Como a Forma Turismo transformou um sonho em marca sinônimo das viagens de formatura no Brasil

Como a Forma Turismo transformou um sonho em marca sinônimo das viagens de formatura no Brasil. Entrevista com Eduardo Costa, CEO
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

Diretamente de Porto Seguro, um dos destinos mais emblemáticos para estudantes do país, a história da Forma Turismo se confunde com a própria trajetória de seu fundador, Renato Costa. O executivo, hoje CEO da maior operadora de viagens de formatura do Brasil, começou sua jornada em 1993, de maneira despretensiosa, como bolsista em uma escola na Mooca, em São Paulo. Na época, aceitou ajudar o professor de geografia a organizar uma viagem de formatura com a promessa de que, se conseguisse encher o ônibus, teria a oportunidade de viajar de graça. O destino era a Bahia e, mesmo em condições simples, aquela experiência marcou profundamente sua vida.

O que parecia apenas um episódio pontual acabou se transformando em um modelo de negócio. Nos anos seguintes, Renato repetiu a experiência, organizando viagens cada vez maiores, até decidir criar uma agência totalmente dedicada a formaturas. Assim, em 1997, nasceu a primeira versão da Forma Turismo, que rapidamente cresceu e se tornou referência em um nicho até então pouco explorado.

Acompanhe entrevista com Renato Costa – CEO da Forma Turismo

 

Porto Seguro: o destino que celebra a juventude

Mais de duas décadas depois, a cena em Porto Seguro revela a dimensão que o projeto alcançou. Durante o mês de julho, auge da temporada de formaturas, quatro em cada dez voos que pousam na cidade são fretados pela empresa. São milhares de adolescentes vindos de diferentes regiões do Brasil que encontram uma estrutura pensada exclusivamente para proporcionar experiências inesquecíveis.

 

Logo ao desembarcar, os estudantes já percebem a atmosfera criada pela Forma. Já no aeroporto, os recebem orientações em um espaço especial da empresa. Hotéis e beach clubs exclusivos, arenas inspiradas nos maiores festivais de música do Brasil e mais de 90 shows ao longo de 35 dias de temporada transformam o destino em um verdadeiro festival estudantil.

A operação é grandiosa. Cerca de 4.500 jovens circulam diariamente pelos eventos organizados pela Forma Turismo, totalizando mais de 30 mil participantes em apenas um mês. A programação inclui shows de artistas de destaque nacional, DJs e MCs, além de atrações típicas de grandes festivais, como roda-gigante, montanha-russa e ativações de marcas parceiras.

Conexão com a Geração Z e ativações de marcas

A empresa entendeu, ao longo do tempo, que a viagem de formatura vai além do lazer. É também um espaço de consumo e de construção de vínculos. Para se manter próxima das novas gerações, a Forma criou um conselho que se reúne periodicamente para compartilhar tendências e hábitos de consumo da Geração Z. Além disso, conduz pesquisas anuais para compreender os anseios desse público, que muda de forma rápida e constante.

Essa conexão abriu espaço para marcas que buscam se relacionar diretamente com adolescentes em um momento marcante da vida. A arena e os beach clubs da Forma recebem ativações de empresas de diferentes segmentos, criando experiências conjuntas que potencializam o impacto da viagem. Marcas como Fini, Três Corações e Anglo marcaram presença em ativações neste ano de 2025.

Ativação de Fini

Marketing e posicionamento de marca

Desde o início, a empresa optou por internalizar suas operações de marketing, criando um robusto departamento responsável por mídia, audiovisual, e-commerce e tecnologia. Essa estratégia garantiu maior controle sobre o discurso e a construção da marca, que hoje é sinônimo de viagem de formatura no Brasil.

Esse posicionamento não aconteceu por acaso. Renato Costa sempre sonhou que a Forma fosse reconhecida como sinônimo de uma categoria. Assim como marcas que se tornaram referência em seus segmentos — como Band-Aid, Cotonete ou Gillette —, a Forma alcançou a identificação imediata com a experiência que oferece. Hoje, quando se fala em viagem de formatura, a associação ao nome da empresa comprova que esse objetivo foi conquistado.

Mais do que organizar viagens, a empresa constrói experiências que ficam registradas como um dos capítulos mais marcantes da adolescência. Para muitos, a viagem de formatura representa o primeiro grande momento de autonomia, diversão e convivência em grupo fora da rotina escolar. Para a Forma, cada detalhe é planejado para que essa memória seja, de fato, “a melhor viagem da vida”.

Palco principal

Diversificação e novos projetos

Embora Porto Seguro seja o grande palco da Forma Turismo, a empresa está expandindo suas atividades para além das viagens de formatura. O grupo também atua em excursões pedagógicas, atendendo escolas que buscam alternativas para ensinar fora da sala de aula. Nesse contexto, surgiu um dos projetos promissores da companhia: o Parque do Sítio do Picapau Amarelo.

Localizado em Atibaia, próximo a São Paulo, o parque, totalmente voltado para o conceito de edutainment (aprender brincando), resgata personagens e histórias clássicas da literatura infantil brasileira.

Para atender escolas de outras regiões, o projeto já conta com um hotel próprio, com mais de 120 apartamentos e planos de expansão. Assim, o complexo deve oferecer tanto opções de day use para instituições próximas, quanto estadias mais longas para grupos vindos de outros estados.

Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/anunciantes/

* A jornalista Elisangela Peres viajou a Porto Seguro a convite da Forma Turismo.

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
CAVE produz novo videoclipe das Patroas.

CAVE produz novo videoclipe das Patroas

As artistas Marília Mendonça e Maiara & Maraisa acabam de lançar o videoclipe da música de “Esqueça-me Se For Capaz”, do recém-lançado álbum “Patroas 35%” – pela Som Livre. O clipe produzido pela CAVE tem direção de Belle