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Cannes Lions 2024: GUT São Paulo ganha GP de Media, com campanha do Mercado Livre

Cannes Lions 2024 GUT São Paulo ganha GP de Media, com campanha do Mercado Livre

A campanha “Handshake Hunt”, no brasil conhecida como “Tá na Mão”, criada pela GUT São Paulo para o Mercado Livre, conquistou o Grand Prix de Media no Cannes Lions 2024. A campanha trouxe um novo uso para a televisão dentro da publicidade durante a temporada de Black Friday, um dos eventos de maior concorrência no varejo.

“Handshake Hunt” introduziu uma forma criativa de usar a televisão para a marca, fugindo da competição intensa durante a Black Friday. Ao transformar os apertos de mão durante a programação da Globo em conteúdo de marca para o Mercado Livre, por meio de uma integração e parceria inédita com a rede de televisão, a campanha alcançou dois objetivos importantes: capturar a atenção do público e enriquecer significativamente a experiência geral dos telespectadores.

Confira vídeo do “Handshake Hunt” da GUT São Paulo para o Mercado Livre:

A Black Friday é o evento de varejo com o maior volume de vendas do ano no Brasil. Segundo uma pesquisa da Octadesk, 73% dos brasileiros preferem fazer compras online, especialmente atraídos pelos descontos. Conforme a Conversion, 90,5% da população pretende fazer compras nesse período, marcando um aumento de 9% em relação ao ano anterior. No entanto, todas as marcas anunciam seus descontos tradicionais da mesma forma: nos intervalos comerciais da TV. A televisão é o meio com maior penetração entre a população brasileira, gerando uma verdadeira luta pela atenção dos consumidores.

Cannes Lions 2024 GUT São Paulo ganha GP de Media, com campanha do Mercado Livre

Em vez de competir por espaço durante os intervalos comerciais lotados, a GUT São Paulo adotou uma abordagem única com o “brand-promo-content”. A agência escolheu os apertos de mão, presentes no logotipo do Mercado Livre, para representar um aspecto importante da campanha. O intuito era que os espectadores desbloqueassem cupons de desconto ao rastrearem os apertos de mão que aparecem frequentemente em programas de TV. Foram rastreados mais de 2.000 desses apertos durante a programação da TV Globo, e cada um foi emparelhado com um código QR exclusivo. Confira:

Para manter a empolgação durante 45 dias consecutivos, os cupons melhoraram à medida que a Black Friday se aproximava. A emoção real veio ao oferecer esses cupons de desconto em momentos inesperados por um tempo muito limitado, criando uma corrida cada vez que um cupom era liberado.

Apesar do mercado estar passando por uma das piores Black Fridays da história brasileira, a campanha “Handshake Hunt” resultou na melhor Black Friday da história do Mercado Livre. A campanha alcançou 80 milhões de pessoas e gerou 7,8 bilhões de impressões. Ela aumentou significativamente a presença da marca, com um aumento de 5 pontos percentuais na conscientização de marca, colocando o Mercado Livre em primeiro lugar na sua categoria. Além disso, a consideração da marca cresceu 7 pontos percentuais em comparação ao ano anterior.

A campanha também impulsionou um aumento de 14% nas sessões do aplicativo e do site durante o mesmo período em relação ao ano anterior. As vendas no dia da Black Friday aumentaram 80%, e considerando todo o mês, houve um aumento de 39% em relação ao ano anterior. As transações subiram 27%, e o uso de cupons explodiu com um aumento de 283% em comparação ao ano anterior.

O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.

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