MarcasPeloMundo_branco

Festival MixBrasil e Dentsu Creative celebram a diversidade da comunidade LGBTQIA+

O Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, com o conceito "Toda Forma de Existir", começou nesta quart-feira, dia 9 de novembro.

O Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, com o conceito “Toda Forma de Existir”, começou nesta quart-feira, dia 9 de novembro, em vários pontos de São Paulo, tendo como um dos destaques uma ativação que une tecnologia, arte e design. A “Bandeira da Diversidade – Nossa existência, além das sete cores” é uma criação da Dentsu Creative assinada pelo artista Caio Barrocal. A agência ainda assina o conceito de comunicação e filme da campanha de um dos maiores festivais de cultura da América Latina.

Desde que foi fundado, o Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade fala da existência da comunidade LGBTQIA+ na música, literatura, arte, tecnologia, cinema, etc. Em sua 30ª edição, junto com a Dentsu Creative, o Festival aborda uma discussão que só ele poderia levantar: a existência da diversidade dentro da comunidade. Para isso, a ativação criada recorre ao principal símbolo usado para representar existências: as bandeiras. A bandeira mais usada para representar as pessoas LGBTQIA+ é a do arco-íris, mas existem diversas outras que definem a comunidade em grupos separadas por Orientação Sexual, Condição Biológica e Identidade de Gênero. “Essas bandeiras são super importantes e cumprem muito bem o papel de representar a comunidade, mas quando olhamos para a individualidade de cada pessoa, vemos que muitas vezes, essas bandeiras poderiam se misturar”. Afirma Letícia Holanda, Criadora de Contexto e Fala da Dentsu Creative.

A “Bandeira da Diversidade” provoca uma reflexão sobre a diversidade dentro da comunidade, mostrando através deste importante símbolo de existência que as nuances da comunidade vão além das cores do arco-íris. Para Hannah Prado, Criadora de Visuais Conectados da Dentsu Creative, “para trazer essa reflexão, buscamos uma maneira de representar visualmente essa fluidez de identidade através desse projeto, onde Toda Forma de Existir é possível e sempre única. Partindo desse ponto de vista, criatividade e inovação e tecnologia nos ajudaram a trazer um novo olhar sobre a individualidade e sua representação. Dessa forma cada pessoa consegue criar e compartilhar sua própria bandeira, onde nenhuma combinação gerada será igual a outra.”

Como símbolo de seus 30 anos, o Festival MixBrasill criou uma bandeira inteligente que
funciona como uma intersecção de todas as bandeiras, abraçando e unindo de uma forma inédita todas as cores que representam orientação sexual, identidade de gênero, condição biológica, valores e etnia de cada pessoa. Cada pessoa poderá selecionar uma sequência de opções que definem sua individualidade. O resultado é uma bandeira única, fluída e sempre diferente. Além disso, no final da experiência o Festival incentiva o compartilhamento dos vídeos gerados na ativação, para levar essa reflexão ainda mais longe.

“Para representar a diversidade de cada existência, vimos que era preciso olhar para a individualidade da comunidade, unir essas bandeiras e criar um novo símbolo. Algo fluido e que abraça mais espectros de diversidade, adicionando também importantes nuances dessas pessoas como por exemplo sua etnia. Através desse ponto de vista, a tecnologia e a inovação nos ajudaram a trazer um novo olhar sobre a identidade e a diversidade da comunidade LGBTQIA+”. Diz, Danilo Janjacomo CCO da Dentsu Creative. O público poderá criar sua bandeira pelo site mobile do festival ou pelos totens digitais espalhados pelos locais onde haverá programação.

A campanha oficial desta edição do Festival MixBrasil segue falando sobre a existência, assim como a ativação das bandeiras. Com o título “Toda Forma de Existir”, o filme de pouco mais de um minuto fala sobre a existência LGBTQIA+ através de um mantra interpretado por nomes que representam a diversidade da comunidade, como Raque, Tchaka, Dani, Ronaldo e Flow. “A comunidade LGBTQIA+ existe e ponto. Não é mais sobre reivindicar espaços, é sobre ocupar um lugar que é dela por direito. Seja nos palcos, nas telas, na literatura ou na tecnologia, não existe mais espaço para o não”, diz Danilo Janjacomo, CCO da Dentsu Creative. Para Alberto Lopes, sócio e produtor executivo da Vetor Zero, produtora responsável pela campanha, o Mix Brasil é “o mais importante evento cultural LGBTQIA+ do mundo e um forte veículo motor de reflexões e movimentos dentro e fora da comunidade”, afirma.

Ficha Técnica:

Agência: Dentsu

Cliente: Mix Brasil

VP de criação: Danilo Janjacomo

Dupla Criativa: Leticia Holanda e Hannah Prado

Produção: Juliana D’Antino, Felipe Afonso e Luis Carvalho

VP de atendimento: Bruno Panico

Atendimento: Marcella Sousa e Gabriela Moraes

VP de estratégia: Aloisio Pinto

Planejamento: Julio Francischetto

Head de Design de Conversas: Vinicius Chagas

Arquiteto de Ideias: Alcides D’Lima

Criativas de Mídias Sociais: Larissa Santos

Tecnologia: Pedro Gravena

Aprovadores: Andre Fischer e Josi Geller

Produtora: Vetor

Direção: Olga

Direção de Fotografia: Olga

Direção Executiva: Alberto Lopes

Produção Executiva: Francisco Puech, Fernando Carvalho, Marcelo Jacob

Assistente de Direção: Monique Hortolani

Direção de Atendimento: Márcia Guimarães

Atendimento: Raphael Stanzani

Cenotécnico: Vanderlei Leonarchik

Figurinista: André Licarião Braune

Maquiadora: Heloisa Maria Donzelli

Direção de pós: Fabio Acorsi

Montagem: Lucas Barreto

Motion: Maurício Reis, Marccos Chaves, Felipe Silva

Cor: Clandestino

Finalização: Karen de Moura

Coordenação de Pós-produção: Clara Morelli e Tatiana Caparelli

Coordenação de equipe: Rosangela Gomes, Cristiane Santos e Bruna Boretto

Cópias: Fabio Augusto, Isabela Balbo, Marco Tavares

Produtora de Áudio: LOUD +

Direção Musical: Gustavo Garbato

Produção: Felipe Kim, Fabio Smeili, Bernardo Massot, Helton Oliveira, Henrique Guimarães, Hugo Mariutti, Yuri Chix, Rafael Kabelo e Rodrigo Scarcello.

Finalização: André Giannini, Eduardo Barbosa, Luca Fasano, Pedro Cortez, Pedro Montessanti e Ricardo Bertran

Atendimento: Lu Fernandes, Karina Amabile, Priscila Miranda

Produção Executiva: Maia Feres

Coordenação: Ingrid Mabelle, Leticia Nunes, Izabel Sanches, Lara Fratucelli, Rafael Silvestrini

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/isobar-elabora-campanha-da-29a-edicao-do-mix-festival/

https://marcaspelomundo.com.br/