Na edição de 2025 do Cannes Lions International Festival of Creativity, o Brasil foi protagonista na categoria Sustainable Development Goals (SDG) ao conquistar quatro Leões: um Grand Prix, um Ouro, uma Prata e um Bronze.
A grande conquista veio com o Grand Prix para a campanha “The Amazon Greenventory”, criada pela Africa Creative DDB São Paulo para Natura e Instituto Natura, com suporte técnico da startup de inovação ambiental Bioverse. A ação utilizou drones equipados com inteligência artificial para realizar o maior inventário aéreo já feito na Floresta Amazônica, reunindo dados inéditos sobre biodiversidade e conservação.
Ao lado da Natura, o Grupo Boticário também se destacou com o Leão de Ouro, graças à campanha “Research My Body”, desenvolvida pela GUT São Paulo. Lançada no Dia Internacional da Mulher, a ação marcou a inauguração do Centro de Pesquisa da Mulher, iniciativa pioneira voltada exclusivamente para estudos científicos sobre o corpo feminino.
As campanhas completam um ciclo de premiações que ainda inclui a Prata para “The Dove Code”, criada pela Droga5 São Paulo para Dove, e o Bronze para “SOS Bees”, da Africa Creative DDB para a AB InBev. Saiba mais:
Grand Prix: Natura transforma drones em aliados da floresta
A campanha “The Amazon Greenventory” é resultado de uma aliança entre Natura, Instituto Natura e a startup Bioverse, especializada em mapeamentos ambientais com tecnologia de ponta. A ideia era ousada: criar um inventário florestal aéreo da Amazônia utilizando drones com sensores avançados e inteligência artificial para identificar, classificar e mapear espécies de árvores e suas condições.
A ação gerou não apenas dados inéditos sobre uma das regiões mais complexas e ameaçadas do planeta, mas também visibilidade para uma nova forma de fazer ciência aplicada à sustentabilidade. A campanha reforça o papel da Natura como uma das empresas mais comprometidas com a proteção da biodiversidade e com a inovação ecológica. Confira:
Produzida com suporte da Halley Sound e da Zaine Filmes, a campanha também impactou pelo storytelling visual e pela narrativa emocional, revelando imagens surpreendentes da floresta captadas pelos drones e reforçando o compromisso com a preservação ativa.
” A Natura tem como meta ser uma empresa regenerativa até 2050, com impactos positivos para as pessoas, a natureza e a sociedade. Projetos como esse promovem um impacto ambiental, mas também social, a partir do momento em que são capacitadas as comunidades locais com inovação e tecnologia para que possam fazer uso sustentável dos recursos da Amazônia e prosperarem em seus negócios”, disse Rômulo Zamberlan, diretor de pesquisa avançada da Natura.
Ouro para o Grupo Boticário: a ciência precisa do corpo feminino
O Grupo Boticário conquistou o Leão de Ouro na categoria Sustainable Development Goals com a impactante campanha “Research My Body”, criada pela GUT São Paulo. Lançada no Dia Internacional da Mulher, a campanha marca a estreia do Centro de Pesquisa da Mulher, uma iniciativa inédita que propõe uma reestruturação profunda na forma como a ciência trata o corpo feminino.
Historicamente, a maioria dos estudos científicos foi baseada em corpos masculinos, desconsiderando as especificidades hormonais, fisiológicas e emocionais das mulheres. A campanha surge justamente para romper com essa lógica, propondo um novo olhar, mais inclusivo e representativo.
“Research My Body” é parte do movimento #PesquiseMeuCorpo e teve produção da Vetor Zero. O filme é protagonizado por Deborah Secco, Isabelle Drummond e Zezé Motta, que aparecem em exames de imagem — uma metáfora visual poderosa que enfatiza o direito das mulheres ao conhecimento sobre seus próprios corpos. Confira:
A premiação com o Leão de Ouro consagra o compromisso da marca com pautas sociais relevantes e reforça sua liderança no setor de beleza com propósito.
“Queremos despertar reflexões profundas na sociedade em prol de um mundo mais diverso e inclusivo e que coloque as mulheres as mulheres em posição de protagonismo sempre com a representatividade que realmente merecem. Hoje, nosso chamado é para que as mulheres sejam protagonistas da ciência”, complementa Renata Gomide, chief marketing officer do Grupo Boticário.
O Centro de Pesquisa da Mulher foi pensado para se tornar uma referência global em conhecimento científico sobre o corpo feminino. A estrutura contará com parceiros nacionais e internacionais — o primeiro deles é o Hospital Albert Einstein — e atuará em quatro frentes principais:
-
Pesquisa científica sobre ciclos femininos, microbiota, alterações hormonais e saúde integral da mulher;
-
Educação e capacitação de profissionais e pesquisadores para ampliar a presença feminina na ciência;
-
Desenvolvimento de produtos baseados nas diferentes fases da vida da mulher, como puberdade, maternidade e menopausa;
-
Uma abordagem holística do bem-estar, que valorize os múltiplos aspectos da experiência feminina.
Prata e Bronze reforçam força criativa brasileira
Além do Grand Prix e do Ouro, o Brasil conquistou mais dois Leões na categoria SDG:
-
Leão de Prata:
“The Dove Code” – Dove
Criada pela Droga5 São Paulo, parte da Accenture Song, a campanha desafiou os padrões de beleza artificial gerados por IA. O filme, embalado por uma nova versão da música “Pure Imagination”, mostra como os algoritmos têm reforçado estereótipos visuais e propõe um novo código de beleza mais inclusivo.
-
Leão de Bronze:
“SOS Bees” – AB InBev
Criada pela Africa Creative DDB, a ação transformou o app de vendas da plataforma BEES em uma rede emergencial para apoiar bares afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O projeto contou com o apoio de ONGs ambientais e teve produção da Satelite Audio e da All Set Comunicação.
A performance brasileira em Sustainable Development Goals no Cannes Lions 2025 é reflexo da maturidade e da responsabilidade de suas marcas diante de questões sociais e ambientais. As campanhas premiadas vão além da comunicação e se apresentam como projetos com impacto mensurável e visão de longo prazo. No total, a categoria recebeu 46 cases no shortlist, com 7 finalistas brasileiros.
O Marcas pelo Mundo segue em transmissão ao vivo direto do Cannes Lions 2025, o maior festival global de criatividade publicitária. Fique por dentro de todas as novidades, prêmios e destaques com a gente!
A cobertura do Marcas pelo Mundo no Cannes Lions 2025 é patrocinada por Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.
Mais informações e notícias em:
https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/