Comunicação se torna pilar estratégico na nova fase da Sabesp

Sabesp inicia nova fase de comunicação, após assumir a responsabilidade de antecipar a universalização do saneamento em São Paulo até 2029.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

A Sabesp inicia uma nova fase em sua comunicação, após assumir a responsabilidade de antecipar a universalização do saneamento em São Paulo até 2029. A companhia passa agora por uma grande reformulação na forma como se apresenta e conversa com a sociedade, sobretudo com os seus mais de 28 milhões de clientes.

A comunicação deixa de ser auxiliar para se tornar parte central da estratégia de gestão e imagem pública da companhia. A nova fase está sendo planejada e construída a partir de uma ampla pesquisa coordenada pela Quaest, que ouviu mais de quatro mil paulistas em diversas regiões do estado. A escuta identificou o que os cidadãos pensam, sentem e esperam da empresa responsável por um serviço tão essencial como o abastecimento de água e o tratamento de esgoto. O diagnóstico foi claro: não basta entregar obras. É preciso explicar, prestar contas, tornar-se compreensível, confiável e próxima. E é a partir dessa leitura que nasce a reconfiguração da identidade da Sabesp.

O reposicionamento e estratégico é orquestrado pela N.ideias, consultoria de Nizan Guanaes, que integra um ecossistema de parceiros ao lado da Artplan e da Agência Asia. Juntas, essas agências atuam em frentes complementares: digital, imprensa e institucional. O objetivo é unificar o discurso e traduzir tecnicamente os avanços da empresa para uma linguagem acessível e humanizada, que dialogue com públicos diversos e responda às exigências de um cenário cada vez mais atento à coerência entre discurso e prática.

Samanta Souza, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Companhia, vê essa nova abordagem como indispensável para o sucesso da nova fase da Sabesp. “O investimento que estamos fazendo em comunicação é, na verdade, um investimento em confiança. Precisamos mostrar que a empresa mudou, que tem metas claras e que está cumprindo o que prometeu”, afirma. Para ela, a credibilidade da Sabesp precisa ser construída não apenas em função de resultados técnicos, mas também por meio de um vínculo mais transparente com a população. “A comunicação não é um acessório. Ela é um instrumento de gestão. É a ponte entre o que fazemos e o que as pessoas entendem sobre o que fazemos”, reforça.

Essa postura se refletirá em ações práticas como uma nova campanha institucional, mas também já está presente em projetos já em andamento como o novo portal de transparência, previsto para ser lançado ainda neste ano, onde a população poderá acompanhar de forma simples e contínua o avanço das metas assumidas pela empresa após a desestatização. Mais do que prestar contas, a plataforma pretende criar uma cultura de acompanhamento cidadão, permitindo que a sociedade monitore a entrega de obras e a aplicação de recursos. “Com mais de R$ 70 bilhões em investimentos planejados até 2029, a Sabesp quer deixar claro como cada real investido se traduz em saúde, desenvolvimento regional e proteção ambiental. Mas, para isso, a narrativa precisa alcançar quem está do outro lado”, finaliza Samanta.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/sos-mata-atlantica-e-heineken-estimulam-projetos-para-a-despoluicao-do-rio-pinheiros/

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp