A agência Lew’Lara\TBWA encerrou sua participação no El Ojo de Iberoamérica 2024 com um desempenho marcante, alcançando o melhor resultado de sua trajetória no festival. Sob a liderança de Marcia Esteves, CEO da agência, e de Rodrigo Tortima, como diretor executivo de criação, a equipe celebrou um total de 15 prêmios, sendo: 3 ouros e 3 pratas para No Ad, de Pague Menos; 3 pratas e 1 bronze para Over 30, em parceria com a Billboard Brasil; 1 prata e 2 bronzes para 50/50, de Camil, 1 bronze para Sensação Térmica da Urgência e 1 bronze para Help Plus, ambos da Cruz Vermelha São Paulo, além de 23 shortlists.
“Esse foi o melhor ano da história da agência no El Ojo, e estamos muito felizes. Tudo isso só é possível graças ao talento do nosso time, aos clientes que acreditam no nosso trabalho e à consistência que construímos ao longo dos anos. Prêmios são consequência de muito esforço e dedicação coletiva”, destacou Marcia Esteves.
O sucesso da Lew’Lara\TBWA em 2024 é fruto de um trabalho. Marcia Esteves enalteceu o impacto de levar marcas essencialmente brasileiras ao palco internacional: “Temos conseguido conquistar o primeiro prêmio internacional para as nossas marcas. É um orgulho muito grande”.
Um ano de conquistas e expectativas para 2025
O desempenho da Lew’Lara\TBWA no El Ojo reflete uma temporada de grandes resultados. Além do reconhecimento em Cannes – onde foi a oitava agência brasileira mais premiada – e no Festival do Clube de Criação, onde conquistou a quinta posição, 2024 marcou a consolidação de uma cultura organizacional pautada pela criatividade efetiva.
Rodrigo Tortima atribui os resultados a um trabalho contínuo de construção: “Estamos colhendo o que plantamos nos últimos anos. Esse é um processo que exige consistência, originalidade e o envolvimento de toda a agência. Estamos muito felizes”.
Para 2025, a agência está otimista, com projetos em andamento e a conquista de uma nova marca brasileira para a carteira de clientes da agência (será anunciada oficialmente no início do ano). Segundo Marcia Esteves, o foco continuará sendo a construção de marcas fortes, com criatividade como ferramenta central e conexão com as pessoas. “Prêmios são a consequência, a celebração do trabalho que só é reconhecido se feito por muitas mãos. Então, que venha 2025!”.
Os cases premiados foram:
- “No Ad”, para a rede de farmácias Pague Menos:
Em um cenário onde o sistema público de saúde enfrenta desafios significativos — como uma média de 38 minutos para respostas a emergências — muitos brasileiros recorrem a vídeos online para aprender técnicas de salvamento enquanto aguardam socorro. Atenta a essa realidade, a Pague Menos, uma das maiores redes de farmácias do país, fez a campanha “No Ad”, em parceria com a agência Lew’Lara\TBWA.
A iniciativa consiste em garantir acesso direto e imediato a vídeos de primeiros socorros no YouTube, eliminando qualquer interrupção causada por anúncios. Para isso, a agência mapeou os principais canais dedicados ao tema e negociou a desmonetização desses conteúdos, removendo totalmente os comerciais de abertura. Além disso, a Pague Menos comprou espaços publicitários estratégicos para bloquear anúncios que poderiam atrasar o acesso às informações críticas.
Essa campanha recebeu Leão de Ouro e Prata no Cannes Lions 2024, Estrela no Festival do Clube de Criação e agora, seis troféus no El Ojo de Iberoamérica 2024.
- “50/50” (Camil):
O arroz com feijão sempre foi um símbolo da culinária brasileira, mas, nos últimos anos, o consumo de feijão caiu mais de 50% no país, desafiando o equilíbrio tradicional desse prato icônico. Diante desse cenário, a Camil, em parceria com a agência Lew’Lara\TBWA, lançou a campanha “50/50”, que teve como objetivo resgatar a importância dessa combinação e impulsionar o consumo do feijão.
A estratégia começou com o lançamento do “Pack 50/50”, um produto inusitado que unia os dois grãos em uma só embalagem. De um lado, o pacote trazia feijão sobre o arroz; do outro, arroz sobre o feijão. A ideia era clara: destacar o eterno debate nacional sobre qual ingrediente deve vir por cima no prato.
Para amplificar a discussão, a campanha contou com a participação de dois influenciadores (Babu Santana e Pequena Lo), cada um defendendo um dos lados. O debate logo tomou conta das redes sociais, criando uma polarização leve e divertida entre os #TeamFeijãoPorCima e #TeamArrozPorCima. O tom bem-humorado da campanha gerou grande engajamento e colocou o arroz com feijão no centro das conversas do público.
A ação obteve resultados expressivos. Durante a campanha, as vendas de feijão cresceram 24,7%, aproximando o consumo do equilíbrio desejado pela marca. A ideia de “dividir para unir” não só trouxe impacto no comportamento dos consumidores, como também reforçou a conexão cultural com esse prato tão emblemático.
A campanha ganhou 1 troféu de Prata e 2 Bronzes no El Ojo de Iberoamérica, além de um troféu de prata no Effie 2024 e ganhou Estrela no Clube de Criação.
- “Over 30” (Billboard Brasil)
Em um Brasil onde o sucesso financeiro e a fama dominam as listas de jovens abaixo dos 30 anos, a realidade para muitas pessoas trans é muito diferente. O país segue liderando o vergonhoso ranking mundial de assassinatos de pessoas trans, com grande parte das vítimas entre 18 e 29 anos. A luta pela sobrevivência, por simples existência, tem sido a constante de uma população frequentemente negada pela sociedade. No entanto, uma importante iniciativa trouxe à tona uma nova perspectiva sobre o que significa alcançar o “sucesso” para pessoas trans. Em uma publicação histórica, a Billboard Brasil, em parceria com Lew’Lara\TBWA e Mynd, lançou o projeto Over 30, destacando 30 pessoas trans e travestis que romperam as barreiras da violência e do preconceito, superando as adversidades e chegando à marca dos 30 anos com conquistas significativas em suas vidas pessoais e profissionais.
O projeto não apenas celebrou as trajetórias de figuras como Pepita, Mel Gonçalves, Raquel, Lina Pereira e Laerte, mas também levou o debate sobre a vivência trans para além da bolha, fazendo com que a sociedade visse essas pessoas como figuras de relevância e impacto. Em um país onde a categoria de humanidade ainda é negada a muitas pessoas trans, iniciativas como a Over 30 transformam o conceito de sucesso, ressignificando-o e mostrando que, apesar das adversidades, a vida de pessoas trans e travestis não é apenas marcada pela violência, mas também pela resistência e pela conquista de espaços antes impensáveis.
A campanha também já foi consagrada com uma Estrela de Ouro, pelo Clube de Criação.
- “Sensação Térmica da Urgência” (Cruz Vermelha São Paulo)
A Cruz Vermelha São Paulo lançou a Sensação Térmica da Urgência, uma iniciativa que trouxe um novo índice climático para destacar a realidade enfrentada por pessoas em situação de rua durante o inverno. Desenvolvido em parceria com o laboratório de pesquisas climáticas da USP, o índice considera fatores como temperatura, vento, índice de massa corporal médio e condições de vestimenta dessas pessoas, apresentando uma sensação de frio ainda mais severa do que a habitual. A campanha, idealizada pela agência Lew’Lara\TBWA, foi divulgada em blocos de previsão do tempo na Record News e em plataformas como o ClimaTempo, utilizando o dado para chamar atenção à urgência da doação de agasalhos.
Com o objetivo de transformar um dado técnico em uma poderosa ferramenta emocional, a campanha buscou sensibilizar o público para a vulnerabilidade extrema enfrentada por aqueles que vivem nas ruas. O projeto, que contou com a colaboração dos professores doutores Leonardo M. Monteiro e Fabio Luiz Teixeira Gonçalves, conectou dados racionais à empatia, mobilizando doações essenciais para minimizar os impactos do frio e salvar vidas.
A campanha conquistou 1 troféu de Bronze no El Ojo 2024.
- Help Plus” (Cruz Vermelha São Paulo)
A Cruz Vermelha São Paulo lançou o Help Plus, a primeira plataforma de streaming de impacto social, criada pela agência Lew’Lara\TBWA. Diferente dos serviços tradicionais, o Help Plus é totalmente fictício, projetado para que as pessoas assinem, mas não assistam. O valor arrecadado com as assinaturas é integralmente destinado às ações humanitárias da instituição. Inspirado no hábito dos brasileiros de pagar por vários streamings sem consumir todo o conteúdo disponível, o projeto oferece uma abordagem criativa e irreverente para incentivar doações recorrentes. Para tornar a experiência ainda mais imersiva, foram criados 100 títulos de filmes fictícios, com capas e sinopses cômicas, reforçando o tom bem-humorado da iniciativa.
A campanha também incluiu um trailer irônico que imita a linguagem característica das plataformas de vídeo, destacando o propósito de transformar o ato de doar em algo moderno e relevante. Disponível no site oficial, o Help Plus reforçou a importância das contribuições mensais para sustentar os programas da Cruz Vermelha, sempre com o mesmo desfecho positivo: ajudar quem precisa.
Leia outras notícias:
https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/el-ojo/