Que tal reprisarmos os clássicos da publicidade brasileira?

Clássicos da Propaganda - Brastemp

Com o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, a produção audiovisual foi interrompida e ainda levará algum tempo para retomar suas atividades regulares. Como resultado disso, os estúdios estão praticamente parados e, em especial, os canais de televisão viram-se obrigados a requentar vários conteúdos que já estavam armazenados na memória dos telespectadores.

E, apesar de todos os atuais desafios de produção, algumas marcas continuam inserindo suas novas publicidades normalmente. O lado positivo disso é que o mercado publicitário e os profissionais de marketing conseguem manter alguma atividade produtiva em andamento. Por outro lado, o consumidor tem sido exaustivamente impactado por filmes publicitários repletos de bancos de imagens, captações em selfies e com linguagem de vídeos para smartphones. Tem ficado tudo muito parecido. O desafio é diferenciar uma marca da outra.

Por isso, meu convite dessa semana no Marcas pelo Mundo é para as marcas reprisarem seus clássicos publicitários nesse momento de pandemia! Parece divertida a ideia de reviver essa memória afetiva e, também, uma oportunidade para avaliar se as mensagens de décadas passadas ainda fazem sentido para os consumidores.

Esse desafio pode ser ainda mais interessante com a adaptação desses conteúdos para os formatos atuais, compondo as tão desejadas campanhas 360 graus. Imaginem o comercial do “Meu Primeiro Sutiã” (Valisére, 1987) sendo exibido no intervalo da reprise da novela Fina Estampa (TV Globo), com uma ação digital suportando a sua veiculação: influenciadores digitais reforçando os atributos do produto, um estruturado trabalho de mídia programática para gerar leads e vendas no e-commerce da marca. Ferramentas dos dias de hoje para os clássicos do nosso passado.

Enfim, o convite está lançado! Pessoalmente, adoraria rever algumas das campanhas listadas abaixo:

1. Daniela Mercury e Ray Charles para Cerveja Antárctica https://www.youtube.com/watch?v=ikhRXK8yHO8&feature=youtu.be
2. Carlos Moreno para Bombril https://www.youtube.com/watch?v=K3ISt2ziLkI&feature=youtu.be
3. Gilberto Gil para Itaú https://www.youtube.com/watch?v=LoYhwJY8yC8&feature=youtu.be
4. Mamíferos para Parmalat (https://www.youtube.com/watch?v=tL-LJdX9Ur8&feature=youtu.be)
5. Brastemp. Não tem comparação https://www.youtube.com/watch?v=nLqSkGqU8us&feature=youtu.be

Uma forma de homenagear tantos profissionais e, acima de tudo, destacar a importância que a publicidade tem para a cultura do nosso país. Divirtam-se!

 

Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos de Daniel Aguado:

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/as-transformacoes-positivas-dessa-pandemia-por-daniel-aguado/

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/as-marcas-e-as-lives/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/o-fim-das-mas-influencias-digitais/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 14 =