Eduardo Tracanella integra o time da DOJO

Dojo - Eduardo Tracanella Rodrigo Toledo e Thiago Baron_
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

A Dojo inicia um novo capítulo em sua trajetória com a chegada de Eduardo Tracanella, ex-CMO do Itaú Unibanco, para uma posição criada sob medida: a de Transformation Partner. O movimento sinaliza uma guinada estratégica da agência, que passa a incorporar de forma mais estruturada a visão de quem esteve à frente de uma das marcas mais valiosas do Brasil.

Reconhecido como uma das principais lideranças de marketing do País, Tracanella acumulou nas últimas duas décadas alguns dos cases mais emblemáticos da indústria, além de figurar entre os executivos mais premiados do mercado. Agora, ele se junta aos sócios Rodrigo Toledo e Thiago Baron com a missão de ampliar o papel da Dojo junto a seus clientes — atuais e futuros — indo além da criatividade e avançando sobre discussões mais profundas de negócio.

A proposta é somar à estrutura da agência a experiência prática de quem ocupou a cadeira de CMO. A Dojo já conta com um ecossistema que inclui, além da operação principal, duas frentes especializadas — a Koga, dedicada a estudos comportamentais, e a Moshi, voltada à creators economy e responsável, por exemplo, pela liderança do perfil @Creators no Instagram para a Meta.

“Com sua chegada, Tracanella aporta à Dojo sua experiência como executivo de grandes organizações, visão de negócio, leitura de cenários complexos e capacidade de conectar comunicação a resultados reais. A Dojo, por sua vez, se torna a plataforma onde essa visão ganha forma prática: uma agência pronta para debater os desafios e as dores mais profundas das áreas de marketing dos mais diversos segmentos”, afirma Rodrigo Toledo.

A atuação do novo sócio não será restrita a aconselhamento estratégico pontual. O executivo assume um papel transversal, contribuindo tanto para o desenvolvimento interno da agência, com novos processos e capacidades, quanto para a construção de plataformas criativas capazes de transformar desafios de negócio em resultados consistentes, no curto e no longo prazo.

“Uma das minhas maiores inquietações como CMO sempre foi encontrar, do outro lado, parceiros capazes de entender com real profundidade as minhas dores e os desafios mais relevantes do negócio e da marca – principalmente em momentos em que a solução não necessariamente passaria por uma campanha publicitária. Ainda hoje, acho que esse é o maior gap mercado: visão essencialmente de curto prazo se sobrepondo quase sempre ao que o negócio, a estratégia de marca e olhar de mais longo prazo pedem. Meu papel aqui é ser uma espécie de tradutor de lá para cá e daqui para lá — alguém que já sentou nessa cadeira, que entende as dores de verdade e que pode, com empatia e profundidade técnica, ajudar a Dojo a se transformar e, sobretudo, as marcas a serem ainda mais fortes”, enfatiza Tracanella.

Desde julho de 2025, o executivo também atua de forma independente por meio da al.in (alma + inteligência), consultoria estratégica focada em líderes e marcas que buscam transformação estrutural. As duas operações seguem autônomas, mas podem atuar de forma complementar conforme as demandas dos clientes: enquanto a al.in aporta visão estratégica, a Dojo concentra sua força em criatividade e execução.

“Nossa expectativa é acelerar esse processo de transformação, mantendo os diferenciais que trouxeram a Dojo até aqui – nesse modelo ágil e que une o melhor da criatividade e da estratégia –, ao mesmo tempo em que ampliamos a capacidade de diálogo com C-level, elevamos o nível das entregas e fortalecemos a conexão entre cultura, comunicação e crescimento de negócio. A chegada de Tracanella posiciona a Dojo ainda mais como uma agência preparada para decisões grandes, complexas e relevantes”, destaca Thiago Baron.

Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/agencias/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp