MarcasPeloMundo_branco

Sebrae cria campanha para valorizar o afroempreendedorismo no Brasil

Visando reverter a percepção das pessoas quando escutam a expressão "o negócio está preto", Sebrae apresenta campanha.

Visando reverter a percepção das pessoas quando escutam a expressão “o negócio está preto”, tão frequentemente associada como algo obscuro e difícil, semelhante a outras expressões como “mercado negro” e “a coisa tá preta”, o Sebrae apresenta campanha para destacar a força e importância do empreendedorismo negro.

No Brasil, apesar de serem maioria, os empreendedores afrodescendentes são os que enfrentam maior dificuldade para abrir e manter seus negócios. A comunicação, idealizada e criada apenas por colaboradores negros da agência Moringa, visa dar um novo sentido ao termo, destacando que “Se o negócio tá preto, tá fazendo a diferença”. A campanha se destina a conversar diretamente com a comunidade negra do ponto de vista positivo e motivacional, transmitindo a mensagem de que “se a coisa tá preta, a coisa tá boa”.

Além disso, a ideia é abordar outros públicos, que não necessariamente pertencem a etnia, buscando educar, inspirar e trazer dados relevantes que evidenciam a importância do principal público empreendedor no Brasil hoje, o afroempreendedorismo,  do qual – segundo dados da própria entidade – movimenta cerca de R$ 2 trilhões no País e 54% dos empreendedores são negros. O tema será abordado de forma ampla e consistente, pautado em alcançar empreendedores negros e dar visibilidade à causa, assim como promover as empresas afroempreendedoras e apoiá-los em seus principais desafios, por meio de conteúdos informativos e ações práticas.

Com foco nas redes sociais como TikTok e Instagram, além do Sebrae Conecta, a campanha se desdobrará em diversas ações, incluindo a ampliação do engajamento por meio de influenciadores negros, como Nina Silva, Jacira Doce, Hisan Silva e Maurício Bahia. Além disso, a comunicação destacará histórias reais de empresários negros Sebrae, haverá conversas sobre afroempreendedorismo, a criação do “Território Afroempreendedor” para reunir negócios da comunidade em um ambiente digital e a disponibilização de conteúdos de apoio específicos.

Segundo a CEO da Moringa, Rianni Bertoldo, “É uma característica da Moringa trazer ideias inovadoras para os nossos clientes. E essa iniciativa junto do SEBRAE é histórica por vários motivos. A estratégia e criação desta campanha foi desenvolvida exclusivamente por colaboradores negros. Com um movimento inédito e necessário, nossa proposta é criar um impacto real, por meio de conteúdos diversos e autênticos, para que essa expressão negativa seja sinônimo de sucesso e prosperidade a esses empresários.”

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/sebrae-lanca-o-movimento-ser-positivo-transforma/

https://marcaspelomundo.com.br/