O Cannes Lions 2025 viveu uma reviravolta importante ao reconhecer oficialmente a agência brasileira Droga5 São Paulo como autora criativa da campanha “Real Beauty Redefined for the AI Era”, que conquistou o Grand Prix na categoria Media Lions. Com essa atualização, o Brasil soma mais um Grand Prix, totalizando seis prêmios do festival.
Inicialmente, o crédito pela campanha havia sido atribuído exclusivamente à Mindshare Nova York, responsável pela execução da mídia. Porém, após uma reivindicação formal da Droga5 São Paulo, que também participou da criação da ideia, o festival atualizou a ficha técnica para incluir a agência brasileira como coautora da peça. Além disso, o país foi acrescentado no campo de localização (Location), corrigindo o registro que antes indicava apenas os Estados Unidos.
Segundo a Droga5, a Mindshare Nova York intercedeu a favor da agência brasileira, fornecendo as informações necessárias para comprovar sua participação criativa. A campanha premiada com o Grand Prix de Media é uma continuação do projeto global “The Dove Code”, criado pela Droga5 São Paulo (quando ainda era chamada Soko) para a Unilever, celebrando os 20 anos do movimento “Real Beleza” da marca Dove. Confira o case da campanha “Real Beauty Redefined for the AI Era”:
Nesta edição do festival, o case também recebeu reconhecimento no prêmio de Sustainable Development Goals, reforçando sua relevância social e ambiental.
Em comunicado, a Droga5 São Paulo ressaltou que a atualização dos créditos representa a justiça criativa para os profissionais brasileiros envolvidos no projeto, que desde quarta-feira vinham reivindicando sua autoria. A agência faz parte do grupo Accenture Song e destacou que, apesar de constar inicialmente apenas como “additional company” na inscrição, a criação da ideia e a participação da equipe brasileira sempre estiveram presentes nas versões do case.
Confira o comunicado oficial da Droga5 São Paulo:
“O case ‘Dove Real Beauty Redefined for the AI Era’, inscrito pela Mindshare e premiado com o Grand Prix em Media no Cannes Lions 2025, faz parte da campanha global ‘The Dove Code’, criada pela Droga5 São Paulo em celebração aos 20 anos da plataforma ‘Beleza Real’, de Dove. Aguardamos a atualização oficial por parte da organização do festival, solicitada pelas duas agências, já que houve um erro na ficha de inscrição, que indicou a Droga5 como ‘additional company’, em vez de agência criativa da campanha. Ambas as versões foram inscritas com os mesmos profissionais, reforçando que se trata de uma localização feita pela Mindshare New York de uma campanha criativa desenvolvida pela Droga5 São Paulo.”
O Marcas pelo Mundo segue em transmissão ao vivo direto do Cannes Lions 2025, o maior festival global de criatividade publicitária. Fique por dentro de todas as novidades, prêmios e destaques com a gente!
A cobertura do Marcas pelo Mundo no Cannes Lions 2025 é patrocinada por Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.
Mais informações e notícias em:
https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/