O TikTok lançou, para promover a transparência e o uso responsável de Inteligência Artificial, uma campanha que visa ajudar a comunidade a entender melhor a origem dos conteúdos em sua plataforma. Com filme produzido com a ajuda de AI, a plataforma mostra ao público suas ferramentas desenvolvidas para ajudar as pessoas a navegar por conteúdos produzidos a partir da tecnologia.
O vídeo mostram ao usuário como localizar os rótulos de IA nos conteúdos, que podem ser aplicados por criadores e marcas usando ferramentas da plataforma. O objetivo é incentivá-los a interagir de forma consciente com o conteúdo que encontram. Além disso, o próprio TikTok busca realizar a rotulagem automática de conteúdos gerados por ferramentas da própria plataforma ou importados de outras. “A IA Generativa é um marco na criação de conteúdo pois permite explorar caminhos criativos como nunca antes. No entanto, também pode confundir os usuários se eles não souberem que foi algo gerado por esta tecnologia”, explica André Marques, Líder de Branding e Criação nas Américas. “Essa campanha foi criada para que as pessoas dediquem alguns segundos a entender como lidar com a IA Generativa e navegar de forma segura, observando rótulos e denunciando conteúdos não identificados”, destaca.
A campanha, desenvolvida com a consultoria da WITNESS, também incentiva os usuários a denunciar conteúdo que pareça gerado por IA e não esteja devidamente rotulado. Isso pode ser feito ao pressionar e segurar o dedo na tela, clicando, em “reportar” e seguindo as instruções. O conteúdo reportado será revisado pelo time de moderação, que poderá, então, tomar as medidas necessárias de acordo com as Diretrizes de Comunidade do TikTok, especialmente as que delimitam o conteúdo gerado por IA.
Em maio, o TikTok se tornou a primeira plataforma de compartilhamento de vídeo a usar a tecnologia Content Credentials da Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA). Isso permite que o TikTok rotule automaticamente alguns conteúdos gerados por IA que foram criados em outras plataformas. À medida que o TikTok aperfeiçoa suas políticas e melhora a detecção de IA, também faz parcerias com especialistas em educação midiática para ajudar a comunidade a entender e lidar com a IA de forma responsável. Em fevereiro de 2024, uniu forças com grandes empresas de tecnologia, comprometendo-se a combater o uso enganoso da IA em eleições. Já em maio, o TikTok também aderiu à C2PA e à Content Authenticity Initiative (CAI) para começar a promover a adoção do Content Credentials, uma ferramenta que ajuda as plataformas a rotularem mais facilmente conteúdo gerado por IA.
Confira o vídeo da campanha no TikTok:
@TikTok Aprenda sobre conteúdo gerado por IA com o TikTok.
Leia mais notícias: