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NOO cria personagem animado modular para a Som Livre

A Som Livre lança personagem animado modular, de gênero fluido, para atuar como seu avatar em diferentes mídias e plataformas.

A Som Livre lança personagem animado modular, de gênero fluido, para atuar como seu avatar em diferentes mídias e plataformas, adequando-se aos diferentes objetivos de negócios e ritmos musicais da gravadora e produtora de conteúdos musicais. Com criação da NOO Works, o personagem é capaz de interagir com estilos musicais e artistas muito diferentes, presentes no portfólio da empresa. E tudo isso de forma ágil, permitindo acompanhar o ritmo frenético deste mercado e da marca que é referência em descobrir novos artistas. Sua versatilidade permite que ele participe de campanhas tanto na TV quando nas redes sociais.

João Paulo Rosman, Head de planejamento da NOO, comenta: “Optamos por brincar com elementos que entregam uma humanidade andrógina, facilitando a identificação do público e a adequação aos contextos em que ele será utilizado. O personagem se transforma a partir do uso de roupas e adereços, mas mantém alguns elementos ‘fantásticos’ que estão alinhados ao branding da Som Livre, como a pele azul e o corpo flutuante”.

O trabalho, que mescla tecnologias como Inteligência Artificial, além de ferramentas específicas e o talento humano, traz características muito próximas dos movimentos humanos. “Para criar o esqueleto do boneco utilizamos um software que permite que os membros do corpo se dobrem e que depois passou por ajustes manuais para dar mais veracidade”, explicou o diretor de arte 3D, Judd Buchanan. Depois, foram capturados movimentos reais de um dançarino, aplicados ao avatar. E, mais uma vez, foi importante contar com o retoque humano para tornar o personagem mais real.

Entre os elementos que apenas a criação humana é capaz de fazer estão a modelização dos elementos 3D, a animação facial e a iluminação. Durante a criação dos materiais, chamado de “shading”, desenvolvemos as texturas nas roupas do personagem a partir de parâmetros programáveis. Esses materiais, que chamamos de “materiais procedurais”, permitem aos artistas criar com mais agilidade e versatilidade, através de um processo generativo e não destrutivo. Por exemplo, para roupas brilhantes, é possível facilmente controlar a quantidade de brilhos, o tamanho desses pontinhos brilhantes, e como eles reagem à luz. “Em alguns cliques podemos passar de um tecido fino e levemente translúcido para um couro brilhante com dobrinhas, ou até para um jeans mais poroso e fosco”, acrescenta Buchanan.”

Para as animações faciais foi criado um controlador com sliders que permite ajustar detalhadamente as expressões desejadas para o avatar. Esse controlador permite mexer múltiplas partes do rosto em um clique, sem ter que alterar toda a animação cada vez que um briefing pedir algo diferente. “A NOO conseguiu capturar exatamente o que estávamos buscando, mesmo recebendo um briefing sem direcionamento exato para o nosso avatar. Depois de muitas trocas chegamos nesse personagem quase humano, que tem personalidade, forma, carisma e todas as características que queríamos agregar à essa persona”, diz Thaís Souza, coordenadora audiovisual da Som Livre.

Ficha Técnica:

Produção: NOO Works

Direção: Marcio Sal

Produção executiva: Kathlyn Giaccomini

Direção de Arte: Beatriz Andrade

Concept visual: Natalha Maffra

Arte 3D: Judd Buchanan

Animação 3D: Cadu Coelho, Fernando Villela, Judd Buchanan, Miguel Duarte

Atendimento: Ana Luisa Rodrigues, Antonio Carvalho

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