Coronavírus estimula mudança temporária de logomarcas

O combate ao coronavírus já mexeu com as grandes marcas. Muitas estão bolando campanhas estratégicas para o momento de isolamento social, que  segundo as autoridades, com o movimento “Fique em casa”, pode mudar o curso da propagação do Covid-19 no país.

É o caso da pizzaria Domino’s, que transformou a sua identidade visual provisoriamente. Nas redes sociais, o dominó azul e vermelho da Domino’s Pizza ganha dois telhados, ressaltando a importância dos consumidores ficarem em casa.

Depois de lançar a ‘Entrega sem Contato’, para preservar entregadores e clientes, a rede de pizzarias volta a oferecer a campanha de duas pizzas pelo preço de uma – um incentivo para que o cliente também possa pensar em oferecer um ‘carinho’ ao seu vizinho, que vive as mesmas preocupações, nesses tempos de quarentena e isolamento.

Segundo o presidente da Domino’s no Brasil, Carlos Eduardo Martins, o momento é de união, empatia e solidariedade. “Nós estamos trabalhando com todo o cuidado e adotando todas as medidas preventivas para a saúde dos nossos colaboradores para que os nossos clientes possam ficar em casa”, diz. A campanha segue até sexta-feira.

 

Mc Donald’s:

 

Outra grande marca que também mudou a logo nas redes sociais, motivada pelo perigo do coronavírus, foi o Mc Donald’s. A rede de fast food separou o “M” no intuito de reforçar a necessidade do isolamento social neste momento.

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, fechou os salões de seus restaurantes no Brasil desde a última segunda-feira (23) e passou a atender exclusivamente pelo Delivery, Drive-thru e, em algumas situações, pedidos para viagem, inclusive em lojas de rua.

“Mesmo compreendendo que fornecemos um serviço essencial, afinal as pessoas precisam continuar se alimentando, esse é o momento de pensar na proteção dos nossos funcionários, clientes e comunidade, e ter uma visão de longo prazo para o nosso negócio”, explica Paulo Camargo, presidente da Divisão da Brasil.

 

Mercado Livre:

 

 

 

A empresa para de ilustrar sua marca com um aperto de mãos, logo desenhado em parceria com a Gut,  e muda para um encostar de cotovelos, forma de cumprimento que vem sendo utilizada como alternativa para evitar a transmissão do novo coronavírus. A imagem acompanha a frase “Juntos. De mãos dadas, ou não”.

A ação também busca alertar as pessoas sobre o consumo responsável — ou seja, de que não é para comprar além do necessário. Além disso, o marketplace criou uma página dentro do seu site, que reúne produtos de higiene e um painel com as principais dúvidas dos consumidores do que fazer ao receber uma entrega. Entre as medidas preventivas estão: manter distância de pelo menos um metro do entregador e lavar bem as mãos depois de receber e abrir a embalagem.