MarcasPeloMundo_branco

Exposição Identidades 22&22&22, no Farol Santander

Exposição Identidades 22&22&22, no Farol Santander

A exposição Identidades 22&22&22 retrata os 200 anos de independência política do Brasil e os 100 anos da Semana de Arte Moderna. A mostra ocupa hall e mais três andares do Farol Santander, no Centro de São Paulo e conta com obras de grandes artistas como: o mural “Tiradentes”, de Candido Portinari; Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Ismael Nery, Emiliano Di Cavalcanti, entre outros. São mais de 140 trabalhos exibidos em um total de 867m² de área expositiva.

Identidades 22&22&22 tem curadoria de Ana Cristina Carvalho, Carlos Augusto Faggin e Fernando Brandão. Confira entrevista com: Patrícia Audi, vice-presidente executiva do Santander Brasil; Fernando Brandão, arquiteto e curador da exposição; Ana Cristina Carvalho, curadora de Identidades 22&22&22.

Os 200 anos da independência política do Brasil e os 100 anos da Semana de Arte Moderna estão retratados na exposição Identidades 22&22&22 no Farol Santander. Logo na entrada, o público se depara com a obra mural “Tiradentes” (1948-1949), de Cândido Portinari, um marco na carreira de um dos maiores artistas plásticos brasileiros, marcando a grandiosidade do acervo presente na exposição.

“Eu acho que a palavra que define isso tudo é emoção. Primeiramente, ter uma obra como a do Portinari, com essa importância, falando sobre heróis brasileiros, em um prédio que é uma expressão icônica da cultura, do lazer e do entretenimento para São Paulo e para o país, é uma emoção muito grande para nós do Santander. A nossa ideia é fazer com que as pessoas possam ter uma imersão nos séculos. Então, esse painel no hall de entrada explica todo o conceito da exposição. A partir do momento em que se sobe ao 24º andar, fazemos uma imersão na época, como era a sociedade brasileira e sua relação com a cultura. Todo o ambiente nos remete às realidades representadas”, comenta Patrícia Audi, vice-presidente executiva do Santander Brasil.

A exposição comemora dois aniversários históricos, e busca trazer a atmosfera em que essas obras foram criadas, retratando como o Brasil aconteceu durante esses 200 anos. “Nós vivíamos em um ambiente de vilas e pequenas cidades, muito periféricos do mundo, afinal tudo era trazido da Europa, tudo era importado. Mas conseguimos nossa independência política e construímos nossa história a partir disso. O Barroco, que remete a nossas origens, traz as emoções, a ludicidade, ele é divertido e colorido, e trouxe a arquitetura e o design para o dia a dia das pessoas. Então, nesse sentido, essa mostra é uma exposição Barroca, cheia de detalhes e exemplos, da iluminação ao piso. Nós procuramos realmente retratar e cenografar o ambiente da época”, detalha Fernando Brandão, arquiteto e curador da exposição.

A exposição celebra duas independências: a do Brasil em 1822, com a parte política, e a cultural em 1922. Trazer à memória esses dois séculos de história do Brasil por meio de obras icônicas tanto do modernismo brasileiro quanto registros e imagens do século 19, de como viviam essas pessoas, foi realmente um grande desafio para a curadoria. “São três andares mais o espaço térreo, com obras que contam uma história de identidade. Trouxemos grandes e importantes obras modernistas, que retratam muito bem esse período que tem seu ponto de partida com a Anita Malfatti, e sua chegada com Tarsila do Amaral, que também está representada aqui através de obras icônicas”, pontua Ana Cristina Carvalho, curadora do Identidades 22&22&22.

Sobre o papel do Santander na mensagem levantada pela exposição, Patrícia Audi comenta: “Entre os muitos papéis de responsabilidade que uma instituição financeira do porte do Santander, está entender a cultura de um país, respeitando-a e a valorizando a partir de sua identidade. E isso parte de uma instituição financeira que é a união de mais de 75 bancos aqui no país, ou seja, a expressão mais brasileira de uma instituição financeira. Portanto, nós também temos uma história de identidades brasileiras. E é exatamente esse resgate, por intermédio de nosso acervo, que nós quisemos trazer aos paulistanos, aos brasileiros”, finaliza a vice-presidente executiva do Santander Brasil.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/santander-lanca-campanha-para-apresentar-um-novo-produto-pix-parcelado/

https://marcaspelomundo.com.br/