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O Boticário provoca reflexões sobre representatividade e combate ao racismo

O Boticário reafirma compromisso da marca com a equidade racial.

O Boticário apresentou no Dia da Consciência Negra (20/11) um filme com um protagonista que também adora o Natal, como toda criança. Observador, o menino registra na memória as diversas imagens temáticas, incluindo os festejos em sua própria casa, e todas remetem a um mesmo padrão estético para o Papai Noel. “Com tanto Papai Noel no mundo, por que nenhum era como eu?”, questiona o garoto. Corta para 2020 e tudo o que ele desejou e acreditou ser possível lá atrás fez a diferença. Agora, ele é não apenas o protagonista do comercial, mas desta festa que compartilha e comemora o amor entre as pessoas: um Papai Noel negro.  

Toda a campanha criada pela AlmapBBDO reafirma o compromisso do Boticário com a equidade racial em sua comunicação e atuação no mercado de beleza. O comercial ainda traz a mensagem sobre a importância de acreditarmos nos nossos sonhos.  

A iniciativa faz parte da agenda de compromissos da marca em relação à Diversidade, Inclusão e Equidade. Em outubro, deste ano, o Boticário se uniu ao Instituto de Identidades do Brasil (ID_BR) e apresentou o Prêmio “Sim à Igualdade Racial”, que reconhece pessoas e iniciativas que agem intensamente para reduzir a desigualdade racial no país.   

 “Temos uma estratégia robusta em diversidade e vamos continuar firmes nessa construção, sabendo que ainda temos grandes desafios pela frente. Como a marca de beleza mais amada do Brasil, compreendemos que nosso papel é estimular e valorizar cada vez mais a pluralidade entre as pessoas”, comenta Alexandre Bouza, head do Boticário.   

A estreia da campanha aconteceu nesta sexta-feira, 20 de novembro, no intervalo do especial ‘Falas Negras’, da TV Globo. Além da escolha de lançar o filme durante o programa, Boticário também é o patrocinador da atração. Com direção de Lázaro Ramos e idealizado e organizado por Manuela Dias, o projeto mostra falas históricas – interpretadas por atores – de pessoas que lutaram pela causa racial e liberdade. 

O projeto integrado e desenhado em parceria entre Boticário, Globo e AlmapBBDO é composto, ainda, por entregas especiais na Rede Telecine. Para ampliar a discussão sobre representatividade racial, fazem parte da iniciativa promos personalizadas, programetes com dicas de filme sobre consciência negra, nos intervalos da programação, além da veiculação da “Sessão Consciência Negra O Boticário”, nos canais Telecine Pipoca e Telecine Touch. As sessões serão exibidas durante quatro semanas, aos sábados e domingos, a partir de 21 de novembro.    

“O Boticário é uma marca que há tempos trabalha a questão racial, mostrando muita diversidade em seus comerciais e produções. Desta vez, não foi diferente. Aliado a uma série de iniciativas e compromissos da empresa, quisemos trazer uma história inspiradora com a emoção que a data pede. Contamos a história de um garotinho negro que queria se sentir representado na figura de um Papai Noel. Figura esta que, nos últimos tempos (e felizmente), já tem se mostrado mais diversa, seja fisicamente em shoppings, em especiais de Natal, ações de conteúdo etc. Aliás, a história desta diversidade na figura do Papai Noel (algo que foi visto por séculos) também nos inspirou na criação de um pequeno documentário de animação narrado por Lázaro Ramos”, explica Pernil, diretor de criação executivo da AlmapBBDO. 

Documentário com participação especial de Lázaro Ramos 

Reconhecido por ser voz relevante no movimento pela equidade racial no país, o ator Lázaro Ramos tem ampla participação em toda campanha do Boticário. Como embaixador da marca em relação ao tema, ele também participa como narrador do documentário “Papai Noel: Uma História de Diversidade”. A obra tem o objetivo de contar a história das origens do Papai Noel de maneira leve e mostrando que nem sempre houve um padrão estético como o mundo se acostumou a ver. O documentário, que tem o roteiro inspirado nos estudos de Ad Júnior, Head de marketing da Trace Brasil, estará disponível a partir do dia 23 de novembro, nas redes sociais da marca. Lázaro Ramos também marca presença com os colaboradores do Grupo Boticário, na Semana da Diversidade, além de conduzir uma live sobre raça nas redes sociais da marca, junto com a filósofa e escritora Djamila Ribeiro. Tudo com muita troca entre o artista e a empresa. 

Assista:

 

Ficha Técnica:  

Agência: AlmapBBDO 

Anunciante: O Boticário 

Título: De Verdade 

Produto: Institucional 

CCO: Luiz Sanches 

Diretor de Criação Executivo: André Gola, Pernil  

Produção Audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas e Aline Afonso 

Atendimento:Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Rafaela Braga, Marina Mesquita e Noah Domingues  

Planejamento: Rita Almeida, Katia Fontana, Bruno Ortiz, Flávia Cassias 

Mídia: Daniel Ribeiro, Amanda Meziara, Suellen Kiss, Everton Maciel, Vitória Vaz, Camila Lima, Vanessa Vieira 

Art Buyer: Tereza Setti  

Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra 

Foto: Nicole Heiniger 

Ilustração: Big Studios 

Produção executiva: Soraya Amaral – SDMGMT 

 

FILME 

Produtora de vídeo: Boiler Filmes 

Direção: Dulcidio Caldeira, Ton Valentim 

Diretor de Fotografia: Nixon  

Produção Executiva: Pedro Bueno 

Atendimento: Marcela Santos, Lia Giuliani 

Coordenação de Produção: Marcella Feo, Carol Latorre 

Assistente de Direção: Mayra Ferro 

Diretor de Arte: Billy Castilho 

Figurinista: Maika Mano 

Maquiador: Mika Safro 

Diretor de Produção: Rafael Monteiro Pinto 

Montador: Ricardo Quintela, Alberto Cardoso 

Coordenação de Pós-Produção: Fezão Barbieri, João Lion 

Finalização: Rafael Barão 

Pós-produção: Derbi VFX 

Color Granding: DOT 

Produtora de Som: Raw Audio  

Produção Musical e Sonoplastia: Equipe Raw Audio 

Trilha: Fonograma Original com Adaptação Fernando Forni 

Mixagem: Equipe Raw Audio 

Atendimento: Carol Peternelli  

Direção de Loc e Coordenador: Robério Barbosa 

Loc Dublagem: Wilson Cardoso 

Loc Off: Ana Lonardi 

DOCUMENTÁRIO 

Produtora de deo: Paranoid

Diretora: Jessica Queiroz

Fotógrafo Still: Lucas Raion

Atendimento: Marcel Weckx e Arthur Gomes

Finalização e Animação: Hilda

Atendimento Hilda: Leticia Mello

Direção de Animação: Baboo Matsusaki

Animação: Thais Macedo e Carina Oliveira

Assistente de Animação: Natalia Penque

Coordenação de Pós: Carol Fernandes

Finalizadora: Mayara Nogueira 

Produtora de Som: Raw Audio

Produção Musical e Sonoplastia: Equipe Raw Audio

Trilha: Hilton Raw e  Fernando ForniMixagem: Equipe Raw Audio

Atendimento: Carol Peternelli

Direção de Loc e Coordenador: Robério Barbosa

Locutor: Lázaro Ramos

 Aprovação do cliente:André Farber, Alexandre Bouza, Gustavo Fruges

 

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