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UNAIDS, FCB India e FCB Chicago lançam projeto para destacar direitos das crianças trans

UNAIDS, FCB India e FCB Chicago unem forças e lançam iniciativa que visa promover a conscientização sobre os direitos de crianças transgênero.

Nos preparativos para a celebração do Dia Internacional da Visibilidade Transgênero, em 31 de março, o UNAIDS, FCB India e a FCB Chicago decidiram unir forças e lançar “Unbox Me”, uma iniciativa que visa promover a conscientização sobre os direitos de crianças transgênero e permitir que elas parem de esconder suas identidades e abracem suas verdadeiras personalidades. Parte da campanha #SeeMeAsIAm, “Unbox Me” é o mais recente esforço colaborativo do UNAIDS e da FCB, uma parceria que também desenvolveu o trabalho “The Mirror”, de 2021.

A iniciativa explora, de maneira criativa, o tema dos segredos, buscando destacar os desafios das crianças transgênero, como o fato de serem forçadas a ficar “no armário” e o desconforto com seu gênero atribuído, muitas vezes desde os dois anos de idade. Swati Bhattacharya, Creative Chairperson da FCB Índia e criadora da campanha, afirmou o seguinte: “Na Índia, as crianças geralmente têm uma caixa que usam para guardar seus bens mais preciosos. No caso das crianças trans, entretanto, elas precisam esconder suas caixas de tesouro, pois alguns de seus bens mais preciosos não condizem com a norma de gênero que sociedade espera deles.”

Ela acrescentou: “‘Unbox Me’ mostra exatamente isso: cada caixa aberta revelava o verdadeiro ‘eu’ de alguém. Enviamos essas caixas para pessoas de destaque na comunidade, que as abriram em suas redes sociais e compartilharam seus sentimentos e pensamentos, à media que a realidade de inúmeras crianças com o espírito reprimido era revelada de forma tangível a todos.” Os vídeos fazem alusão aos populares vídeos de “unboxing”, nos quais as pessoas retiram da caixa produtos e brinquedos. Só que dessa vez o “unboxing” tem um significado muito mais profundo.

O UNAIDS e a FCB ressaltaram o fato de que as crianças trans não são diferentes de qualquer outra criança que adora criar esconderijos, e tudo o que seus pertences escondidos revelam sobre sua identidade, preferências e sonhos. Para crianças trans, o ato de esconder tesouros se torna uma maneira de ocultar sua identidade dos olhares de desaprovação. “Unbox Me” é um esforço para revelar simbolicamente seus segredos para o mundo e criar oportunidades de diálogo para inúmeras crianças transgênero, não apenas na Índia, mas em todo o mundo.

“Unbox Me” foi criado por uma parceria entre os escritórios da FCB na Índia e em Chicago e exemplifica como a FCB reúne talento e expertise de toda a sua rede global para criar trabalhos impactantes que tocam em assuntos universais. Ao falar sobre a campanha, Mahesh Mahalingam, Diretor de Comunicação e Apoio Global do UNAIDS, afirmou: “A diversidade de gênero não é um problema apenas para adultos, mas para pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Existem milhares de crianças em todo o mundo como as que enviaram suas caixas, e elas desejam expressar e reivindicar suas identidades. E não deveriam ter que esperar até se tornarem adultas, pois aí já é tarde demais. Como pais, professores, irmãos e irmãs, membros da comunidade, temos que reconhecer e incentivar as crianças pelo que elas realmente são. Cada um dos objetos das caixas é um pedido para ser ouvido, amado e reconhecido.”

“Unbox Me” se baseia em mensagens semelhantes às do trabalho realizado pelo UNAIDS e a FCB em sua parceria que já dura um ano. No Dia Internacional da Visibilidade Transgênero de 2021, eles lançaram “The Mirror”, um premiado filme escrito por Bhattacharya que apresenta um menino olhando no espelho e se vestindo de mulher; a campanha visava promover a conscientização sobre a identidade de gênero durante a infância. A iniciativa já contou com a participação de figuras importantes, como a cineasta indiana Zoya Akhtar e a popular jornalista de TV, Barkha Dutt, e continua obtendo o apoio da comunidade educacional. Professores de muitas escolas difundiram a mensagem em suas próprias comunidades de pais, alunos e mestres (como a escola Shri Ram, os colégios Millennium, a escola internacional Mussoorie e Vasant Valley, entre outros). Agora o projeto viajará para escolas de toda a Índia.

Um estudo do Indian Journal of Psychological Medicine indica que 31% das pessoas transgênero no país acabam cometendo suicídio e 50% delas já tentaram se suicidar pelo menos uma vez antes de completar 20 anos. Casos recentes de suicídio de estudantes que se identificaram como trans em Bareilly e Noida, em Uttar Pradesh, são indicadores claros de rejeição e abuso.

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