Enterogermina desafia a física e o senso comum com a inusitada “Torrada Anti-Lei de Murphy”

Enterogermina desafia a física e o senso comum com a inusitada "Torrada Anti-Lei de Murphy"
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

A Enterogermina, marca referência em probióticos e integrante da Opella – divisão de Consumer Healthcare da Sanofi –, decidiu transformar ciência, humor e saúde intestinal em uma única campanha. O resultado? A criação da “Torrada Anti-Lei de Murphy”, uma provocação bem-humorada a um dos ditados mais populares do cotidiano: se algo pode dar errado, dará.

Partindo da máxima de que toda torrada inevitavelmente cai com a manteiga para baixo, a marca foi além e resolveu questionar outro hábito enraizado: comer alimentos que caem no chão “só por cinco segundos”. Para isso, convocou especialistas de peso para desenvolver um experimento científico com gosto de entretenimento.

O físico britânico Robert Matthews, ganhador do Prêmio Ig Nobel em 1996 por estudar o fenômeno da queda da torrada, foi chamado para colaborar com o projeto. Sua missão? Desenvolver, com base em sua própria teoria, uma torrada que contrariasse a estatística e caísse com o lado da manteiga para cima.

Ao lado de Matthews, o renomado chef Nuño García – que coleciona 12 estrelas Michelin – trouxe sua expertise gastronômica para criar o protótipo da torrada perfeita. E o resultado surpreendeu: no experimento, o novo modelo caiu com a manteiga virada para cima em 75% das vezes, subvertendo a taxa anterior, que indicava 63% de quedas com a parte amanteigada no chão.

Mas a campanha não é só uma brincadeira com a física. Ao cutucar a regra dos cinco segundos, Enterogermina levanta uma reflexão importante: o risco real por trás de consumir alimentos que tocaram o chão. Mesmo superfícies aparentemente limpas podem abrigar microrganismos que contaminam os alimentos instantaneamente, representando perigo para a saúde intestinal.

“Ao questionar uma crença popular como a regra dos 5 segundos ou as chances de a torrada cair com a manteiga para cima, queremos despertar curiosidade e promover discussões sobre saúde intestinal de uma forma leve”, afirma Eduardo Magalhães, CMO da Opella Brasil.

A microbiota, formada por trilhões de microrganismos benéficos, é vital para funções como digestão e imunidade. Quando exposta a bactérias patogênicas – como as que podem estar no chão – ela pode se desequilibrar, gerando desde desconfortos até problemas mais sérios, como diarreia e inflamações.

A campanha, desenvolvida pela agência MRM Espanha, ganhou um curta-documental que mostra os bastidores do projeto – desde as pesquisas com Matthews até os testes na cozinha de Nuño García. O filme também conta com a participação do microbiologista Simon Baines, que aprofunda a discussão sobre os riscos por trás da famosa “regra dos 5 segundos”.

“Obrigado a toda a equipe da Opella e da Enterogermina por apoiar um projeto tão ousado e corajoso. Esta iniciativa adota uma abordagem realmente diferente para iniciar uma conversa sobre saúde intestinal. O resultado é um conteúdo único que prende sua atenção desde o primeiro segundo, combinando puro entretenimento com educação.” diz Félix del Valle, CCO da MRM Espanha.

No Brasil, a campanha ganhou força com uma estratégia de mídia 360°, liderada pela WMcCANN, incluindo a exibição do documentário no Discovery Channel. A amplificação digital ficou por conta da Spark, com uma rede de influenciadores, e da Monks, responsável pela estratégia de engajamento nas redes sociais.

Assista ao filme:

Leia outras notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/categorias/anunciantes/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp