Poucas rivalidades mobilizam tanto os gaúchos quanto o clássico entre Grêmio e Internacional. Mas, quando o assunto é solidariedade, as cores das camisas perdem importância. É justamente essa inversão de perspectiva que inspira a nova campanha da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga, criada pela agência Paim para apresentar o Clube Amigos da Casa, programa de doações recorrentes da instituição.
Batizada de “Amizades Improváveis”, a campanha parte de que as conexões mais genuínas nem sempre acontecem entre pessoas parecidas. Em muitos casos, elas nascem justamente das diferenças, especialmente quando existe um propósito capaz de unir todos em torno da mesma causa.
O Gre-Nal aparece como símbolo dessa proposta. Em vez de explorar a rivalidade histórica entre as torcidas, a comunicação mostra gremistas e colorados caminhando lado a lado para apoiar uma instituição que dedica sua atuação ao cuidado de pessoas com lesões neurológicas e motoras de alta complexidade.
A linguagem visual também bebe da cultura do futebol. O programa de associados ganhou identidade inspirada no universo esportivo, com planos de adesão chamados Arquibancada, Meio-Campo e Artilheiro, além de uniforme oficial e ações de comunicação que aproximam a causa do cotidiano do público. As jornalistas esportivas Nani Chemello e Quetelin Rodrigues participam da iniciativa como embaixadoras.
“A campanha não fala sobre futebol. Ela fala sobre pessoas. O Gre-Nal aparece como uma representação das diferenças que fazem parte da nossa cultura, mas que deixam de importar quando há uma causa maior. Acreditamos que a solidariedade tem a capacidade de aproximar pessoas que talvez nunca estivessem no mesmo time, mostrando que o cuidado é um terreno comum para todos”, explica Filipe Paim, Head de Criação da Paim.
Além da campanha publicitária, o projeto inaugura uma nova estratégia de relacionamento da instituição com seus apoiadores. Pela primeira vez, as doações recorrentes podem ser feitas integralmente pela internet, permitindo que pessoas de qualquer estado contribuam para a manutenção dos atendimentos.
Hoje, aproximadamente 30% dos recursos necessários para manter o funcionamento da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga vêm de doações da sociedade. A instituição oferece atendimento multidisciplinar de longa permanência, 24 horas por dia, para pacientes com condições neurológicas e motoras de alta complexidade.
“O Clube Amigos da Casa surgiu da necessidade de fortalecer uma rede permanente de apoio ao cuidado realizado pela instituição. Para sustentar esse trabalho com qualidade, era importante criar uma forma de doação simples, recorrente e capaz de gerar pertencimento. Mais do que arrecadar recursos, queremos construir uma rede de pessoas unidas pelo compromisso de cuidar”, afirma Arno Duarte, diretor executivo da Casa.
A campanha está no ar com filme, peças digitais, conteúdos para redes sociais, página dedicada às doações e ações de relacionamento voltadas à formação de uma comunidade permanente de apoiadores. Quem quiser participar pode conhecer a iniciativa em amigosdacasa.org.br.
Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/anunciantes/
