ABA promove práticas mais responsáveis e éticas no Brasil com o Guia Global sobre Marketing de Influência

A ABA lançou, durante sua Reunião Anual dos Comitês e Grupos de Trabalho, o Guia Global sobre Marketing de Influência da ABA/WFA.
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A ABA lançou, durante sua Reunião Anual dos Comitês e Grupos de Trabalho, o Guia Global sobre Marketing de Influência da ABA/WFA. A iniciativa reforça o compromisso da entidade com a promoção de boas práticas, transparência e responsabilidade no relacionamento entre marcas, influenciadores e consumidores.

Em um cenário em que o marketing de influência se consolida como uma das principais estratégias de comunicação, com 49% dos consumidores realizando compras motivadas por influenciadores em 2024, a ABA, única representante nacional dos anunciantes e membro do Executive Committee da WFA (World Federation of Advertisers), traduziu e adaptou para o Brasil o material desenvolvido em parceria com o ICAS (International Council for Ad Self-Regulation) e diversas organizações de autorregulação de todo o mundo.

O guia, exclusivo para associados, que conta com apoio do Conar (Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária) e patrocínio da Agência Fhits, reúne estudos de caso de diferentes países e apresenta exemplos práticos de aplicação dos princípios éticos em diversos contextos, destacando cinco pilares fundamentais que devem orientar as ações de anunciantes e influenciadores: transparência, autenticidade, responsabilidade, adequação ao público e conformidade legal. “Nosso papel é apoiar as marcas em uma atuação mais consciente e responsável no ambiente digital, garantindo que suas relações com influenciadores estejam em conformidade com os padrões éticos e legais, sem abrir mão da autenticidade. Este guia é mais um passo nesse compromisso”, afirma Nelcina Tropardi, Presidente da ABA, Membro do Comitê Executivo do Icas – International Council for Ad Self Regulation – e vice-presidente da área jurídica, ESG e de assuntos corporativos do Carrefour.

“A publicidade por influenciador é um fenômeno que indica muitas mudanças: as pessoas passaram a integrar a cadeia publicitária nos dois lados, não apenas como consumidores, mas como produtoras de conteúdo. Tamanha abertura e democratização trouxe virtudes, ao prestigiar criatividade e espontaneidade, características do nosso país. O mesmo nível de cuidado, dedicação e compromisso ético é esperado de todos os participantes da cadeia publicitária. A ABA traz, agora, uma iniciativa importante neste sentido”, comenta Sergio Pompilio, presidente do CONAR – Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária.

A Fhits tem orgulho em apoiar o lançamento deste guia da ABA. Há mais de 15 anos no Brasil, somos pioneiros mundiais em marketing de influência, tendo sido premiados pela Fast Company e reconhecidos pelo The New York Times, podemos afirmar que esta publicação representa um passo fundamental para a consolidação de princípios éticos e transparentes em um mercado cada vez mais protagonista na comunicação entre marcas e consumidores. Ao valorizar criatividade, responsabilidade e ética, o Guia reconhece o influenciador como agente legítimo da comunicação responsável no Brasil”, afirma Fernando Levy, CEO da Fhits.

A CEO da ABA, Sandra Martinelli, reforça: “este é o 43º guia de boas práticas da ABA, pois acreditamos no nosso poder de mobilização do marketing para transformar os negócios e a sociedade. Ao adotar boas práticas também no marketing de influência, as marcas não apenas protegem sua reputação, mas também fortalecem sua conexão com os consumidores e contribuem para um mercado mais transparente e sustentável”, analisa a executiva. “O guia apresenta, de forma clara e acessível, desde conceitos fundamentais sobre o marketing de influência, o papel dos influenciadores, aos riscos de uma comunicação irresponsável, sinalizando os marcos legais internacionais. Por ser um material voltado à autorregulamentação, o documento destaca cinco princípios-chave que devem nortear qualquer ação dos anunciantes nesse campo: transparência, autenticidade, responsabilidade, adequação ao público e conformidade legal”, pontua Paulo Carneiro, Presidente do Comitê de Mídia da ABA e Gerente de Comunicação & Mídia digital da Coty.

“A responsabilização de todos os envolvidos – marcas, agências, plataformas e influenciadores – é o caminho para um marketing de influência mais maduro. Quando falhamos em sinalizar um conteúdo publicitário ou em cumprir normas legais, colocamos em risco a confiança do público e a reputação das marcas”, completa Ana Carolina Pescarmona, Presidente do Comitê Jurídico da ABA e Legal Senior Executive Director – Latin America da COTY.

A ABA tem desempenhado um papel ativo na discussão e disseminação de boas práticas no marketing de influência. Além de promover debates em seus Comitês e GTs, a entidade foi responsável, entre 2020 e 2022, pela campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, em parceria com a Abral, que mobilizou 31 organizações na defesa da publicidade responsável para o público infantojuvenil e rendeu à ABA o prêmio internacional WFA President Awards 2023.

A participação da ABA se estende ainda ao Grupo Técnico de Boas Práticas de Marketing de Influência do Cenp e ao GT Digital do Conar, no qual contribuiu para o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais, lançado em 2020. “No Brasil, tivemos um caso recente de um influenciador mirim promovendo um site de apostas – prática proibida por lei. O caso é descrito no guia e resultou em medidas judiciais e advertências por parte do Conar, o que reforça a urgência de termos no Brasil publicações como esta, que ajudem a letrar e conscientizar todos os participantes do ecossistema publicitário”, comenta Eliane Quintella, Diretora da ABA, Representante da entidade no GT Digital do CONAR e Diretora Jurídica de Assuntos Corporativos e de Sustentabilidade da Softys.

Mais do que diretrizes, o Guia Global sobre Marketing de Influência da ABA/WFA é um convite à reflexão e à ação de todos os agentes da cadeia publicitária. Com isso, a ABA segue firme em sua missão de fortalecer a auto regulação, proteger consumidores e marcas e contribuir para um mercado de comunicação mais ético, transparente e sustentável. “A força do marketing de influência está na confiança. E confiança se constrói com ética e clareza. Ao trazer este guia para o Brasil, a ABA reforça seu papel como promotora de boas práticas e oferece ao mercado ferramentas para agir com mais segurança e responsabilidade.”, comenta Carolina Franco, Vice-Presidente do Comitê Jurídico da ABA, Representante da entidade no GT Boas Práticas em Marketing de Influência do Cenp e Gerente Jurídica Corporativa e de Conformidade na Ypê.

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