CNF estreia nova marca e se reposiciona como Fin

A CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras) anunciou seu reposicionamento de marca e passa a se chamar Fin.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

A CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras) anunciou seu reposicionamento de marca e passa a se chamar Fin. O projeto de rebranding foi liderado por Nizan Guanaes, à frente da consultoria de estratégias de comunicação N.ideias, em parceria com o GAD, consultoria referência nacional em branding, liderada por Luciano Deos.

Com o mote “Todo sonho precisa de uma indústria”, o rebranding inaugura um capítulo mais próximo, moderno e conectado da entidade com o cotidiano da sociedade brasileira — refletindo um setor financeiro que se transforma com agilidade, diversidade e inovação. A mudança ocorre quando a confederação celebra 40 anos de atuação institucional, representando 15 das principais associações do sistema financeiro nacional, como Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais), B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e ZETTA, associação que representa empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros digitais, entre outras.

“Essa marca acompanha toda revolução que tem no mercado financeiro, com novos entrantes, agentes cada vez mais modernos e propostas de valor desafiadoras. A CNF, agora Fin, abriga toda essa diversidade: é moderna, inclusiva, democrática, e o nome precisava traduzir esse momento e ser compatível com o mundo do Pix, do Google, do TikTok. A Fin é um nome não tradicional para um sistema cada vez menos tradicional, avançado, moderno, mas sólido”, afirma Nizan Guanaes, da N.ideias, responsável pela estratégia de lançamento e de mídia da nova marca.

Segundo Luciano Deos, o nome Fin nasce com a ideia de uma marca próxima e informal, quase como um “apelido” para o setor. “Queríamos um nome que fosse sinônimo desta nova indústria financeira — que representasse um movimento, uma atitude, quase um verbo. Que falasse de viabilizar, de fazer acontecer. Que aproximasse a indústria financeira das pessoas, ressignificasse sua presença no cotidiano, e ao mesmo tempo carregasse a solidez e o protagonismo do setor”, explica o fundador e CEO do GAD. A consultoria assina o reposicionamento, naming, identidade visual e roll-out da marca.

O projeto é resultado de um processo de escuta e alinhamento estratégico iniciado em 2022, após a chegada de Rodrigo Maia à presidência da Confederação. A nova marca busca traduzir o momento de evolução institucional da entidade, marcada por maior atuação junto ao poder público, presença e diálogo com a sociedade. A Fin assume agora o posicionamento de uma entidade viabilizadora: que dá voz à indústria financeira, articula com o setor público, representa a pluralidade de seus associados e reforça o papel do setor como agente de transformação econômica. “O novo posicionamento da Fin reflete um setor moderno, que participa das decisões, do dia a dia das pessoas. Mais do que uma nova marca, é uma nova forma de comunicar a relevância do setor financeiro como um ecossistema plural, inovador e comprometido com o desenvolvimento do país”, destaca Rodrigo Maia, presidente da Fin.

A nova identidade visual, desenvolvida pelo time do GAD, traz uma tipografia moderna, com elementos gráficos inspirados em moedas e símbolos monetários. A inclinação da letra “F” simboliza crescimento e avanço, enquanto a cor azul reforça a solidez e a confiabilidade, características essenciais do setor financeiro. Mais do que identificar uma instituição, a marca Fin nasce com a ambição de se tornar sinônimo do setor financeiro como um todo — tal como acontece com nomes que transcendem a sigla para se tornarem parte da cultura popular e digital.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
PUMA e AC MILAN apresentam novo uniforme home para a temporada 2026/27

AC Milan resgata tradição em camisa HOME 2026/27 assinada pela PUMA

O AC Milan apresentou oficialmente seu novo uniforme HOME para a temporada 2026/27 em parceria com a PUMA. A camisa revive um dos visuais mais tradicionais da história do clube italiano, trazendo de volta as clássicas listras largas em vermelho e preto, acompanhadas de shorts brancos e meiões pretos. O

Don Luiz muda de nome e passa a se chamar Don Cream

Don Luiz muda de nome e passa a se chamar Don Cream

Depois de oito anos consolidando espaço no mercado brasileiro com seu licor cremoso de doce de leite, a marca baiana conhecida nacionalmente pelo icônico urso inicia uma nova fase. A antiga Don Luiz agora passa a se chamar Don Cream, reforçando sua conexão com o universo dos cremosos alcoólicos e

Quem Disse, Berenice? revive Friends™ em coleção inédita criada com fãs

Quem Disse, Berenice? revive Friends™ em coleção inédita criada com fãs

A força das collabs no mercado de beleza já vai muito além de unir marcas e franquias famosas. Hoje, essas parcerias funcionam como uma forma de criar identificação emocional e aproximar consumidores de universos culturais pelos quais já têm afinidade. É justamente nesse território que Quem Disse, Berenice? se conecta

Aramis Inc. marca presença inédita no C6 Fest com lounge exclusivo

Aramis Inc. estreia no C6 Fest com lounge exclusivo

A Aramis Inc. amplia sua presença no universo da cultura e da música ao marcar sua estreia no C6 Fest como parceira oficial do evento. Pela primeira vez, a marca leva ao Parque Ibirapuera uma experiência desenhada para aproximar lifestyle, entretenimento e relacionamento. Reconhecido por reunir grandes nomes da música