Maior prova off-road das Américas, a 33ª edição do Sertões acontecerá entre 26 de julho e 3 de agosto, e deve reunir cerca de 2.800 participantes de 20 países. Neste ano, o evento contará com a participação do piloto Adriano Galante, atual campeão do 10-hour Endurance Race, com mais de 20 expedições pelos desertos do mundo. O aceite final veio com a confirmação de que a motocicleta usada seria uma Ducati DesertX.
Galante destaca que esse é um dos seus maiores desafios: “Há alguns anos penso em participar desta prova. Será uma oportunidade de colocar à prova toda a técnica adquirida em mais de 35 anos de experiência em competições pelo mundo”, declara. “Quando soube da possibilidade de pilotar uma DesertX parece que tudo se encaixou. Gosto muito desse modelo, da ciclística, da suspensão, do motor. Enfim, todo o conjunto se encaixa perfeitamente para as condições de terreno que encontraremos no Rally”, conta.
A equipe é formada por Adriano Galante, da Ride Off California (piloto), Rogério Otani, o China (chefe de equipe e videomaker), Marcio Viana, do site Moto.com.br (piloto de apoio e responsável pela cobertura e divulgação), Leandro Camargo, da Ride Off California (apoio), além de Waldemar Grazioso (Tuka), Presidente do Ducati Official Club Alpha e um dos idealizadores do projeto. A Ducati Ride Off Team conta ainda com o apoio da Ducati Alphaville, concessionária exclusiva Ducati em Alphaville (SP).
Para a Ducati do Brasil, estrear com uma motocicleta Ducati sendo pilotada por um piloto tão experiente como Adriano Galante no Rally dos Sertões é uma experiência marcante. “Quando recebi o convite do Presidente do DOC Alpha, o Tuka, em integrar a Ducati neste projeto, imediatamente sabia que seria um sucesso. A DesertX é a moto ideal para este desafio e o Adriano Galante o piloto certo pra ela”, avalia Daniel Paixão, CEO da Ducati do Brasil.
Cada etapa do projeto será filmada e divulgada para que os fãs possam acompanhar o passo a passo, desde a preparação do modelo Ducati DesertX, o dia a dia da corrida, até a etapa final. “A preparação da moto para a competição está bem focada em updates no sistema de navegacão, hodômetro digital, além da instalação do GPS da prova. E este trabalho minucioso vai de agora até a véspera do evento”, explica China. Em sua 20ª edição do Rally dos Sertões, China è um dos mecânicos com mais experiência em todo o evento. “O trabalho será constante após a preparação, pois a cada dia de competição faremos uma revisão geral do modelo, deixando impecável para a próxima etapa”, completa.
Mesmo sem a divulgação da rota oficial do evento de 2025, Galante já está se preparando para a disputa. Os treinos intensivos agora dão lugar a treinos em terrenos desafiadores que possam reproduzir o trajeto do evento. “A ideia é treinar em locais bastante adversos, com alto grau de desafio, mas com isso estarei preparado para os desafios que vierem pela frente. Estou muito ansioso e a regressiva já começou! Agora é trabalhar muito até o dia da largada”, finaliza Galante.
Leia mais notícias: