Composto por sete unidades de negócios, entre elas, Alura, FIAP e PM3, o Grupo Alun ança oficialmente sua identidade institucional com o objetivo de integrar suas marcas, consolidar sua liderança no setor e ampliar o impacto da educação tecnológica no país. A nova fase marca o compromisso com uma jornada de aprendizagem contínua, escalável e cada vez mais integrada.
Com mais de 6 milhões de alunos impactados ao longo de sua história e 2 mil colaboradores, o Grupo Alun se posiciona como referência em formação e empregabilidade em tecnologia. A projeção agora é ir além: formar 15 milhões de profissionais até 2030 e dobrar o faturamento ultrapassando R$ 1 bilhão em receita nos próximos dois anos. “Nosso modelo educacional oferece uma jornada completa, da formação inicial à empregabilidade, com múltiplas soluções personalizadas e alinhadas às demandas reais do mercado. Somos o único grupo no país estruturado para acompanhar o desenvolvimento do profissional de tecnologia de ponta a ponta”, afirma Bruna Maggion, CMO do Grupo Alun.
A nova identidade foi desenvolvida em parceria com a Tátil Design. O nome “Alun” vem do latim alumnus, que significa “aluno”, remetendo diretamente à centralidade do aluno como razão de ser do ecossistema. Inspirada no cérebro humano como metáfora de uma inteligência viva, a marca adota uma estética modular e fluida, com linguagem visual própria e uma paleta vibrante que inclui tons de laranja e magenta. Criar a marca Alun foi desenhar um chamado para o futuro. Do nome que resgata a essência do aprender ao símbolo que celebra a união de mentes e máquinas, cada elemento foi pensado para refletir um ecossistema em constante evolução”, diz Beto Biscesto, diretor criativo da Tátil Design. “Com uma plataforma de linguagem proprietária, damos vida a uma marca que se expressa de forma viva, fluida e expansiva. Assim como a própria tecnologia e as pessoas que interagem com ela”. Bruna acrescenta que a criação da marca reflete um novo ciclo de crescimento. “Mais do que a escolha de um nome, queremos ser ponte entre pessoas e oportunidades reais, capacitando-as para dominar a linguagem universal da tecnologia”.
A estratégia do Grupo Alun combina excelência em educação, especialização em tecnologia, escala digital, complementaridade entre as marcas do grupo, conexão com o mercado e visão de futuro. A plataforma Alura, principal plataforma digital do ecossistema, oferece mais de 1.600 cursos online, trilhas de certificações e comunidades ativas que conectam milhares de profissionais em diferentes estágios da carreira. No segmento B2B, já capacitou colaboradores de mais de 9 mil empresas, sendo que cerca de 3 mil delas investiram em formação voltada à Inteligência Artificial.
Na América Latina, a meta é alcançar a liderança regional até 2030, com foco inicial no México, onde a Alura já soma mais de 11 mil alunos ativos. Os conteúdos são 100% em espanhol, adaptados às demandas locais, e posiciona a unidade como peça-chave na estratégia de internacionalização. Já a FIAP se destaca como um dos centros de excelência em tecnologia mais respeitados do Brasil, reconhecida pela formação de profissionais de alto impacto para o mercado digital. Com uma taxa de evasão de apenas 10%, frente à média de 70% do mercado, a instituição demonstra na prática seu compromisso com a experiência do aluno e o engajamento contínuo ao longo da jornada educacional. Essa vivência é ampliada por meio de comunidades que fortalecem a conexão entre profissionais em diferentes fases da carreira.
Com a nova marca, o Grupo Alun também anuncia 3 novos produtos e frentes estratégicas que fortalecem o valor para o aluno, incentivam o aprendizado contínuo e aumentam o engajamento, conectando estudantes entre si e com o mercado. Entre as novidades estão:
– Talent Lab Alun: hub de empregabilidade e desenvolvimento de carreira que conecta estudantes a vagas, programas de internacionalização e mentorias técnicas e de liderança, que estará disponível para todo o ecossistema. Os clientes B2B do grupo também se beneficiarão deste produto, com acesso direto aos currículos e perfis dos talentos;
– Comunidade Alun: rede ativa com milhares de membros, incluindo alunos, especialistas, desenvolvedores e líderes, que promove networking qualificado, troca de conhecimento e senso de pertencimento. Juntas, as comunidades somam mais de 145 mil participantes, fortalecendo a conexão e o engajamento ao longo de toda a jornada educacional e profissional;
– Alun+: programa de membership com benefícios exclusivos para alunos e alunas das diferentes marcas do grupo, promovendo oportunidades de desenvolvimento integradas.
Até 2030, o Grupo Alun quer capacitar 15 milhões de pessoas no Brasil e na América Latina – mais que o dobro dos 6 milhões já formados ao longo de sua história. Esse avanço virá tanto da ampliação da atuação junto ao seu público atual, estudantes e profissionais de TI quanto da expansão para formar também talentos das áreas de negócios em tecnologia, acompanhando a demanda por perfis híbridos no mercado de trabalho. Segundo a Gartner, até 2025, o número de citizen developers, profissionais de negócios que desenvolvem suas próprias soluções digitais, deve ser quatro vezes maior que o de desenvolvedores profissionais em grandes empresas.
“A tecnologia deixou de ser um nicho. Ela é hoje um novo tipo de letramento, essencial para qualquer profissão”, explica Bruna. “Por isso, anunciamos essa nova fase guiada por uma marca que une o “tech com touch”, simbolizando o humano e a tecnologia, traduzindo a essência do ecossistema com ainda mais clareza. A nossa assinatura: Grupo Alun. Superpoderes tech para superconquistas humanas traduz também a sensação que vivemos ao aprender tecnologia, que é a de adquirir um superpoder”, conclui Bruna.
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