A CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) lançou a campanha “Pets 2025”, que visa ampliar a conscientização sobre os direitos dos animais e combater os altos índices de maus-tratos registrados nos últimos anos no DF. Embora mais da metade da população da cidade possua animais de estimação, a violência contra pets segue em patamares alarmantes, revelando a urgência de mobilizar a sociedade para práticas de guarda responsável e incentivo à denúncia. Só em 2025, o Distrito Federal registrou 252 ocorrências e 1361 denúncias anônimas.
Criada pela agência Calia, a ação traz mensagens de impacto como “os animais vítimas de maus-tratos não conseguem fazer uma denúncia anônima, mas você pode”, reforçando o papel de cada cidadão na defesa do bem-estar animal. As peças serão divulgadas em canais como site da CLDF, YouTube, Meta e mídia tradicional. A CLDF já trabalha ativamente pelo bem-estar dos animais. Só no ano passado, aprovou leis especiais para proteção dos pets, que além de apoiar os projetos para vacinação e castração de cães e gatos, incentivam a adoção responsável. A Lei Distrital 7535/2024 reconhece os animais como seres possíveis de dor e sofrimento e Lei Distrital 7543/2024 reforça a Instituição do Programa Guardião Responsável
Além de incentivar a denúncia contra maus-tratos, a comunicação também promove ações educativas relacionadas à adoção responsável e vacinação, além de reforçar o conhecimento da legislação de proteção aos animais. “Mais do que uma ação de comunicação, Pets 2025 é um chamado à responsabilidade coletiva. Queremos sensibilizar a população para que denuncie casos de violência e, ao mesmo tempo, incentive práticas de cuidado e respeito aos animais. Quando a sociedade se mobiliza, é possível mudar a realidade desses pets”, afirma José Augusto, vice-presidente da Calia.
Com linguagem acessível e apelo emocional, a campanha busca engajar cidadãos de todas as idades e classes sociais, fortalecendo a cultura de respeito e proteção aos animais no Distrito Federal. Confira:
Ficha Técnica:
CALIA
Produção: João Bosco Carvalho de Sousa
Atendimento: Claudio Abreu Martins de Lima e Lucas Costa dos Santos Matos
Mídia: Andryella Capone, Gabriela Oliveira e Maykon Chaves
Criação: Ronilton Costa
Redator: Filipe Fontes
Arte final: Antônio Elias Junior, Mardelson Carmo e Suzana Daniel
SD PRODUÇÕES
Diretor geral: Sidiny Diniz
Coordenadora de produção: Tatianne Rocha
Diretora de Atendimento: Ana Santiago
Atendimento: Priscila Pinto
Direção: Thiago Frade
Assistente de direção: Gabrielle Santelli
Assistente de direção 2: Jean Cesar
Assistente de produção: Marcio Alves
Assistente de produção: Tayna Carvalho
Diretor de fotografia: Marconni Andrade
Assistente de câmera: Felipe Fernandes
Assistente de câmera: Gustavo Sabino
Video Assist/Logger: Marcos Rocha
Eletricista: Rildo Martins
Maquinária: Elisvane de Sousa
Produtora de objetos: Maria Clara
Figurino: Somos Fig
Transporte: AM Transporte
Catering: Fabiola Food Service
Produtor de elenco: Anelise
Edição: Davi Frota
CG: Ivan Pereira
Colorista: Leonardo Cardian
Libras: Amanda Ballarin
Ancine: Vanessa Miranda
Leia mais notícias: