A profissional Renata Decoussau chega à Africa para contribuir com a evolução constante da agência, implementando processos que tenham como princípio a agilidade, centrados em tecnologia e com o foco em comunidades.
Convidada por Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa, Renata chega como vice-presidente de Cultura e traz sua bagagem de mais de 20 anos de experiência profissional para criar um novo processo de criação que seja mais permeável dentro da própria agência: “Estamos desenhando um modelo de sprints criativos para a Africa que conecta uma nova visão de briefing aos entregáveis tangíveis. A criação continua no centro, mas iremos trabalhar junto de todas as outras estruturas da agência e agentes externos, os tomadores de decisão das marcas”.
O desafio não é pequeno, afinal, o que se propõe é aliar tecnologia mirando nas transformações de longo prazo com relevância cultural e social para redesenhar algumas das bases estruturais e processos da agência. Tudo isso é familiar para Renata, que já passou pelo universo da publicidade, empreendedorismo e, mais recentemente, ocupou um cargo de executiva da Meta, onde foi responsável pela metodologia de sprints criativos unindo fundamentos básicos de colaboração entre times diversos, internos e externos. Mas é dentro da Africa onde ela enxerga um potencial infinito de impacto desses processos: “Como é a agência que cuida do pensamento estratégico até a execução final, podemos fazer isso estando nesse lugar dos principais parceiros das marcas, com objetivos que são compromissos de longo prazo e não em prol de uma plataforma ou uma campanha apenas. Não estaremos focados em uma ou outra plataforma essencialmente, e traremos toda a profundidade da agência para a mesa”.
Decoussau também vê como “imprescindível” redefinir o que se entende como insights na indústria atual. “Na medida que conseguimos ler mais e mais dados, é fundamental fortalecer o trabalho de interpretação das informações para que as marcas possam fazer parte da cultura acrescentando algo, e não querendo se apropriar apenas. As conversas que realmente importam, e que as marcas devem participar, são aquelas em que as marcas têm a capacidade de construir elos valiosos para as pessoas, fora isso, é apenas ruído.” Recém-apresentada pela agência, Renata também é presença confirmada no festival South by Southwest 2023, onde, além de acompanhar os grandes lançamentos de tecnologia para este ano, irá “ver toda a interseção entre temas do festival, que é o grande foco de cultura hoje”.
Leia mais notícias: