O Brasil enfrenta hoje um cenário preocupante: 1 em cada 7 jovens de 18 a 24 anos está desempregado (14,9%), mais que o dobro da média nacional. Além da falta de oportunidades, muitos estudantes enfrentam dificuldades na hora de escolher o curso certo, o que contribui para a evasão escolar. Pensando nisso, o Governo de Minas Gerais dá um passo inédito na educação brasileira com o lançamento do “Descobridor de Trilhas”, primeiro teste vocacional gamificado do mundo dentro do Roblox, plataforma que reúne milhões de jovens no metaverso.
A iniciativa integra o programa Trilhas de Futuro, criado há 6 anos para ampliar o acesso à formação técnica gratuita em todo o estado. Desde então, já beneficiou mais de 100 mil jovens mineiros, cobrindo não só o curso, mas também transporte e alimentação, gerando também resultados expressivos em empregabilidade. Criado pela agência Cálix, o projeto dentro do jogo Roblox faz com que a escolha profissional se transforme em uma experiência divertida, interativa e segura. O jovem tem a oportunidade de explorar diferentes carreiras, conversar com avatares de profissões e realizar missões que simulam situações de trabalho. Ao final, recebe sugestões de cursos técnicos adequados ao seu perfil. Para tornar a jornada ainda mais atrativa, cada participante também ganha skins temáticas que representam profissões.
“O grande salto é levar uma política pública para o mesmo espaço onde os jovens já estão”, conta Marcello Lopes, CEO da CLX, agência responsável pelo projeto. Já o diretor de criação, Marcus Valls, destaca: “Quando o jogo vira ferramenta de descoberta, a cultura gamer se conecta com a vocação de cada estudante”. Para o Secretário de Estado de Comunicação Social do Governo de Minas, Bernardo Assis, a inovação representa mais que comunicação: “Não basta falar com a juventude. É preciso criar experiências que transformem sua vida e preparem Minas para o futuro”.
Com veiculação nacional e regional, a campanha é composta por TV, internet, mídia exterior, redes sociais, streaming, cinema e rádio, e contou com produção de vídeo da Costa Alanis e Áudio da Sagaz Sound Design. Com o lançamento, Minas Gerais reforça seu protagonismo em inovação educacional e políticas públicas. Ao levar o programa para o ambiente digital onde os jovens já estão, o governo se aproxima ainda mais de sua realidade e oferece ferramentas concretas para que cada estudante possa “virar o jogo” contra o desemprego.
Ficha Técnica:
Agência: Cálix
Cliente: Governo de Minas Gerais
Campanha: “Trilhas de Futuro”
CEO/agência: Marcello Lopes
Direção de Criação: Marcus Valls
Redação: André Barreiros, João Amador e João Paulo Oliveira
Direção de Arte: Marcus Valls, Marco Gaspar e Rafael Arnoldo
Direção Geral de Atendimento: Ângelo Campos
Gerente de Atendimento: Tâmara Alves
Operações: Deisy Senna
Atendimento Agência: Tâmara Alves
Aprovação Governo de Minas: Bernardo Assis, Liliane Lima, Gabriel Brant, Lorena Cristina Aparecida dos Reis, André Henrique Marques da Silva, Lucia Saito, Felipe Moreira, Eric da Silva
Direção Geral de Mídia: Dailson Santos
Estratégia de Mídia: Renata Valadares, Marina Xavier, Ana Beatriz e Giovanna Cardoso
Gerente Geral de Produção/RTV e Produção Digital: Lucas Alencar
Produção gráfica: Letícia Paiva, Débora Américo, Cássia Russo e Ester Alves
Revisão: Bruna Torinelli
Estúdio: Júnior Martins e Marcus Carvalho
Produtora de vídeo: Costa Alanis Produções
Direção de cena: Luis Barbosa
Fotografia: Luis Barbosa
Coord. de Produção: Fernanda Verdi e Felipe Pereira
Montagem: Vagner Alanis
Finalização: Vagner Alanis
Color: Vagner Alanis e Pedro Queiroz
Produtora de áudio: Sagaz Sound Design
Direção Musical: Moisés Souto
Produção Musical: Moisés Souto
Sound Design, Mixagem e Finalização: Moisés Souto e Leonardo Almeida (Dado)
Atendimento: Amanda Serra
Coordenação de Produção: Amanda Serra
Leia mais notícias: