A ACT Promoção da Saúde e a Vital Strategies decidiram colocar a tributação de tabaco no debate público por meio de uma nova campanha, criada e produzida em parceria com a agência Moringa. A comunicação visa sensibilizar sobre o tema, aproveitando o momento da reforma tributária em discussão no Congresso Nacional como uma oportunidade única para assegurar que os cigarros tenham uma tributação adequada, com reajustes regulares e que considere todos os prejuízos causados pelo tabagismo.
Para Mariana Pinho, coordenadora do projeto de controle de tabaco da ACT, “É preciso retomar a política de tributação de tabaco, que já havia sido implementada com sucesso pelo Brasil entre 2011 e 2016, pois ela é a medida mais custo-efetiva para reduzir o tabagismo e assim promover a saúde da população”. As peças produzidas mostram a imagem de um cigarro como base para diferentes comparações. Entre elas, os custos do tabaco com os impostos insuficientes pagos pela indústria; os preços das frutas e alimentos saudáveis, que subiram mais do que o dos cigarros nos últimos anos; e também o valor de venda do produto, que é baixo no Brasil em relação a outros países.
A campanha conta com o site contadocigarro.org.br, peças de mídia digital e impressa, rádio, mídia aeroportuária e DOOH espalhados pelas ruas de Brasília. Também foi estabelecida uma parceria com o podcast Foro de Teresina para espalhar a mensagem da campanha. “Essa é uma importante ação de comunicação que traz luz ao descompasso entre os impostos pagos pelas empresas de cigarro e o altíssimo custo para toda a sociedade. Criamos uma campanha impactante para o tema, que precisa ser mais conhecido e discutido”, diz Rianni Bertoldo, CEO da Moringa.
Leia mais notícias: