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Coca-Cola Brasil promove capacitação profissional para ambulantes cariocas

Coca-Cola anuncia, como parte da missão de promover iniciativas de impacto social, um novo programa: o Coca-Cola Dá um Gás nos Ambulantes

A Coca-Cola Company anuncia, como parte da missão de promover iniciativas de impacto social, um novo programa: o Coca-Cola Dá um Gás nos Ambulantes, que promoverá a capacitação de ambulantes, com consultorias personalizadas e aceleramento de negócios. Com apoio do Sebrae e da Aliança Empreendedora, a iniciativa faz parte da nova fase da plataforma Coca-Cola Dá Um Gás No Seu Negócio, HUB de conhecimento gratuito focado no pequeno varejo alimentício e que visa contribuir com geração de emprego e renda nas comunidades onde a companhia atua.

Cerca de 40 ambulantes se reuniram com executivos da empresa e parceiros de longa data, no lançamento do projeto na sede da Ação da Cidadania. “Nosso objetivo como o ‘Coca-Cola dá um Gás nos Ambulantes’ é transformar essas pessoas em líderes de seus próprios negócios e vê-los prosperarem, fomentando sua inclusão por meio do seu potencial produtivo como empreendedor, superando o ciclo crônico de exclusão social. Como uma marca centenária, nosso papel também é usar nossa força convocatória e fomentar o mercado no que tange às soluções de impacto social. Essa é a razão pela qual queremos trazer parceiros comerciais para nossa iniciativa a fim de que, juntos, possamos contribuir para o desenvolvimento da economia local e do futuro desses profissionais”, afirma Katielle Haffner, Head de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.

Após o sucesso dos programas Empreenda Como Uma Mulher, Meu Negócio é Meu País e Tempero Sustentável, que impactaram milhares de empreendedores do setor de alimentação e bebidas, chegou a vez de viabilizar o crescimento dos negócios aos ambulantes cariocas, profissionais que movimentam cerca de R$ 4 bilhões por ano, nas areias das praias da cidade do Rio de Janeiro, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS). A maior parte do grupo, no entanto, ainda não consegue se formalizar e/ou manter seus rendimentos ao longo do ano.

Para a divulgação da iniciativa junto aos ambulantes da cidade do Rio de Janeiro, o Coca-Cola Dá um Gás nos Ambulantes contará com o apoio do Sebrae, parceiro desenvolvedor dos cursos online da plataforma, e parceiros comerciais da companhia. O lançamento do edital e abertura das 400 vagas está previsto para o começo do próximo ano, e o início da jornada com duração de quatro meses, no mês de fevereiro. “A escolha pelo Rio de Janeiro foi pela forte atuação desses profissionais na cidade, especialmente nas praias, nos estádios de futebol e nas ruas. Teremos um ótimo repertório para aprofundarmos nas histórias e conhecermos melhor a dinâmica de atuação e trabalho que desempenham, sendo este apenas o começo de uma jornada que vamos construindo e a ideia é levar a outras cidades, como fizemos com outros programas dentro da plataforma Coca-Cola dá um Gás no Seu Negócio. Nosso maior objetivo é fortalecer o desenvolvimento dessas pessoas, apoiando o crescimento dos seus negócios”, explica Katielle Hafner.

Na primeira fase do programa será realizado um diagnóstico de perfil com o público-alvo; na segunda os inscritos no edital serão divididos em grupos de até 70 pessoas, quando iniciam uma capacitação, trabalhando os principais temas que permitirão o fortalecimento dos seus negócios, levantados na fase de diagnóstico, momento de entendimento das dores dos empreendedores, sendo crucial e determinante para personalização do conteúdo desenvolvido pela Aliança Empreendedora, organização que apoia e capacita microempreendedores em vulnerabilidade socioeconômica.

“O trabalho da Aliança Empreendedora é viabilizar um apoio customizado a esses profissionais, para que desenvolvam habilidades empreendedoras e competências de gestão, vendas e finanças que fortaleçam os seus negócios, ampliem sua renda e oportunidades dentro das que já têm e de outras que possam viabilizar futuramente”, afirma Lina Maria Useche, co-fundadora da Aliança Empreendedora.

Para a terceira fase serão selecionados 60 ambulantes que participarão de encontros de aceleração de suas carreiras. A definição do grupo será baseada nos critérios: análise da entrega dos desafios propostos durante a capacitação, engajamento e votação da turma. A quarta fase será marcada pelo aprofundamento dos conhecimentos de gestão financeira, precificação, técnicas de venda e formalização; além de um encontro presencial para troca de experiências e desenvolvimento de habilidades com especialistas da Aliança Empreendedora e convidados de outras empresas.

Ao final desse processo o grupo será novamente avaliado e sairão 30 finalistas que irão para a quinta e última fase: imersão, no qual receberão uma assessoria adicional e serão conectados aos seus mentores na intenção de aprimorar os conhecimentos adquiridos na formação e treinar as habilidades, além de terem seus negócios acelerados e receberem benefícios exclusivos. A ONG Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza (o Betinho) e que este ano completa 30 anos, é a maior entidade de combate à fome do país. Além de ser palco para a abertura do evento de lançamento do programa, a ONG apoiará os ambulantes que seguirem às primeiras fases do programa, com uma cesta básica mensal por 4 meses, inicialmente.

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