São Paulo se prepara para receber um dos maiores eventos da indústria criativa: o Festival Mundial da Criatividade, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de setembro de 2024. Realizado pela Organização Mundial da Criatividade, o festival promete reunir nomes influentes do setor para discutir, celebrar e impulsionar a economia criativa no Brasil e no mundo. Em uma entrevista exclusiva ao Marcas pelo Mundo, Lucas Foster, diretor geral da organização no Brasil, compartilhou detalhes sobre a origem, a evolução e as novidades desta edição do evento.
O Dia Mundial da Criatividade, que deu origem ao festival, nasceu em São Paulo em 2014, quando Lucas Foster trouxe ao Brasil John Howkins, autor do livro “A Economia Criativa”. O evento, que inicialmente acontecia de forma pontual, foi crescendo em importância e alcance, atingindo, em 2021, 128 cidades em 19 países. “Em 2021, quando estávamos no auge da pandemia, algumas marcas se interessaram pelo propósito e capilaridade do Dia Mundial da Criatividade. Fizemos uma transmissão ao vivo do Allianz Parque, com o patrocínio da Ambev e da Kingston”, relembra Foster.
Esse momento marcou o início de uma nova fase para o evento, que em 2022 evoluiu para o Festival Mundial da Criatividade, tendo sua primeira edição realizada em Salvador, que teve como tema “Celebrar a Vida” e contou com a participação de artistas renomados como Margareth Menezes, atual Ministra da Cultura, e Larissa Luz. “O festival inaugurou um equipamento fantástico ligado à economia criativa, chamado Doca 1, na região do Comércio, em Salvador”, destaca Foster.
Com o fim da pandemia e a retomada dos eventos presenciais, o festival retorna em 2024 à capital paulista, onde ocupará a região do Baixo Pinheiros, nos espaços Casa Natura Musical, Centro Brasileiro Britânico e no Green Sampa, antiga Praça Victor Civita.
A edição deste ano promete ser marcada por uma série de inovações. Uma das principais novidades é a distribuição igualitária da bilheteria entre todos os palestrantes. Segundo Foster, essa medida visa valorizar de forma justa todos os participantes do evento. “Decidimos que 100% da receita dos ingressos será distribuída igualmente entre todos os nossos palestrantes. É uma forma de reconhecer o valor de cada um e de estabelecer um novo padrão no setor”, afirma.
Além das palestras e painéis, o festival contará com a entrega do Prêmio Brasil Criativo, que comemora 10 anos em 2024. O prêmio, que é a premiação oficial da economia criativa brasileira, foi reconhecido pelo Ministério da Cultura. “O Prêmio Brasil Criativo nasceu em 2014, no mesmo ano do Dia Mundial da Criatividade, e desde então tem sido um marco na valorização dos profissionais criativos no país”, comenta Foster.
Outro destaque do festival será a forte presença de intervenções artísticas e culturais, além de um espaço de gastronomia ao ar livre, proporcionando uma experiência imersiva para os participantes. “Não foge muito da programação de outros festivais, mas o que trazemos de novo é esse espírito colaborativo e a ideia de que todos estarão na mesma posição de igualdade para trocar e celebrar a criatividade”, ressalta Foster.
A importância da economia criativa para o desenvolvimento econômico e social também será um dos temas centrais das discussões do festival. “A economia criativa é um eixo estratégico de desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável, principalmente para os países em desenvolvimento como o Brasil”, afirma Foster. Ele destaca que setores como moda, gastronomia, design, publicidade e tecnologia estão diretamente relacionados a essa nova economia, que cresce rapidamente no Brasil e no mundo.
O festival busca ainda ampliar o alcance do Dia Mundial da Criatividade, que em 2025 deverá ser celebrado em diversas regiões do Brasil, consolidando o país como um polo global de inovação criativa. “Nossa intenção é que a cidade inteira se sinta incluída nesse festival, que o Brasil inteiro possa vir ao Festival Mundial da Criatividade mostrar a potência que é o nosso Brasil criativo”, conclui Foster.
Serviço:
Evento: Festival Mundial da Criatividade
Data: 12 a 14 de setembro de 2024
Local: Casa Natura (12 de setembro), Centro Brasileiro Britânico (13 de setembro) e Hub Green Sampa (14 de setembro)
Ingressos: https://www.worldcreativityfestival.com/
Assista:
Leia outras notícias: