MarcasPeloMundo_branco

Mês do Consumo Consciente: LG recupera mais de 400 mil toneladas de lixo em 52 países

Mês do Consumo Consciente: LG recupera mais de 400 mil toneladas de lixo em 52 países

No mês de Outubro, celebramos duas datas que convergem para uma mensagem comum: a importância da responsabilidade ambiental e do consumo consciente. O Dia Mundial do Resíduo Eletrônico (14) e o Dia Mundial do Consumo Consciente (15) lembram-nos dos desafios ambientais e do papel que cada um de nós tem na construção de um mundo mais sustentável.

Como indústria, a LG Electronics tem feito sua parte no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e promovendo iniciativas ESG, que começaram na Coreia do Sul e vêm sendo replicadas em cada um dos países em que a marca está presente.

Só para se ter uma ideia, a desde 2006 a LG Electronics já resgatou um total acumulado de 3.992.768 toneladas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em todo o mundo. Desde 2022, são 472.876 toneladas de resíduos em 52 países, utilizando 32.987 toneladas de plásticos reciclados nos produtos da empresa, um aumento de 25% no uso do material em relação a 2021.

Os dados são do Relatório de Sustentabilidade 2022-2023 que traz os esforços da companhia em desenvolver soluções mais sustentáveis – da produção ao descarte –, como o Programa Coleta Inteligente que há mais de 10 anos oferece destino ambientalmente correto para pilhas e baterias em mais de 67 pontos espalhados pelo Brasil.

A marca, que está empenhada em sua estratégia ESG para mitigar os impactos ao planeta, convida as pessoas para contribuir quando chegar a hora de descartar os seus equipamentos levando o lixo eletrônico até um dos espaços de coleta correta, que disponibiliza em parceria com a ABREE, Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), que está presente em mais de 1,3 mil municípios brasileiros.

“A parceria com a ABREE otimiza o acesso dos consumidores da LG aos mais de quatro mil pontos de recebimento disponíveis, garantindo a destinação final ambientalmente correta a 100% dos produtos quando chegar o momento de descartá-los. Queremos engajar as pessoas para assumirem conosco este compromisso com o meio ambiente, parte relevante nas nossas metas globais de sustentabilidade”, afirma Sonah Lee, head de Marketing Corporativo e ESG da LG Electronics do Brasil.

Segundo o levantamento da ONU divulgado na última semana pelo WEEE Fórum*, estima que apenas 17,4% dos resíduos descartados em 2023 terão descarte correto. Os 50,6 milhões de toneladas restantes serão colocados em aterros sanitários, queimados ou comercializados ilegalmente. “É preciso conscientizar a população sobre a necessidade de produzir e consumir bens de maneira mais sustentável, assim como desenvolver estratégias para gerir os resíduos já produzidos. De fato, há um amplo leque de ações que podem ser empreendidas nesse sentido, embora nem todos estejam plenamente conscientes disso”, explica Nilson Maestro, presidente da ABREE.

Como descartar

Para saber mais sobre os locais de coleta correto de eletrodomésticos e eletrônicos, acesse o link. O sistema localizará o endereço mais próximo de você através do CEP informado.

 

*WEEE é a sigla em inglês para “Waste Electrical and Electronic Equipment”. Em tradução para o português: Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). O WEEE Fórum é uma associação sem fins lucrativos, considerado um dos maiores centros internacionais na gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos.