MarcasPeloMundo_branco

A CNBC Brasil vem aí… So what?

A CNBC Brasil vem aí… So what? por Daniel Aguado

O jornalista Douglas Tavolaro, um dos responsáveis pela chegada da CNN Brasil, acaba de anunciar o lançamento do seu novo canal de televisão: a versão brasileira da CNBC. Com previsão de entrar no ar em outubro, o canal é uma parceria do jornalista com a maior rede de TV aberta dos Estados Unidos, a NBC. A parceria promete um canal que vai muito além da cobertura política e econômica, trazendo uma programação mais ampliada, com conteúdos de esportes, de variedades e de realities shows. Na prática, trata-se de um licenciamento para uso da marca CNBC no Brasil e, ao que tudo indica, com pouca ou nenhuma interferência da rede americana por aqui.

Como um entusiasta do mundo do marketing e das comunicações, sempre fico muito empolgado com a chegada de novos players ao nosso mercado, em especial, porque isso gera mais competitividade, mais empregos e mais opções aos consumidores. No entanto, sendo bastante pragmático neste caso, será mesmo que o mercado brasileiro está demandando mais um canal de televisão focado em notícias? Ao longo dos últimos anos, canais como GloboNews, BandNews e, a própria CNN Brasil, viram as suas receitas minguarem e a audiência reduzir drasticamente. O que de tão novo a CNBC Times Brasil planeja para romper essa inércia?

Nas informações divulgadas à imprensa, o plano de negócios parece bastante ambicioso e arrojado, mas não apresenta uma proposta de valor capaz de gerar diferenciação frente aos competidores mais consolidados do mercado e, ainda, fica difícil analisar como o fundador e os seus respectivos acionistas pretendem capturar valor a partir do novo canal de televisão. São muitos planos, promessas e adjetivos, mas ao que tudo indica, parecem contar com o bom e velho investimento publicitário em breaks de trinta segundos. Está parecendo notícia velha.

Enfim, agora é torcer pelo sucesso da CNBC Times Brasil e, verdadeiramente, que todos esses planos sejam concretizados, gerando resultados positivos para o mercado publicitário, para o jornalismo e para a sociedade brasileira como um todo! Parabéns ao Douglas Tavolaro pela iniciativa.

Daniel Aguado | linkedin.com/in/daniel-aguado

Leia outros artigos: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/opiniao/