Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Flora une tradição e inovação para renovar marcas icônicas

Cíntia Fuchs, diretora de P&D da Flora, revela como inovação e lançamentos fortalecem o portfólio de Home Care e Personal Care da empresa.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

A Flora Cosméticos e Limpeza tem reforçado sua posição no mercado brasileiro com um modelo de negócios sustentado pela inovação. Com mais de 40 anos de trajetória e um portfólio diversificado que abrange categorias de Home Care e Personal Care, a companhia vem transformando seu centro de pesquisa e desenvolvimento em um motor de crescimento.

Instalado em um edifício em São Bernardo do Campo, região do ABC de São Paulo, o Centro de P&D ocupa quatro andares, quase 800 metros quadrados, e reúne uma equipe técnica especializada, equipada com tecnologias para o desenvolvimento de novos produtos. É nesse espaço que nascem as soluções aplicadas às principais marcas da companhia, como Minuano, Francis, Neutrox, OX, Karina e Kolene.

A Flora mantém um centro de pesquisa que estabelece conexões com diversos fornecedores, centros de inovação de outras áreas e universidades. Essas parcerias trazem e incorporam novas tecnologias que são aplicadas no desenvolvimento dos produtos da companhia. Paralelamente, em conjunto com as equipes de negócios e marketing, são realizadas pesquisas constantes com os consumidores.

Como todos os produtos são desenvolvidos para atender às necessidades dos clientes, a empresa busca identificar demandas não atendidas ou mal atendidas no mercado. Dessa forma, consegue alinhar o produto certo às expectativas do público, aumentando as chances de sucesso.

O processo de inovação inclui reuniões conhecidas como Innovation Days, realizadas para estruturar e atualizar o pipeline de projetos. Esse pipeline segue um ciclo de 36 meses, sendo constantemente renovado e alimentado. A taxa de inovação da Flora gira em torno de 20% ao ano, o que representa quase 300 SKUs lançados ou renovados anualmente em diferentes categorias. Esse modelo de trabalho tem impulsionado de forma consistente o crescimento da companhia.

Entre os destaques do portfólio está a Minuano, marca de origem da Flora e referência em produtos de limpeza, que completa quatro décadas de história em 2026. Outra frente estratégica são as marcas de cuidados pessoais, como Francis e Neutrox, que se consolidaram no mercado após aquisições e reforçam a presença da companhia em segmentos de grande relevância.

Recentemente, a Flora também expandiu sua linha de produtos para cuidados com roupas, com a marca ASSIM, ampliando a categoria de tira-manchas com novas versões em pó, líquido e refil, acompanhando a demanda dos consumidores por mais praticidade no dia a dia.

A Flora trabalha com janelas de lançamentos ao longo do ano. A última de 2025 se encerra entre setembro e outubro, concluindo essa etapa de novidades. A partir desse período, a companhia já inicia a preparação para a próxima fase, prevista para começar no primeiro trimestre de 2026.

No ano vigente, foram realizados quase 40 projetos de lançamentos em diversas categorias. Para 2026, o planejamento prevê um volume semelhante, estimado entre 40 e 48 lançamentos.

Entrevista com Cintia Fuchs – Diretora de P&D da Flora. Assista!

 

Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/anunciantes/

 

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
Rafael Gil vê criatividade humana ganhar força em Cannes Lions

Rafael Gil vê criatividade humana ganhar força no Cannes Lions 2026

Presidir um júri no Cannes Lions é uma experiência reservada a poucos profissionais da indústria criativa mundial. Em 2026, Rafael Gil, CCO da Artplan e do Grupo Dreamers, assumiu pela primeira vez essa responsabilidade ao comandar os trabalhos da categoria Industry Craft. A missão colocou o brasileiro no centro das

Maturatta coloca Ronaldinho Gaúcho para jogar altinha em OOH

Maturatta coloca Ronaldinho Gaúcho para jogar altinha em OOH

Esperar o ônibus pode render mais do que alguns minutos olhando o celular. Em São Paulo, quem passa por um ponto da Avenida Paulista agora pode desafiar Ronaldinho Gaúcho para uma partida de altinha sem precisar tocar em uma bola de verdade. A experiência faz parte da ativação “Altinha com

A Copa do Muno na era da IA generativa. Por André Popoutchi, CEO e sócio da GAIA

A primeira Copa do Mundo da era da IA generativa

A Copa do Mundo de 2026 é o primeiro Mundial realizado em um cenário em que a inteligência artificial generativa já faz parte da rotina das áreas de marketing. Isso pode parecer um detalhe tecnológico, mas representa uma mudança significativa na forma como as marcas planejam, produzem e distribuem comunicação

McDonald’s coloca Brabo SmokeHouse no cardápio

McDonald’s coloca Brabo SmokeHouse no cardápio

O McDonald’s volta a movimentar seu cardápio premium com a chegada do Brabo SmokeHouse, novidade que passa a integrar a família Brabos ao lado das versões de carne e frango. A estreia vem acompanhada de uma campanha nacional criada pela GALERIA.ag, que explora a reação inesperada de quem experimenta o