Antes de um professor entrar em sala de aula, muita coisa já aconteceu. Há deslocamentos, preparação de materiais, estudos e uma vida que continua quando o sinal toca. É essa parte da profissão, que normalmente fica fora do olhar do público, que a FTD Educação decidiu mostrar em sua campanha de Dia dos Professores, celebrado em 15 de Outubro.
Com o mote “Em cada professor, existe uma vida inteira de aprendizados”, a iniciativa acompanha três educadores que já compartilham suas rotinas nas redes sociais. Em vez de celebridades ou personagens criados para a publicidade, a marca escolheu Gean Sampaio, Clara França e Fernanda Dinis para mostrar como as experiências dentro e fora da escola também fazem parte da maneira como cada um ensina.
A campanha será veiculada durante outubro em mídia digital e nas redes sociais e procura evitar uma representação comum em torno da profissão, a do professor como herói.
“A escola aparece como parte da vida desses profissionais, não como cenário único, e a campanha evita de forma intencional qualquer viés de romantização ou heroísmo em torno da profissão”, conta Clayton Oliveira, diretor adjunto de marketing da FTD Educação, uma das principais empresas de soluções educacionais do país.
Três professores e diferentes realidades
Gean Sampaio divide a rotina entre uma escola privada, na educação infantil, e uma escola pública, nos ensinos fundamental e médio, em Londrina (PR). O professor ganhou repercussão nas redes sociais com conteúdos que misturam educação, inclusão, humor e situações do cotidiano. Atualmente, soma 1,2 milhão de seguidores no Instagram e 1,7 milhão no TikTok.
Clara França é professora da educação infantil na rede pública de Campos dos Goytacazes (RJ) e cresceu em uma família de educadores. Nas redes sociais, reúne 674 mil seguidores no Instagram e 765 mil no TikTok.
“Acho que tudo o que vivo fora da escola também influencia a professora que sou. Minha família, minha fé, meus estudos, minhas amizades e até os desafios da vida me ensinam a ter mais empatia e a olhar para cada criança de uma forma diferente”, diz Clara.
Já Fernanda Dinis, de 29 anos, trabalha em sala de aula há uma década e percorre diariamente cerca de 15 quilômetros entre a zona rural de Londrina, onde mora, e a cidade. Professora de Arte e Ciências, ela leva para as aulas uma mala de viagem com recursos lúdicos e reúne cerca de 35 mil seguidores nas redes sociais.
“Além da sala de aula, os estudos, as trocas de experiências e a produção de conteúdos pedagógicos fazem parte da minha rotina. Tudo isso amplia meus conhecimentos, transforma minha prática e reforça a ideia de que ser professora é estar em constante aprendizado”, afirma Fernanda.
Para além da sala de aula
Ao acompanhar profissionais que já compartilham suas rotinas nas redes sociais, a FTD procura mostrar diferentes dimensões da vida de quem ensina. O conceito parte da ideia de que o repertório levado para a escola também é construído por experiências, relações, estudos e desafios vividos fora dela.
“Todo professor carrega muito mais do que conteúdos para compartilhar em sala. Carrega histórias, referências, experiências, tentativas, erros, recomeços e tudo aquilo que também o transformou ao longo da vida. Neste Dia dos Professores, a FTD convida as pessoas a enxergarem o professor para além da aula: como alguém que também continua aprendendo, evoluindo e sendo transformado pela Educação todos os dias”, destaca Oliveira.
Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/anunciantes/