O mercado brasileiro brilhou no Cannes Lions 2024, conquistando seis Leões em PR, incluindo um Ouro, duas Pratas e três Bronzes. As campanhas vitoriosas foram lideradas por grandes nomes: AlmapBBDO com “Gerações”, GUT SP com “Grad in black” para Vult Cosméticos, Africa Creative com “Feito de Futuro” para o Itaú, e BETC Havas com “Desconto de Gênero” para o Santander.
Confira as campanhas brasileiras que ganharam a categoria PR:
“VW 70 Anos” – Volkswagen
A campanha “VW 70 Anos” da Volkswagen, criada pela AlmapBBDO, foi premiada com Leão de Ouro, Prata e Bronze na categoria PR. A campanha reviveu Elis Regina em um dueto virtual com sua filha, Maria Rita, utilizando avançada tecnologia de deepfake de IA. Celebrando os 70 anos da Volkswagen no Brasil, a iniciativa destaca os veículos elétricos da marca, usando a música “Como Nossos Pais”, um hino cultural que ressoa profundamente com os brasileiros e reflete sobre a continuidade em meio à mudança. O filme homenageia diferentes gerações de carros e pessoas que fizeram parte da história da Volkswagen no Brasil e mostra que os próximos 70 anos já começam repletos de inovação.
Confira vídeo da campanha:
Respeita Meu Cabelo – Vult
A campanha “The Value of Time” do Itaú, desenvolvida pela Africa Creative DDB de São Paulo, foi premiada com um Leão de Bronze na categoria PR no Cannes Lions. Conhecida no Brasil como “Feito de Futuro”, a campanha destacou-se pelo ousado uso de uma estratégia de co-criação com Madonna, desafiando as expectativas do setor financeiro e organicamente provocando uma ampla discussão cultural sobre o valor do tempo e o etarismo em um mundo efêmero.
Com o objetivo de capturar a atenção do público e gerar engajamento contínuo, a estratégia do Itaú envolveu ações de PR desde o teaser até o lançamento e o aguardado show de Madonna no Brasil. A parceria com a icônica cantora simbolizou a mensagem de valorização do tempo, alinhando a imagem do banco com a de uma artista que se reinventa constantemente e permanece relevante há décadas.
Em um momento de rápida transformação digital no setor financeiro, marcado pelo crescimento das fintechs, o Itaú enfrentou o desafio de celebrar seus 100 anos de história. A campanha, que utilizou a música “VOGUE” pela primeira vez em uma peça publicitária, culminou com o show no Rio de Janeiro, reunindo cerca de 1,6 milhão de pessoas. A execução da campanha incluiu fases de mistério, curiosidade e especulação, envolvendo influenciadores digitais e uma abordagem nas redes sociais.
Confira vídeo da campanha:
Confira vídeo da campanha:
O Marcas pelo Mundo está presente fazendo uma cobertura ao vivo do Festival Cannes Lions 2024, o maior e mais influente evento global da indústria criativa, trazendo todas as novidades e insights diretamente do evento. Os leitores podem acompanhar tudo pelo Instagram em @marcaspelomundo.eli ou acessar o site para mais detalhes e informações exclusivas sobre as premiações e os destaques do festival.
O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.
Leia outras matérias sobre o Festival Cannes Lions:
https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/