MarcasPeloMundo_branco

Danone lança Centro Internacional de Pesquisa e Inovação para acelerar estudos sobre o Futuro da Nutrição

A Danone inaugurou hoje, na presença da primeira-ministra da França, novo Centro de Pesquisa e Inovação da Danone no campus Paris-Saclay.

A Danone inaugurou hoje, dia 7 de fevereiro, na presença da primeira-ministra da França, Elisabeth Borne, o novo Centro de Pesquisa e Inovação da Danone no campus Paris-Saclay. Fiel à missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, a companhia dedicará o novo espaço ao desenvolvimento dos produtos do futuro dentro de seu ecossistema. Na inauguração, a Danone apresentou um novo produto desenvolvido exclusivamente para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, chamado HiPRO Expert.

O centro de pesquisa será dedicado ao desenvolvimento e à inovação nas categorias de “laticínios frescos e produtos à base de plantas” e “água mineral natural” da Danone, contando com laboratórios de pesquisa de ponta e instalações piloto para inovação e produção limitada de protótipos específicos. O local atualmente emprega mais de 550 pessoas, incluindo pesquisadores altamente qualificados em ciências da vida, fermentação e microbiota intestinal, nutrição e saúde, além de especialistas em experiência do consumidor, ciências sociais, design de produto, embalagens e produção em escala de piloto. Para dar suporte à transformação do negócio de pesquisa de alimentos e acelerar a inovação, a Danone anunciou a criação desse novo centro de pesquisa em 2021, referência em inovação e enquadrado nos mais elevados padrões ambientais.

Como parceira oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, a Danone pretende contribuir com seu conhecimento sobre nutrição equilibrada para todas as idades, com laticínios e produtos à base de plantas. Com os Jogos de Paris em 2024 se aproximando, a Danone está comprometida com uma sociedade mais saudável por meio de uma dupla de sucesso: comida e esportes. É dentro dessa estrutura e com a colaboração e expertise do novo centro de pesquisas que a Danone apresenta hoje o design de seu novo iogurte HiPRO, uma receita original que pesquisadores do centro desenvolveram em colaboração com atletas.

A receita foi feita especialmente para atletas. O iogurte é rico em proteínas, fonte de vitaminas e minerais, com a mesma textura e sabor intenso que os consumidores adoram. Com essa inovação, a Danone reafirma seu compromisso com os Jogos de Paris 2024, em sua ambição de oferecer laticínios e produtos à base de plantas adaptados para atletas, além de promover práticas esportivas e melhora nutricional.

Antoine de Saint-Affrique, CEO da Danone, afirma: “A Danone é uma empresa única: única em suas raízes, ancorada em um projeto duplo de empreendedorismo e sustentabilidade; única em sua missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível; única em sua capacidade de inovar e se reinventar, mas acima de tudo única por causa da paixão dos colaboradores da Danone, que carregam e personificam essa missão a cada dia e encarnam o ‘projeto duplo’ diariamente. Guiado por esse espírito pioneiro, nosso plano estratégico ‘Renew Danone’ coloca a ciência e a tecnologia de volta ao coração da inovação, tornando-os importantes propulsores do crescimento da companhia. Servir melhor aos consumidores e pacientes cada vez mais diversificados e de forma mais sustentável e inovadora é um desafio que exige, mais do que nunca, ciência e pesquisa para encontrar soluções.”

“Nossa prioridade é permitir que os consumidores façam escolhas alimentares adequadas enquanto inovamos para atender às necessidades associadas ao bem-estar físico e mental. Isso é atingido principalmente pelo nosso portfólio diversificado de produtos, que endereça diversas necessidades nutricionais sem comprometer o sabor ou a qualidade. Nossa ambição para esse centro é continuar honrando nossa missão, permanecendo um passo à frente das tendências que vão definir a comida do amanhã”, acrescenta Isabelle Esser, Vice-Presidente Executiva de Pesquisa, Inovação, Qualidade e Segurança Alimentar da Danone.

Em linha com a visão “One Planet. One Health” da Danone, esse local contemplado com o selo B Corp também foi concebido para limitar seu impacto ambiental. O centro tem estruturas em madeira, painéis fotovoltaicos, resfriamento e aquecimento geotérmico e sistema de recuperação de água. Essas diversas iniciativas permitiram que o edifício se tornasse o primeiro centro de pesquisa a receber o selo de baixo carbono na Europa.

O prédio é projetado sobre cinco pisos (térreo+4) em volta de um enorme átrio central, chamado Plaza. São 900 metros quadrados e pé-direito de quase 10 metros, idealizado como uma praça de cidade pequena para promover encontros entre colaboradores da Danone e estimular a realização de eventos. O primeiro piso oferece uma ampla visão transparente do interior do edifício e de suas atividades, conforme pedido da agência de planejamento público de Paris-Saclay. O piso tem recepção e terraços e é banhado pela luz natural. Ali também fica o Danone Café, aberto ao público, e um espaço de 500 metros quadrados para “testes” com consumidores voluntários.

O segundo andar abriga os espaços de projeto e laboratórios de criação de alimentos (Food Lab), com vista para os 3.500 metros quadrados de espaços piloto. Os últimos três andares têm escritórios, coworking, salas de reunião, laboratórios de prototipagem e pesquisa em química, físico-química, biologia molecular e análise espectroscópica. Os estudos do Centro Internacional de Pesquisa e Inovação Daniel Carasso em Paris-Saclay serão voltados para cinco áreas principais:

– Consumidores e pacientes: continuar fornecendo soluções inovadoras que atendam às necessidades e aos usos ao longo de toda a vida;

– Portfólio de produtos focado em saúde e sabor: promover uma dieta variada, saborosa e de alta qualidade para pessoas de todas as idades;

– Ciência e tecnologia: trabalho com acadêmicos, parceiros e startups para avançar pesquisas sobre nutrição, hidratação, imunidade, microbiota, fermentação e proteína animal e vegetal;

– Embalagens do amanhã: desenvolver embalagens adequadas que garantam a segurança do alimento e enderecem os grandes desafios ambientais do nosso setor;

– Digital e dados: coletar mais dados e analisá-los com mais eficiência para desenvolver serviços numéricos como aplicativos, além de melhorar constantemente a rastreabilidade, desde a elaboração de um produto até sua fabricação, permanecendo na vanguarda tecnológica.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/danone-oferece-programa-de-capacitacao-gratuito-a-farmaceuticos-e-balconistas/

https://marcaspelomundo.com.br/