Ipiranga patrocina musical inédito que celebra os 40 anos do Rock in Rio

Espetáculo de teatro musical patrocinado pela Ipiranga celebra 40 anos do Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

Um espetáculo de teatro musical inédito estreia para celebrar 40 anos do Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo e o legado de seu idealizador, Roberto Medina. O “Rock in Rio 40 anos – O Musical”, criado pela dupla Charles Möeller & Claudio Botelho e com trilha sonora e supervisão musical de Zé Ricardo, chega ao palco da Cidade das Artes em formato de superprodução, com 30 atores no elenco e banda de nove músicos liderados pelo maestro Marcelo Castro. O espetáculo é apresentado pela Ipiranga através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Parceira do Rock in Rio Brasil há mais de 10 edições, a Ipiranga compartilha a missão de unir apaixonados pela música, proporcionar experiências inesquecíveis e realizar ações positivas que completam a vida dos brasileiros. Como patrocinadora master do musical, a Ipiranga está contribuindo para a realização de ações sociais atreladas ao espetáculo, que beneficiarão cerca de 4 mil pessoas com oficinas, workshops e distribuição de ingressos, incluindo jovens da Escola de Música da Rocinha, projeto apoiado pela Ipiranga. “A Ipiranga e o Rock in Rio têm uma história incrível juntos. É uma grande alegria patrocinar um projeto tão especial, que não apenas celebra a música e a cultura brasileira, mas também reforça o nosso compromisso como parceiro de jornada em todos os momentos. A música e a educação, juntas, podem causar um impacto positivo e fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirma Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga.

Nos últimos anos, a aproximação de Medina com Möeller & Botelho resultou em três espetáculos que foram apresentados durante as duas últimas edições do Rock in Rio e na estreia do The Town: ‘Uirapuru’ (2022), ‘The Town, O Musical’ (2023) e ‘Sonhos, Lama e Rock’n’roll’ (2024), que ocuparam espaços especialmente construídos para as montagens dentro dos festivais. “São muitas histórias que fizeram e fazem parte das nossas vidas e de tantos fãs. Materializar isso em um formato Broadway será emocionante, ainda mais com uma produção 100% brasileira e pelas mãos dos talentosos Charles e Claudio. A Cidade do Rock deixa saudades e revisitar tudo isso começando no dia em que marcamos 40 anos no calendário vai, sem dúvida, mexer com os corações”, diz Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.

‘Rock in Rio 40 anos – O Musical’ se passa justamente nos últimos meses de 1984 e naqueles primeiros dias no ano seguinte. Enquanto o Brasil experimentava uma série de transformações políticas e sociais, Medina comandava uma equipe que perseguia o sonho – praticamente impossível – de realizar um festival de rock de proporções gigantescas em um País ainda fora do grande circuito de shows internacionais. Os obstáculos eram intermináveis: da negativa de centenas de patrocinadores e artistas até o local onde o evento se instalou: um terreno pantanoso e em declive na então inóspita região de Jacarepaguá.

O foco da história é justamente nos bastidores, em uma verdadeira celebração de todos aqueles que trabalham para fazer um espetáculo acontecer e ficam invisíveis por trás dos palcos. Ao contar a história de Medina e de toda a equipe que tornou aquele sonho real, Charles Möeller, que também assina o texto, pretende homenagear os trabalhadores que doam as suas vidas para que o show aconteça: ‘Não vamos contar o que se passou nos palcos, isso já está documentado, todo mundo já sabe dos muitos e lendários shows que estiveram no Rock in Rio. O nosso musical vai justamente olhar para o backstage, para pessoas que abdicam das suas vidas e suas famílias por meses para fazer o evento acontecer. O empenho dessas pessoas em 1984 mudou completamente a História. Todos nós, que criamos e produzimos entretenimento no Brasil, devemos muito ao Roberto e a sua enorme capacidade de enfrentar os desafios para colocar um sonho de pé’, reflete Charles, que chegou à versão final do texto após uma minuciosa e intensa pesquisa sobre a época e todas as canções que já passaram pelo Festival.

O desafio para a seleção musical do espetáculo era imenso. Ainda que a história se concentre na década de 80, a trilha sonora conta com músicas que já estiveram em todas as edições do Rock in Rio, incluindo a última, em setembro de 2024. ‘Era uma playlist infinita com a qual eu e o Zé Ricardo nos deparamos. Afinal, são quarenta anos e onze edições. Eu nunca quis ficar criando cena para uma canção famosa entrar. Os números musicais são complementares aos diálogos. Às vezes usamos uma frase somente ou uma estrofe ou mesmo só um instrumental para dar a intenção de um acontecimento’, conta Charles.

Entre os números musicais, estão hits internacionais – ‘Live and Let Die’ (Guns and Roses), ‘We Will Rock You’ (Queen), ‘Viva la Vida’ (Coldplay), ‘Firework’ (Katy Perry) e ‘Crazy in Love’ (Beyoncé) – ao lado de sucessos brasileiros, como ‘Alagados’ (Paralamas do Sucesso), ‘A Queda’ (Gloria Groove), ‘Vou Deixar’ (Skank), ‘Rádio Blá’ (Lobão) e ‘América do Sul’ (Ney Matogrosso).

Ficha Técnica:

Texto e Direção geral: Charles Möeller

Direção artística: Claudio Botelho

Trilha sonora e Supervisão musical: Zé Ricardo

Direção musical: Marcelo Castro

Cenografia: Ana Biavaschi

Coreografia: Mariana Barros

Figurinos: Fabio Namatame

Design de cabelo e maquiagem: Feliciano San Roman

Design de som: André Breda

Iluminação: Paulo César Medeiros

Casting: Marcela Altberg

Coordenadora do Projeto: Sheila Aragão

Direção de produção: Carla Reis

Coordenação Artística: Tina Salles

Um espetáculo de Charles Möeller & Claudio Botelho

Realização: Dom Cultural, Moeller & Botelho

Agradecimentos especiais: Roberto Medina e equipe Rock in Rio

ELENCO

Rodrigo Pandolfo (Roberto Medina), Malu Rodrigues (Beth), Bel Kutner (Elizabeth), Gottsha (Dora), Beto Sargentelli (João), André Dias (D. Quixote / Oscar), Bruno Narchi (Luiz) e elenco (que será anunciado em breve).

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/rock-in-rio-ipiranga-reforca-o-seu-posicionamento-no-festival-com-experiencias-para-o-publico/

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp