor de Set: José Roberto Rodrigues
Ajudante de produção: Eric Kanomata Cabrera
Maquinista: Alan Carlos da Silva Reis
1 Ass. Maquinaria: Joelmo Fereira Reis
Gaffer: Anderson Miranda Garcia
Ass. Elétrica: Bruno Ferreira
Ass. Elétrica: Denilson Ferreira de Souza
Edição e Finalização: JP Costa Braga
Color Grading: Ricardo Rheingantz

PRODUTORA DE SOM: MISSION MUSIC
Atendimento: Gabriel Stefano
Direção Musical:  Gabriel Soster
Finalização: Carlos Blau