Guaraná Antarctica leva as caçulinhas ao TikTok Shop

Como parte de sua estratégia de aproximação com novos públicos, Guaraná Antarctica começa nesta semana a operar no TikTok Shop no país.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

O Guaraná Antarctica aposta em uma grande novidade, o cruzamento entre três frentes: as caçulinhas – versão de 200 ml do refrigerante -, um brinde colecionável – o Mãozinha, personagem da série Wandinha, da Netflix -, e o TikTok Shop, plataforma de social commerce que chegou ao Brasil em maio. Como parte de sua estratégia de aproximação com novos públicos, Guaraná Antarctica começa nesta semana a operar no TikTok Shop no país, estreando com a dupla de forte apelo à nova geração: as caçulinhas acompanhadas de uma miniatura do Mãozinha.

A ação foi pensada para conectar a marca aos territórios do digital, do streaming, do entretenimento e da cultura pop, sem abrir mão do vínculo com as gerações de consumidores que cresceram com  Guaraná Antarctica, ao longo de mais de 100 anos. “Estar no TikTok Shop é participar ativamente da linguagem desta geração. Fazer isso com as caçulinhas, é uma maneira de afirmar que a essência de Guaraná Antarctica permanece mais viva do que nunca, porém sempre em transformação, evoluindo com a sociedade”, afirma Guilherme Poyares, diretor de marketing de Guaraná Antarctica.

Para ganhar uma miniatura do “Mãozinha”, o consumidor deve adquirir seis caçulinhas no TikTok Shop, em qualquer versão do refrigerante – seja convencional ou zero açúcar. E não é por acaso que a marca aposta na Zero: reformulada em 2023, ela cresceu 35% no segundo trimestre de 2025, resultado acima da própria indústria, mostrando que Guaraná Antarctica evolui junto com os novos hábitos de consumo.

A estreia no TikTok Shop é também a continuidade de um movimento que a marca vem construindo nos últimos anos para estar próxima do público da nova geração: lançou o canal Coisa Nossa no YouTube (2019), entrou no TikTok (2023), acompanhando a ascensão da plataforma no Brasil, e firmou parcerias com a Netflix em campanhas com Senna (2024) e Wandinha (2025), reforçando sua presença na cultura pop e no universo do streaming — setor em que o Brasil já é o segundo maior mercado do mundo. A ativação no TikTok Shop foi desenvolvida pela agência Snack, especializada em estudo de conteúdo, e contará com uma live inaugural do influenciador Brino — criador de conteúdo, streamer e influenciador digital brasileiro, na quinta-feira, 18/9. A operação é viabilizada pela Diverti, que integra o Grupo DVT, um dos maiores do mercado de entretenimento no Brasil.

Não é a primeira vez que Guaraná Antarctica ativa suas garrafinhas com um brinde de forte apelo cultural. No início dos anos 2000, a marca fez história ao colocar miniaturas de personagens japoneses dentro de bolas acopladas às caçulinhas. A ação ultrapassou o consumo para se tornar fenômeno de vendas e item de coleção, marcando a memória afetiva de uma geração. Mais de duas décadas depois, o impacto daquela campanha ainda permanece entre os fãs da marca.

Na campanha atual, desenvolvida pela agência CP+B e em parceria com a Netflix e Amazon MGM Studios, a marca foca em nostalgia, mas vai além, investindo na cultura pop do momento. O personagem escolhido como brinde, Mãozinha, já está conectado ao jingle clássico “Pipoca & Guaraná” e é protagonista do filme da marca que resgata a música publicitária famosa dos anos 90 em versão modernizada – ativação alinhada à chegada da segunda temporada de Wandinha, um dos maiores sucessos globais da Netflix. Lançada em julho, a campanha também trouxe latinhas temáticas com design exclusivo inspirado na série, disponíveis nas principais capitais do país e no Zé Delivery, parceiro logístico da ação no TikTok Shop. “Queremos reforçar a presença de Guaraná Antarctica em diversas frentes, do ponto de venda digital ao streaming, onde está a nova geração, ao mesmo tempo em que acionamos a memória coletiva de quem cresceu com a marca. Tudo isso sem abrir mão da leveza e do humor que fazem de Guaraná Antarctica uma marca genuinamente brasileira”, conclui Poyares.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp