A Amstel, cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT+ desde 2019, segue seu trabalho contínuo de apoio à comunidade e, após o enorme sucesso no ano passado, retoma sua ação “Me Chame Pelo Meu Nome”, que facilita o processo de retificação de nome para pessoas transgênero.
O serviço gratuito e custeado pela marca, estará disponível durante a 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que compõe o calendário de eventos da Associação da Parada do Orgulho LGBT ao longo do mês de junho. Nascida em Amsterdã, Amstel carrega consigo valores como liberdade, diversidade, respeito e autenticidade, e por meio desta iniciativa busca incentivar as pessoas a serem quem quiserem ser também nos documentos oficiais.
Uma das novidades de 2023 é a participação da empresária e cantora Raquel Virginia como embaixadora do projeto. Duas vezes indicada ao Grammy Latino, a brasileira é a primeira mulher trans a realizar esse feito e há anos contribui para o fortalecimento da comunidade LGBTQIA+ no país. “Muitas das pessoas que integram a comunidade trans enfrentam barreiras físicas, financeiras, familiares, sociais e psicológicas para alcançar seus objetivos. Esta ação é importante, porque ela tem a força de mudar uma vida. Fico feliz de poder participar e estar presente nesse divisor de águas para as pessoas da nossa comunidade”, celebra Raquel Virgínia, que ainda não teve seu nome retificado e será a primeira a participar do processo neste ano.
Vanessa Brandão, diretora de marketing das cervejas mainstream do Grupo HEINEKEN no Brasil, comenta: “Em 2022, foi a primeira vez em que um cartório foi às ruas do centro de São Paulo para facilitar o acesso à retificação de nomes para as pessoas transgênero às vésperas de um evento importante como a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Devido a alta procura e relevância da iniciativa do ano passado, para este ano decidimos retomar e ampliar o serviço em parceria com a Poupatrans. Desta vez, também viabilizando o acolhimento social durante a Feira Cultural da Diversidade LGBT+, com o objetivo de aumentar a rede de apoio e a disseminação de informações para quem se interessar em realizar o processo”.
As pessoas interessadas em participar podem realizar um pré-cadastro a partir desta sexta-feira, dia 2 de junho, no site oficial da ação “Me Chame Pelo Meu Nome”. A página informa quais documentos são necessários e dá explicações sobre como funciona todo o processo. Os inscritos serão orientados sobre como comparecer e apresentar todos os documentos necessários no estande da Amstel na Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+, dia 8 de junho, das 10 horas às 20 horas, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O serviço oferecido pela marca será limitado e deve impactar 1000 pessoas, somando as retificações e acolhimento social.
A Amstel é patrocinadora oficial do Castro Festival, um dos principais esquentas da Parada do Orgulho LGBT+, que acontece um dia antes, no sábado (10), no Vale do Anhangabaú. Além de assinar o palco Twin Peaks by Amstel, a marca também assina e torna possível a Lista Trans do Festival. Essa lista é uma tradição presente em todas as edições da Castro, desde o início de sua história, há 7 anos. Em 2023, a Lista Trans by Amstel viabilizará o acesso gratuito para as primeiras 200 pessoas trans que se inscreverem no formulário compartilhado também nas redes sociais do Castro Festival. Já no dia da Feira Cultural da Diversidade LGBT+, as 400 pessoas que participarem da ação de retificação ganham também um par de ingressos para acompanharem de perto os shows de Marina Sena, Silva, Liniker, Johnny Hooker, Karol Conká, entre outros.
A Feira Cultural da Diversidade LGBT+ está na sua 22ª edição e tem o objetivo de promover a economia criativa, a geração de renda e a cultura LGBT+. Quem comparecer terá a oportunidade de curtir espaços de gastronomia, artesanato, workshops e arte, bem como produtos com temáticas LGBT+. Também haverá bancas de alimentação e um palco com atrações musicais e artísticas que serão anunciadas em breve.
Leia mais notícias: