No festival Cannes Lions 2024, Cecília Alexandre, diretora sênior de marketing da Heineken, foi jurada da categoria de Brand Experience. Com uma carreira sólida e vasta experiência, Cecília compartilhou suas impressões sobre o processo de julgamento das peças, em entrevista realizada diretamente de Cannes com a jornalista Elisangela Peres.
Para Cecília, a jornada de julgamento começou muito antes de sua chegada ao festival. Durante um mês e meio, ela dedicou-se a avaliar cuidadosamente os cases submetidos, reservando tempo para garantir uma análise criteriosa. Ao desembarcar em Cannes, acreditava ter as suas ideias definidas, mas foi surpreendida pela riqueza das trocas entre os nove jurados, provenientes de diferentes partes do mundo e com backgrounds diversos. Essa diversidade enriqueceu o processo, tornando-o ainda mais valioso.
A jurada brasileira afirmou que sai de Cannes diferente. O processo de julgamento foi um exercício constante de humildade, ajudando-a a eliminar ideias pré-concebidas. As discussões e trocas de conhecimento com grandes nomes da indústria transformaram seu olhar sobre a criatividade, que evoluiu.
Falando sobre os resultados do Brasil, Cecília destacou o desempenho notável do país no festival. O Brasil sempre tem um grande destaque em Cannes, e nesta edição não foi diferente. O país inscreveu 191 trabalhos; 29 trabalhos entraram para o shortlist e o Brasil conquistou 8 Leões, sendo 2 de Ouro, 3 de Prata e 3 de Bronze.
Para Cecília Alexandre, a relevância e a energia pulsante do país são evidentes. Comparando os cases brasileiros com os de outras regiões do mundo, ela ressaltou que não existe certo ou errado, mas sim o que se conecta efetivamente com a marca. As discussões focaram nos objetivos das ideias, sua singularidade e os resultados alcançados. O case que conquistou o Grand Prix exemplificou isso, ao transformar um desafio de negócio específico em uma campanha bem-humorada, gerando engajamento e resultados excepcionais, especialmente em vendas.
Cecília também comentou sobre o crescimento da categoria de Brand Experience. Essa área tem ganhado destaque devido à sua capacidade de gerar lembrança e criar vínculos especiais entre consumidores e marcas. A executiva acredita nos três Vs: verdade, velocidade e vivência. Segundo Cecília, a verdade é fundamental, pois a campanha deve ser verdadeira e conectada à realidade da marca. A velocidade é crucial nos dias de hoje, uma vez que as campanhas precisam acompanhar o ritmo da cultura. Por último, a vivência é essencial, pois traz a experiência e a conexão que fazem a diferença.
Assista:
Conheça os cases brasileiros que ganharam troféus em brand experience: https://marcaspelomundo.com.br/cobert…
O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.
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