Choveu Leão no Brasil e com todo mérito! No Cannes Lions 2025, o país se destacou na categoria Creative Commerce, que valoriza campanhas capazes de gerar vendas concretas e engajamento efetivo do público. O resultado? Sete troféus garantidos: 1 Leão de Ouro, 3 de Prata e 3 de Bronze.
No centro das atenções, Marcas como iFood, Mercado Livre, Mastercard, KFC, Brahma, Consul e Heineken se destacaram com ideias que não só conquistaram prêmios, mas também conquistaram o público. Por trás dessas campanhas de impacto, estão agências brasileiras que já são referência no mercado: DM9, GUT, MRM, Africa Creative DDB e Lepub. Além disso, um time internacional ajudou a transformar essas ideias em grandes resultados.
Seja com promoções em ossos de frango, maquiagem que vira forma de pagamento ou apps que ajudam a “sair com outros bares”, o Brasil mostrou que sabe transformar boas ideias em experiências de marca que realmente vendem. Confira os cases vencedores na categoria Creative Commerce abaixo:
iFood e DM9: Ouro com “Recipe for Growth” que reinventou o comércio digital B2B
O Leão de Ouro ficou com o case “Recipe for Growth”, desenvolvido para o iFood B2B pela agência DM9 São Paulo. A campanha revolucionou o segmento de food service e delivery ao posicionar o iFood como um parceiro essencial para o crescimento de pequenos e médios negócios.
A iniciativa buscou posicionar o iFood não apenas como plataforma de delivery, mas como um verdadeiro parceiro estratégico, oferecendo ferramentas e dados para ajudar restaurantes familiares a crescer e se profissionalizar. A campanha traduziu bilhões de dados sobre comportamento de consumo em recomendações personalizadas, orientando sobre o que cozinhar, quando repor estoque e como melhorar preços e promoções.
Essa abordagem baseada em dados trouxe resultados expressivos para os parceiros do iFood, que representam 64% do mercado de food service no Brasil — segmento onde mais da metade dos estabelecimentos fecha no primeiro ano devido a dificuldades de gestão. Com a solução “Recipe for Growth”, os restaurantes viram crescimento de até 40% nas vendas, evidenciando o potencial da tecnologia aliada à criatividade para transformar negócios tradicionais.
A equipe da DM9 São Paulo envolvida no projeto inclui diretores de criação, estrategistas, atendimento, produção e mídia, todos trabalhando em sintonia para entregar um case que combina criatividade e resultados.
Mercado Livre e GUT garantem Leão de Prata com “Coupon Rain”
O Mercado Livre, com a campanha “Coupon Rain”, assinada pela GUT São Paulo, levou um dos três Leões de Prata da categoria. A ação criativa utilizou dados meteorológicos para ativar cupons de desconto em tempo real nas cidades onde estava chovendo, transformando a chuva, normalmente vista como um obstáculo para o comércio, em uma oportunidade de engajamento e aumento de vendas.
A campanha transformou um evento cotidiano e muitas vezes incômodo em uma experiência interativa e relevante para o consumidor, com a oferta de cupons adaptados a cada localidade, criando uma ativação hipercontextual e escalável. A iniciativa contou com a produção da CDN São Paulo e a colaboração da ZETABE Powered by Mediabrands, que trabalharam para garantir a precisão dos dados e a performance da ação. Confira:
Mastercard e MRM São Paulo faturam prata com “Makeup Payment”
A Mastercard Brasil, em parceria com a MRM São Paulo, conquistou o Leão de Prata com a campanha “Makeup Payment”, que inovou ao transformar pedrarias de maquiagem corporal em meio de pagamento por aproximação durante o Carnaval de 2025.
O projeto usou tecnologia pré-paga Mastercard integrada a pedrarias equipadas com chip para permitir transações rápidas e seguras, sem necessidade de cartão ou celular. Além da inovação tecnológica, a campanha contou com influenciadores como Thiago Pantaleão, Thayná Fávero e a influencer virtual Lu do Magalu para amplificar o engajamento. Confira:
A equipe da MRM São Paulo que desenvolveu o case inclui o CEO Fábio Souza, o CCO Douglas Kozonoe, diretores de criação Guilherme Medici, Renato Takahashi e Roger Yonaha, além dos estrategistas Márcia Aguirre e Rafael Bouhid, entre outros profissionais de atendimento, produção e mídia.
KFC e DM9 São Paulo: prata com “Prize on the Bone”
A DM9 São Paulo levou mais um Leão de Prata com o case “Prize on the Bone” para o KFC. A campanha resgatou o clássico “sorvete premiado”, mas de forma inovadora, gravando a frase “Você ganhou um sorvete” a laser nos ossos das coxas de frango do KFC.
Foram produzidos 3.000 ossos premiados, que circularam pelos restaurantes do KFC em São Paulo. A campanha gerou grande engajamento espontâneo nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde se tornou trending topic em menos de 24 horas, com mais de 10 milhões de visualizações orgânicas. A ativação não só promoveu o novo sorvete da rede, um produto até então pouco conhecido do público brasileiro, como também reforçou o vínculo emocional ao resgatar uma memória afetiva da cultura popular. Confira:
Brahma e Africa Creative DDB: Bronze com “Trash Talk Codes”
A Brahma recebeu o Leão de Bronze com a campanha “Trash Talk Codes”, assinada pela Africa Creative DDB São Paulo. A ação transformou uma provocação entre jogadores de futebol em uma ação de marketing. Durante uma partida entre Cruzeiro e Mirassol, os atletas Dudu e Reinaldo protagonizaram uma conversa aparentemente casual, que, ao ser analisada por um especialista em leitura labial, revelou códigos promocionais para cupons de desconto no app Zé Delivery.
A campanha, que teve produção da Pilula Filmes e trilha da Satelite Audio, engajou torcedores ao transformar a curiosidade natural por “ler os lábios” em uma interação direta com a marca, unindo paixão nacional e marketing criativo. Confira:
Consul Appliances e DM9: Bronze com “Efficient Way to Pay”
Outra campanha premiada com Leão de Bronze foi “Efficient Way to Pay”, da Consul Appliances, desenvolvida pela DM9 São Paulo. O case inovou ao permitir que consumidores trocassem a economia gerada na conta de luz por créditos para comprar eletrodomésticos mais eficientes.
O programa promove a renovação do parque de eletrodomésticos no Brasil, ainda marcado por modelos antigos e de alto consumo, e incentiva escolhas mais conscientes. Ao integrar dados de performance energética com um sistema inteligente de fidelização, a iniciativa beneficia o bolso do consumidor e contribui para o uso responsável dos recursos naturais. A campanha se destaca por tornar visível o impacto positivo de decisões cotidianas, conectando tecnologia, consumo e sustentabilidade em uma experiência concreta de transformação. Confira o vídeo:
Heineken e Lepub: Bronze com “Bar Dating – Powered by HEI!”
A Heineken conquistou um Leão de Bronze em Creative Commerce com a campanha “Bar Dating – Powered by HEI!”, desenvolvida pela Lepub São Paulo em parceria com equipes internacionais de Milão, Paris e Amsterdã.
A ação apresentou o Hei App, aplicativo criado para incentivar consumidores a saírem da rotina e explorarem novos bares em São Paulo, como se fosse um “Tinder dos bares”. Com o mote “Talvez seja hora de sair com outros bares”, a Heineken usou humor e tecnologia para conectar jovens a novas experiências urbanas.
Baseada em pesquisa com a Geração Z e Millennials, a campanha identificou o desejo de sair da zona de conforto, mas também a dificuldade de colocar isso em prática. O aplicativo oferece curadoria de bares, sugestões personalizadas, criação de eventos e promoções exclusivas de Heineken.
Segundo Elbert Beekman, gerente de Marketing sênior da marca no Brasil, o Hei App surgiu quando percebemos que os consumidores estão abertos a novas experiências, mas têm dificuldade de colocá-las em prática. Queremos incentivá-los a descobrir mais bares e explorar a cena paulistana de forma leve e divertida, com a curadoria e conteúdos que a Heineken pode oferecer. Confira:
Entre as equipes internacionais e nacionais envolvidas estão: Dentsu Creative São Paulo, Prodigious Milão, Dahouse Audio São Paulo, KPVA São Paulo, Sizzer Amsterdã, Wanda Productions Paris, Red Star Milão, Inc PR Agency Milão, Lema+ São Paulo, NSS Factory Milão, The Romans Amsterdã, Atenas.AG São Paulo, Círculo CRM São Paulo e Lepub Amsterdã. Essa colaboração global exemplifica como o Brasil atua conectado ao mercado mundial.
O Marcas pelo Mundo segue em transmissão ao vivo direto do Cannes Lions 2025, o maior festival global de criatividade publicitária. Fique por dentro de todas as novidades, prêmios e destaques com a gente!
A cobertura do Marcas pelo Mundo no Cannes Lions 2025 é patrocinada por Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.
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