Marketing do Carrefour: “O consumidor aponta o futuro”. Entrevista com Daniel Milagres, diretor

Marketing do Carrefour: "O consumidor aponta o futuro". Entrevista com Daniel Milagres, diretor

Elisangela Peres conversou com Daniel Milagres, diretor de marketing do Carrefour, sobre as estratégias da marca e investimentos em tecnologia. No bate-papo, o executivo contou sobre inteligência de dados, na atuação omnichannel, black friday e muito mais. Assista!

O Carrefour, presente no Brasil desde 1975, aposta na digitalização e uso de inteligência de dados. A marca mescla atividades físicas nas lojas com a busca pelo uso cada vez mais consciente da tecnologia em prol dos consumidores.

Sobre estas ações, Daniel Milagres, diretor de marketing do Carrefour, comenta: “Tem sido uma jornada muito bonita e de muito aprendizado. Eu costumo dizer que quem falou que já achou a receita neste novo mundo, está enganado, pois estamos aprendendo todos os dias. E o que temos visto e aprendido bastante é que escutar o consumidor sempre foi um atributo essencial no varejo, porém isso assumiu um protagonismo ainda maior nesta era de tecnologia e de informatização. O consumidor, além de dar todos os drives e tudo aquilo que precisamos fazer como operação, também aponta o futuro. É ele que desenha hoje o modelo das empresas. Portanto, temos aprendido a ouvir mais o consumidor, a sistematizar essa escuta e transformar isso em ação. É, de fato, uma revolução diária”.

O Carrefour tem investido bastante no omnichannel. Operando em uma maneira de ecossistema, a marca hoje disponibiliza ao consumidor a possibilidade de realizar as compras na loja (hipermercado ou express), no app ou até mesmo no próprio condomínio e esse ecossistema se baseia na jornada de cada cliente. Além disso, o Carrefour também aproveitou o avanço das tecnologias artificiais para comunicar ofertas e descontos, sendo ainda mais assertivo. Agora, o contexto de cada cliente determina as ofertas que serão enviadas, sejam através do aplicativo Meu Carrefour, das páginas da web ou até da assistente virtual Carina.

Quanto aos desafios da área do marketing, Daniel Milagres comenta: “O primeiro desafio é pensar na dor do cliente, naquilo que ele quer. Portanto, a tecnologia chega como um facilitador, um meio. O segundo é equilibrar o mix entre experiências digitais e presenciais, pois da mesma forma em que evoluímos digitalmente, precisamos evoluir na experiência no ponto de venda. É necessário fazer com que esse plano de venda reflita nossas estratégias. Precisamos transformar esse ponto em uma experiência aconchegante, onde o cliente se sinta bem”.

Já em relação à programação nas mídias, o Carrefour vê a interação com o consumidor como uma via de mão dupla. A marca se dedica, comparado a tempos anteriores, muito mais a ouvir a voz do consumidor, recebendo, desta forma, importantes feedbacks e avançando para uma comunicação e publicidade cada vez mais eficientes.

Para a Black Friday de 2021, a marca prepara uma volta das pessoas às compras. Em um cenário totalmente diferente das últimas Black Friday, 2021 traz um evento mais comedido economicamente. Por outro lado, devido as vacinações, a marca prevê um aumento significativo das compras presenciais, mas sem deixar de lado o investimento no online. As expectativas para o fim do ano são positivas.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/carrefour-abre-curso-profissionalizante-para-pessoas-com-deficiencia/

https://marcaspelomundo.com.br/