Cannes Lions 2025 – Lew’Lara\TBWA leva Leão de Prata com campanha contra o racismo estrutural

Cannes Lions 2025 - Lew’Lara\TBWA leva Leão de Prata com campanha contra o racismo estrutural
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

O Brasil segue colecionando prêmios no Cannes Lions 2025. Na categoria Entertainment Lions for Sport, voltada a ideias criativas que usam o esporte como plataforma de conexão, o país conquistou dois Leões: Prata para a Lew’Lara\TBWA com a campanha “Running in Fear”, criada para a Alma Preta, e Bronze para a Talent, com “The Fan Remote”, desenvolvida para a Claro.

A campanha “Running in Fear” também conhecida como “Corredor em Perigo”, criada pela Lew’Lara\TBWA para a Alma Preta, recebeu o merecido Leão de Prata, consolidando uma das mensagens mais importantes e urgentes do Brasil contemporâneo: a denúncia do racismo estrutural que afeta a população negra, inclusive no esporte e nas atividades cotidianas.

Inspirada pela frase racista que ainda ecoa no país, “homem branco correndo é atleta, homem negro correndo é suspeito”, a campanha levou o corredor profissional Weslley Caitano a participar de uma das maiores provas de rua do Rio de Janeiro usando um colete à prova de balas. Esse símbolo visual forte representa a dura realidade de muitos negros brasileiros, que vivem sob constante ameaça e medo de violência simplesmente por existirem em espaços públicos.

A ação, que rapidamente ganhou repercussão nacional e internacional, viralizou nas redes sociais, gerando mais de 96 milhões de impressões e forte cobertura da mídia. O impacto ultrapassou o campo da comunicação, conquistando o apoio do Ministério da Igualdade Racial e chamando atenção até na sede da ONU, onde o debate sobre racismo e violência ganhou voz.

Mais do que um trabalho publicitário, “Corredor em Perigo” tornou-se um manifesto social potente, capaz de mobilizar a sociedade e impulsionar um projeto de lei para endurecer as punições contra crimes racistas em locais públicos e acelerar o andamento de processos judiciais. Confira o filme da campanha:

Já a Talent foi premiada com o “Controle da Fiel”, uma ação de escuta ativa nas redes sociais. A Claro criou um controle remoto com um botão exclusivo que leva direto para a transmissão dos jogos do Corinthians, resolvendo a dúvida frequente dos torcedores: “Onde vai passar o jogo?”

A edição limitada do “Controle da Fiel”, foi enviada a fãs que comentaram sobre isso online, reforçando o vínculo da marca com o comportamento do público e seu compromisso com inovação e experiência. Confira a vídeo da campanha:

 


Com criatividade e propósito, Brasil mostra mais uma vez por que é referência no uso do esporte como ferramenta de transformação.

A cobertura do Marcas pelo Mundo em Cannes tem o patrocínio de Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp