MarcasPeloMundo_branco

CASACOR apresenta campanha 2023 nomeada “Corpo & Morada”

A CASACOR, mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores, começa o ano de 2023 cheia de novidades.

A CASACOR começa o ano de 2023 cheia de novidades. Uma delas é a parceria inédita com a Agência Sharp, que assume a comunicação da marca e, ao lado do time de curadoria, é responsável pela criação e execução do tema para este ano: “Corpo & Morada.”

A Sharp foi escolhida pela CASACOR, por ser um hub de inteligência cultural que une metodologias para construir soluções criativas, facilitando o diálogo entre marcas, culturas e suas comunidades, acreditando no poder da vivência, da pesquisa e da colaboração para desenhar projetos de relevância e impacto, sempre atrelados aos objetivos de negócio.

Assim, começaram a nascer o tema e a campanha da CASACOR 2023, que traz um conjunto de macrotendências de comportamento, que impactam o estilo de vida contemporâneo e foram mapeadas pelos curadores de CASACOR, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cristina Ferraz, que entendem que o cenário de incertezas persiste. O mapeamento de tendências teve acurada leitura da Agência Sharp, que traduziu o estudo em imagens, tendo como resultado uma campanha de fotos impactantes, que serão a guia da marca e estarão estampadas em todas as 20 praças nacionais, 4 internacionais e para a icônica mostra de São Paulo.

O processo criativo baseou-se em 4 macro pilares: a casa como um lugar de subjetividade; a casa como um lugar maternal; a casa como um lugar de permanência e a casa como um lugar de conhecimento. “Pensamos de maneira ampla para criar um conceito que fosse além dos movimentos de mercado e também dialogasse com as pessoas e comunidades culturais que constroem e avançam os territórios da mostra, traduzindo a nova relação do ser humano com seu corpo e sua morada, sobre como a nossa casa é o nosso corpo e vice-versa”, revela Mariana Stabile, Founder e CEO da Sharp.

A partir desses pilares, foram idealizadas duas premissas para viver a casa: tratar a si mesmo como se trata a casa e tratar a casa como se trata o próprio corpo. “Mais que isso, “Corpo & Morada”’ é a materialização de duas coisas simultaneamente agregadas a partir da ideia de que sempre caminham juntas”, conta a estrategista e pesquisadora da Sharp, Gabriela Campos. Esse quadro faz com que os curadores da CASACOR e a Sharp, apoiados pelo Manifesto 2023, acreditem que a atenção, o afeto e o cuidado devem permear as nossas relações com o corpo, a mente, o outro, a casa, o consumo, a cidade e o planeta, propondo uma nova cartografia do afeto, baseada na ancestralidade, na tolerância, na diversidade e na empatia.

Na parte visual, a grande novidade é o uso de fotografias. Toda a campanha ilustra a simbiose entre corpo e casa. As imagens são repletas de detalhes de materialidade, texturas, luz e estrutura, elementos muito vistos nas fotografias de arquitetura, que junto com a frase, ‘é necessário que a fachada se transforme em pele’ – um dos motes do relatório de tendências CASACOR 2023 – norteou o que viria a seguir em matéria de design. “O objetivo foi criar uma experiência de casa que fosse o mais íntima possível.” revela Raphael Tepedino, Diretor Criativo a Sharp. “Fizemos um mergulho na pesquisa de tendências da CASACOR e usamos diversos insights do workshop feito pela agência para definirmos o caminho visual e o enunciado. Corpo & Morada foi pensado como uma combinação fluida da estrutura arquitetônica com a estrutura corporal. Imagens da casa, dos objetos e da arquitetura foram mescladas aos detalhes da arquitetura.” complementa o criativo.

“Nossa grande inspiração foi a comunicação de arte, para aguçar a curiosidade do público sobre o que ele irá ver na CASACOR desse ano. Para isso usamos imagens que não tivessem muito contraste entre si e se complementassem, borrando a barreira entre o que é o corpo e a casa, passando a ideia de que um é a extensão do outro”, explica João Veloso cocriador da campanha, que complementa: “Para os profissionais que vão participar desta edição, essa é uma oportunidade de oportunidade de trabalhar com mais subjetividade seus espaços”.

Além de Mariana Stabile (Founder e CEO), Gabriela Campos (Estrategista e Pesquisadora), Raphael Tepedino (Diretor Criativo) e João Veloso (Diretor Criativo), participaram da criação Fernanda Ricardo (Head de Operações e Projetos), Thais Francoski (Líder de Estratégia), Patricia Gianini (Líder de Projetos), Keila Ramalho (Gerente de Projetos) e Juliana Sacramento (Copywriter).

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/inovacao-e-tecnologia/lg-apresenta-inovacoes-da-categoria-de-audio-na-casacor-2022/

https://marcaspelomundo.com.br/