Para alertar sobre os riscos do agravamento da crise climática e conscientizar sobre a urgência de medidas de prevenção e adaptação nas cidades, o Greenpeace Brasil levou os impactos reais da crise ambiental para dentro do metaverso. O mapa alterado será disponibilizado aos usuários entre os dias 22 e 25 de fevereiro no servidor da Kings Roleplay e trará modificações ambientais, sociais e econômicas, além de missões exclusivas com foco socioambiental. A ação conta com uma página que reúne informações sobre a crise ambiental, permite aos usuários doar para a causa e assinar o novo abaixo-assinado da organização, que visa pressionar os governadores estaduais a decretarem emergência climática.
Los Santos +3ºC, a mais famosa cidade do universo gamer, e seus cidadãos sofrerão com as consequências dos eventos extremos, como áreas inundadas, reservatórios secos, poluição do ar e uma drástica diminuição da fauna e da flora. Além disso, os personagens serão obrigados a usar máscaras, irão cansar mais rápido e terão missões exclusivas, como resgatar refugiados climáticos e transportar água potável.
De acordo com dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o mundo vive a última janela de oportunidades para uma tomada de ação que promova mudanças urgentes e necessárias para conter a crise do clima. Para o Greenpeace Brasil, o que acontece em Los Santos+3º é um retrato dos impactos que a sociedade já sofre e sofrerá de maneira ainda mais intensa caso ações efetivas não sejam realizadas.
“Não podemos nos esquecer de que é papel dos Estados criar medidas de adaptação e desenvolver ações estruturais de enfrentamento à crise climática, e precisamos pressioná-los para que cumpram seu papel. Com esta versão do jogo, queremos conscientizar os jovens de que é em um mundo como esse que viveremos caso nossos governantes não tomem as providências necessárias com urgência. Por isso, precisamos pressionar para que os estados brasileiros decretem emergência climática e que tragam soluções em constante diálogo com a sociedade civil”, afirma Rodrigo Jesus, porta-voz do Greenpeace Brasil.
A experiência imersiva foi criada pela agência VMLY&R, com o apoio técnico do Greenpeace Brasil.
“O primeiro passo para engajar as pessoas é fazer com que elas entendam o problema. Los Santos +3ºC vai permitir que o jogador experiencie aquilo que já vem acontecendo em diversas partes do mundo, mas que, muitas vezes, ainda não está diretamente relacionado à crise climática. Esperamos que a relação entre esses dois temas ganhe força com o jogo”, comenta Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R.
As chuvas intensas que têm assolado o Sudeste, Norte e Nordeste, e as ondas de calor no Sul do Brasil escancaram aquilo que a ciência já vem alertando há tempos: o agravamento da crise climática torna os eventos extremos, como fortes chuvas e longos períodos de secas, cada vez mais intensos e frequentes. Diante desse cenário, o Greenpeace Brasil está promovendo um abaixo-assinado para pressionar os governadores estaduais a decretarem emergência climática, cobrando para que sejam criados planos de adaptação e ações estruturais de enfrentamento, principalmente para as populações mais atingidas pelos eventos extremos.
A petição pode ser assinada pelo site ou dentro do jogo. A programação de transmissões ao vivo, em parceria com streamers, também está disponível na página da ação.
Veja:
Ficha Técnica:
Cliente: Greenpeace
Título: Los Santos +3ºc
CCO: Rafael Pitanguy
Direção Geral de Criação: Beto Rogoski, Jeferson Rocha
Direção de Criação: Guilherme Aché, Denon Oliveira, Frederico Teixeira
Direção de Arte: Felipe Paganoti, Thiago Dias
Redação: Igor Pontes, Lucas Veloso, Yuri Facioli
Direção de Atendimento: Leonardo Balbi
Direção de produção: Nicole Godoy
Planejamento: Andreia Tavares, Thiago Estevam
RTV: Anderson Rocha, Vivian Moraes
Mídia: Paula Marsili
PR: Paula Ganem, Lucia Caldas
Social: Andreia Tavares, Ana Luiza Mello, Vera Vanessa
Aprovação cliente: Rodrigo Gerhardt – Engagement manager (Interim)
Produtora (trailer): Produka
Diretor: Marcelo Raimondi
Coordenação de produção: Priscila Barros
Diretor de fotografia: Peter Jazz
Diretor de arte: Marcelo Raimondi
Diretor de produção: Renata Cardoso e Anderson Lima
Montagem: Rafael Pádua
Coordenador de pós: Willian Assaf
Finalizador: Rafael Pádua
Pós-produção: Rafael Pádua
Produtora de som: Alma 11:11
Direção Musical: Diego Raso
Direção Executiva: Carla Braüninger
In-Game
Produtora (in-game): KingsRoleplay
Direção de desenvolvimento: Rafael Nunes
Motion:Gustavo Scatena
Game design: Felipe Paganoti, Thiago Dias
Game copy: Igor Pontes, Lucas Veloso, Yuri Facioli
Agência de Ilustração: Segue.Pro
Atendimento: Geraldo tavares
Ilustradora: Rafaella Tuma
Artbuyer: Bianca Aguiar e Fernando Pavan
Ilustrador 3D: Rodolfo Martins, Felipe Paganoti
Landing Page
Gerente de projetos: Vanessa Ishihara
Produtora:Ação Brazil
Technology Manager: Diego Cassola
DATA DA VEICULAÇÃO: 22/02/2022