A Mastercard realizará uma ação especial durante as quartas de final da CONMEBOL Libertadores masculina, para valorizar o futebol feminino, destacando estatísticas e conquistas das jogadoras em LEDs de campo e em momentos que o público consome o futebol masculino, como: “Quer gritar gol? Futebol feminino tem +45% de chance” e “Quer ver gol? Futebol feminino tem a média de 4 gols por jogo”.
A ação surgiu de um insight: o menor reconhecimento do futebol feminino se baseia na falsa crença de que a modalidade tem qualidade inferior. Por isso, o intuito da campanha é trazer fatos e dados para combater este mito. Os dados a serem mostrados nos jogos dos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro, no Brasil e na Argentina, evidenciam a importância do futebol feminino e o protagonismo nos números da competição, como por exemplo: A maior goleada da CONMEBOL Libertadores é feminina; Em jogos do futebol feminino, acontecem mais hat tricks (Tripletes); O time que venceu mais vezes a CONMEBOL Libertadores Feminina é brasileiro.
Com o mote “Ter o reconhecimento merecido: não tem preço”, a ação nomeada “Fatos em Campo” foi criada pela WMcCANN e implementada pela McCANN Argentina nos jogos que acontecem lá, e será exibida ao vivo para milhões de pessoas na televisão e nas arquibancadas, aproveitando a repercussão do confronto entre grandes clubes da América do Sul para amplificar a mensagem. “A Mastercard trabalha constantemente para ampliar o protagonismo das mulheres no esporte e na sociedade como um todo. Ao aumentar a visibilidade das atletas mulheres em jogos dos times masculinos com base em dados concretos, combatemos estigmas, reforçamos a importância da equidade de gênero nas competições e impulsionamos a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa”, afirma Taciana Lopes, VP Sênior de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil.
A campanha também se desdobra nas redes sociais e canais digitais da Mastercard, onde será possível conhecer outros dados relevantes do futebol feminino e acessar a agenda da CONMEBOL Libertadores Feminina 2025. Em parceria com a Globo, a marca trará na transmissão estatísticas e outros dados que valorizam o futebol feminino, além de falas dos comentaristas relacionando momentos do jogo a grandes feitos das atletas. As ativações ainda incluem entregas em rádio, aplicativo One Football, redes sociais, GE Digital e a participação de influenciadoras como Carolixas e Mari Spinelli ampliando a força da mensagem e seu alcance junto ao público. “Nosso papel também é criar ações com impacto real. A ‘Fatos em Campo’ nasce da observação de que os números não mentem: as mulheres entregam tanto quanto os homens em campo. E é hora de o público reconhecer isso”, comenta Dani Ribeiro, CCO da WMcCANN.
Ao evidenciar os números do futebol feminino em um ambiente majoritariamente masculino, a Mastercard reforça seu compromisso com a igualdade de gênero e com o protagonismo das mulheres no esporte. Muito além de patrocinar campeonatos, a Mastercard tem no esporte uma de suas principais plataformas para conectar pessoas às suas paixões e, ao mesmo tempo, promover transformação social. É nesse encontro entre paixão e propósito que a empresa reforça sua estratégia de marketing: usar o poder do futebol para ampliar vozes que merecem ser ouvidas, gerando impacto positivo.
A Mastercard Brasil atua desde 2022 para mudar a narrativa do futebol feminino. Através de campanhas como ‘Elas em Campo’ e ‘Ídolas não reconhecidas’, a marca busca resolver uma lacuna histórica, garantindo o devido reconhecimento às atletas e incentivando o esporte para futuras gerações. As ações reforçam a mensagem de que o futebol feminino tem história, talento e um futuro promissor.
O apoio ao esporte feminino faz parte da estratégia global da Mastercard há mais de 25 anos, com investimentos em futebol, tênis, golfe e rugby, além de patrocínio direto a atletas e instituições. No Brasil, a empresa também participa do Pacto Pelo Esporte, que busca tornar o ambiente esportivo mais justo e seguro para investidores e atletas. E o compromisso não se limita ao marketing: internamente, aproximadamente 50% da liderança da Mastercard é composta por mulheres, reflexo da prioridade da companhia em promover diversidade e equidade em todos os níveis. A CONMEBOL Libertadores Feminina tem início previsto para 2 de outubro, com 3 times representando o Brasil na competição. O país é o maior vencedor da história do torneio, com 13 títulos em 16 edições.
Ficha Técnica:
Agência: WMcCANN
Cliente: MASTERCARD
Produto: Débito
Nome da campanha: Fatos em Campo
Time do Cliente: Taciana Lopes, Leandro Simões, Naíla Almeida, Jade Sabba e Ana Clara
Chairman: Hugo Rodrigues
CEO: Renata Bokel
CCO: Dani Ribeiro
ECD: Alessandra Sadock
Diretora de Criação e Conteúdo: Karoline Canin
Criação: Alexandre Santos, Felipe Araujo, Pedro Henrique, Renato Botelho e Gabriel Morais
CSO: Agatha Kim
Planejamento: Mariana Coelho
Conteúdo: Gabriela Ferrisi
Diretor(a) de Negócios: Thiago Xavier
Atendimento: Mariana Corrales, Gabriela de Souza, Jackeline Belotti e Allan Carneiro
Chief Media Officer: André Scaciota
Mídia: Luccas Athayde, Wagner Dias, Amanda Santos e Pedro Carsten
Head de Dados: Vinicius Hamburgo
BI: Aline Rossi
Social Media: Gabriela Ferrissi.
Head de Produção Integrada: Gibinha Pires
Produção Integrada: Daniela Toda, Fernanda Pinheiros e Paulo Soares
Projetos: Matheus Monte e Lais Marques
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo
Leia mais notícias: