Comprometida em cumprir sua visão global de ESG – Uma Vida Melhor para Todos – a LG está empenhada em reforçar seu compromisso com o meio ambiente e tem realizado diversas iniciativas ao redor do mundo.
Para instituir um ecossistema circular, a empresa recuperou um total de 472.876 toneladas de lixo eletrônico de 52 países no ano passado. Desde 2006, a LG recuperou um total acumulado que soma 3.992.768 toneladas de lixo eletrônico, segundo dados do Relatório de Sustentabilidade 2022-2023 que traz os esforços da companhia em desenvolver soluções mais sustentáveis – da produção ao descarte.
Em uma importante ação aqui no Brasil, a LG convidou seus promotores para aproveitar a troca de seus uniformes e fazer o descarte correto do material. Centenas de pessoas participaram da iniciativa, que proporcionou a logística reversa das roupas.
“Foram mais de 1500 uniformes recolhidos que foram entregues para a Retalhar, onde lá todas as roupas passam por diversos processos até se transformarem em novos produtos, como cobertores. Desta forma, a LG faz o descarte correto do resíduo e contribui para o meio ambiente”, diz Sonah Lee, head de marketing da LG do Brasil.
Para viabilizar a arrecadação das peças de roupa, a LG contou com o apoio da SPOT Promo, agência de trade marketing e parceria da LG. “O acervo que é produzido durante o ciclo de vida útil do projeto, os uniformes que na linha do tempo vão se desgastando e vão perdendo um pouco a identidade ideal no ponto de venda, passam a ter uma utilidade para aqueles que, de alguma forma, necessitam. Eu vejo de forma muito nobre. Acho que essa é a palavra que eu usaria para definir esta atitude da LG” comenta Leandro Makul, sócio-diretor da SPOT Promo.
“Trabalhar com essas frentes de ESG é um marco importante para contribuir com a área social e os impactos ao Meio Ambiente, assim como LG tem feito com os seus produtos e a sua parte de produção. Esperamos para 2024 continuar atuando diretamente nos projetos de ESG, contribuindo para a sociedade como um todo”, ressalta Thiago Henrique, gerente de marketing budget da LG do Brasil.
A Retalhar é uma empresa que oferece serviços de reciclagem, economia circular e valorização de resíduos têxteis. A logística reversa de têxteis inclui diversas etapas, como triagem, descaracterização, desmontagem de peças e refibragem. Trata-se de um processo que traz impactos positivos para o meio ambiente, ao dar uma nova utilidade a resíduos que seriam anteriormente descartados.
É possível produzir diversos itens com as fibras dos tecidos que iriam para o descarte e projetos de upcycling reduzem a exploração de recursos naturais para a produção de matéria-prima virgem.
Os cobertores produzidos pela Retalhar, por exemplo, são feitos a partir dos resíduos têxteis reciclados. Ainda como parte desta iniciativa, a LG mapeou comunidades até chegar na Chaparral, na Zona Leste de São Paulo, onde fez a doação de cobertores, ajudando famílias carentes.
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